Logo
Imprimir esta página

Como está a sua saúde mental após quase 2 anos de pandemia?

Utilizar conhecimentos ajuda a enfrentar este longo período de pandemia

O período de 2020/ 2021 - com sua pandemia - certamente foi o mais difícil dos últimos tempos para muita gente. Como todo verdadeiro momento de crise, foi um teste à saúde mental e financeira individual. Não houve quem, pelo menos, em alguma fase não tenha se sentido inseguro, perdido, amedrontado, impotente... Em certo sentido, você pode estar pensando que este conteúdo chegou tarde, mas “nunca é tarde”, pois, infelizmente, a crise, a dor e o sofrimento fazem parte da vida humana e continuarão a existir pós-2021 (e seria ingênuo desejar ou achar que não).

Talvez a grande dificuldade em superar situações impactantes como essas esteja no fato de esperar que seres humanos com pouquíssimos anos de vida – 20, 30, 40, 50, 60... – saibam como lidar com um evento de magnitude tamanha, que precisaria de uma sabedoria acima da média que a maioria de nós precisaria da vida inteira para poder adquirir, digerir e interiorizar. É uma luta desigual, uma guerra injusta, uma batalha desproporcional. É um Golias contra um Davi.

Felizmente, como na batalha épica, Davi não está sozinho, mas acompanhado por algo que é maior que ele e o transcende, tanto em sabedoria, como em força e tempo de existência. A humanidade tem o seu repositório de sabedoria, de conhecimento, o seu tesouro de informação acumulado pelas centenas de anos. Assim, um ser humano sozinho jamais terá o entendimento suficiente para lidar com uma pandemia como a que ainda estamos vivendo, mas ele pode recorrer às fontes tradicionais, sapienciais e à história da humanidade (ou de seu povo, ciência, doutrina, religião, terapia alternativa ou no que acreditar), para nelas encontrar guiamento, direcionamento e a luz no fim do túnel.

Não é à toa que se estamos falando de um período com eventos que desafiaram a saúde mental das pessoas. Alguns dos que mais conseguiram manter a sua sanidade foram aqueles que justamente tinham uma fonte de sabedoria intelectual longínqua a que recorrer na hora da crise. Para alguns essa fonte foi a filosofia, para outros foi a história, para outros foi a sua vertente espiritual/ religiosa a que prefere.

No caso da Cabalá, se estamos falando de superar uma crise, estamos falando de conseguir utilizar os atributos da chamada ‘Sefirá de Nétsach’, traduzida literalmente como “vitória” (justamente por permitir que vençamos obstáculos, desafios e, especialmente, crises). Uma das características de Nétsach é conter estratégias para melhor lidar com a realidade. Assim, a genialidade e grande valor de cada um desses corpos de conhecimento (como a própria Cabalá) é fornecer ao indivíduo estratégias de lidar com a realidade que ele sozinho talvez jamais descobrisse (ou que levaria muitos anos de vida para descobrir), e uma vez dadas essas estratégias, não é que a crise magicamente desapareça de uma hora para outra, mas, certamente, superá-la e passar pelos momentos de turbilhão fica mais suportável e uma tarefa bem mais fácil de se realizar do que se poderia imaginar.

SOBRE O AUTOR

YAIR ALON

O rabino Yair Alon, de 35 anos, é um dos maiores expoentes da Cabalá, atualmente em nosso país. Nascido em Jerusalém (Israel), Alon formou-se em linguística e possui mestrado em Língua, Literatura e Cultura Hebraica pela Universidade de São Paulo.

Estudioso da Cabalá desde os 13 anos, teve acesso a centenas de livros cabalísticos e já dos 16 para os 17 anos montava seus primeiros grupos de estudo. Com o aprofundamento de seus estudos, passou a empregar seus conhecimentos em aulas, palestras, atendimento.

Com o passar do tempo, e atendendo a pedidos de seus alunos, começou a escrever livros sobre Cabalá e, até o momento, já possui diversas obras publicadas.

Além disso, Yair Alon se formou rabino para maior aprofundamento de seus estudos, seguindo a linha chassídica.

Dedica-se a traduzir e comentar textos cabalísticos clássicos para ajudar no desenvolvimento humano e espiritual, com este conhecimento milenar, o maior número de pessoas. Nessa área de atuação já traduziu livros do Rabi Shimon bar Iochai, Chaim Vital, Moshe Cordovero e Isaac Luria.

Pioneiro na Internet, Yair Alon é hoje uma das principais referências em Cabalá na rede. Em seu canal no Youtube produz conteúdo relevante diariamente com vídeos e lives.

É o tradutor na língua portuguesa da versão do Zohar diretamente do aramaico e hebraico. Este projeto já conta com oito tomos (“livros”) publicados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto