Logo
Imprimir esta página

A importância da atividade física para a saúde do coração

Coração + exercícios - HAS - Divulgação Coração + exercícios - HAS - Divulgação

O Cardiologista do HAS Clínica, Dr. Adriano Luiz Guerra, fala sobre os benefícios do exercício físico para a saúde cardíaca

A atividade física exerce fundamental importância na saúde em geral, contudo, é de especial relevância quando se trata da saúde cardíaca. Além de acarretar perda de massa gordurosa em substituição à massa muscular, melhora a elasticidade dos vasos sanguíneos, os níveis pressóricos, favorece a redução dos níveis do colesterol e assegura um melhor sincronismo do sistema elétrico, reduzindo a ocorrência de arritmias.

“Quando estamos nos exercitando, estimulamos o músculo cardíaco que, por sua vez, elabora a formação de uma rede mais ampla de vasos sobre o órgão e, consequentemente, melhora a circulação e a irrigação, proporcionando melhor desempenho da bomba cardíaca”, explica o Dr. Adriano Luiz Guerra, Cardiologista do HAS Clínica.

Nesse processo, há uma renovação fisiológica dos componentes das fibras musculares cardíacas, fortalecendo o trabalho do órgão. Além de proporcionar uma sensação de bem-estar, conforto e prazer, aumenta a sobrevida das pessoas perante as inúmeras comorbidades que, eventualmente, possam surgir com a idade.

Atividades aeróbicas são as mais adequadas para a saúde do coração. “Começar com alongamento muscular nas primeiras horas da manhã, assim como levantamento de pesos, seguido por caminhadas, corridas ou pedaladas, constituem em excelentes exercícios para o coração”, recomenda o cardiologista.

Porém, é importante ressaltar que existem algumas doenças cardíacas que exigem extremo cuidado quanto à prática de atividade física. Indivíduos que apresentem hipertensão arterial, diabetes, níveis elevados de colesterol, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, obesidade, osteoporose e sedentarismo exigem cautela na prática de exercícios. Tais pessoas devem fazer atividade física de maneira regrada e não abusiva, e com a devida orientação de um profissional da saúde.

“Vale lembrar que antes do início de qualquer atividade física, principalmente a partir da quarta ou quinta década de vida, é recomendável a consulta com o cardiologista, que prescreverá um check-up para atestar se o paciente está apto para a prática de esportes”, adverte o Dr. Guerra.

No mais, além dos exercícios físicos, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, controlar o estresse, a ansiedade, a depressão e adotar uma alimentação equilibrada também são dicas valiosas na manutenção da saúde cardíaca e da qualidade de vida.

HAS CLÍNICA*

*Visando ainda mais qualidade no atendimento aos seus pacientes, o Hospital Albert Sabin (HAS) anuncia que o Consulta Aqui passará a se chamar HAS Clínica.

O HAS Clínica* é um centro de especialidades orientado para a saúde integral: prevenção, atenção primária e promoção da saúde, visando garantir que o paciente assuma o protagonismo da sua qualidade de vida.

A clínica oferece mais de 20 especialidades médicas, com os melhores profissionais prontos para atender consultas de rotina, cirurgias e demais procedimentos necessários para cuidar da saúde dos seus pacientes com qualidade e excelência.

Cumprindo os mais rígidos protocolos de higienização e segurança, o HAS Clínica é totalmente integrado ao Hospital Albert Sabin, referência em saúde na Zona Oeste da capital paulista.

A transformação da unidade Consulta Aqui em um centro de especialidades com atendimento ambulatorial e sob a mesma administração da marca HAS é uma decisão estratégica que visa criar uma identidade única para o Hospital Albert Sabin e oferecer maior conforto e eficiência aos seus pacientes.

Além de integrar valor como um importante serviço na atenção integral da saúde de seus clientes, o HAS Clínica também adaptará suas instalações em sintonia com a arquitetura do hospital, tornando-a mais atrativa para os pacientes, seu corpo clínico e utilizando o que existe de mais moderno em equipamentos hospitalares na atualidade.

Os pacientes do HAS Clínica* encontrarão um centro médico humanizado, com retaguarda hospitalar completa e uma equipe multidisciplinar da mais alta qualificação para recebê-los com toda a tenção e cuidado.

Endereço:
Rua Barão de Jundiaí, 485 – Lapa - São Paulo – SP
Central de atendimento: (11) 3838 4669

Planos de saúde credenciados:
ACM SÃO PAULO*- APCEF- AXA ASSISTANCE- ALLIANZ- BRADESCO- CABESP- CAASP*-CAU – SP*- CET- CRECI*- CRUZ AZUL- CARE PLUS- FUNDAÇÃO CESP- GAMA- GEAP-INTERMÉDICA- LIFE EMPRESARIAL- MAPFRE ASSISTÊNCIA- MEDISERVICE- PORTO SEGURO- SAESP*- SANTAMÁLIA- SÃO CRISTÓVÃO- SBC SAÚDE-SEPACO- SIND. DAS BORRACHAS- SISTEMA TOTAL DE SAÚDE- SULAMÉRICA

*Associados destas entidades, possuem 10% de desconto nas consultas médicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto