Logo
Imprimir esta página

Consumo de cannabis medicinal cresceu 492% nos últimos dois anos, aponta BRCANN

Levantamento mostra crescimento de 492% no total de autorizações concedidas pela Anvisa.Total de pacientes pode chegar a 50 mil neste ano.

Levantamento da BRCann - Associação Brasileira das Indústrias de Canabinoides – com dados inéditos da Anvisa mostra que 25.999 pacientes foram autorizados pela agência a importar produtos de cannabis para uso medicinal nos últimos 12 meses. Um número 492% maior do que as 4.381 autorizações concedidas há dois anos, no mesmo período de tempo. Desde o início da pandemia, o total de novos pacientes que solicitaram o tratamento com canabidiol foi de 33.077 - quase o triplo do total de 12.653 pacientes dos cinco anos anteriores.

Considerando apenas o ano de 2021, entre os meses de janeiro e agosto, 19.145 pacientes pediram autorização para importar cannabis medicinal, um crescimento de 120% em relação às 8.712 autorizações do mesmo período do ano passado. Mantida a média de crescimento do período, a BRCANN projeta que os pacientes novos passarão de 33 mil em 2021 e o total de pessoas com autorização para importar produtos de cannabis para fins terapêuticos baterá pela primeira vez a marca histórica de 50 mil.

“É um momento muito especial para o mercado, que vai dobrar pelo terceiro ano consecutivo por uma série de motivos”, afirma o diretor-executivo da BRCANN, Tarso Araujo. “Os médicos estão mais informados sobre as indicações da cannabis medicinal, a demanda cresceu em função da pandemia, o total de empresas e sua capacidade de atendimentou cresceu, e a Anvisa simplificou o processo de autorização para que os pacientes não ficassem sem acesso.”

Atualmente, é possível adquirir dois produtos à base de canabinoides nas farmácias brasileiras, mas a importação ainda representa a quase totalidade do mercado nacional regulado. O procedimento para importação de produtos de cannabis para fins medicinais foi criado em janeiro de 2015 pela Anvisa, que ano passado desburocratizou o procedimento e ampliou para dois anos o prazo de validade das autorizações.

A demanda também foi impulsionada pela pandemia, já que o canabidiol tem sido cada vez mais prescrito para ansiedade e depressão, duas condições que se tornaram muito mais comuns durante os períodos de distanciamento social. Novas indicações são, inclusive, uma das explicações para o aumento da procura. “Em 2015, a cannabis medicinal era indicada basicamente para epilepsia refratária em crianças. Agora, há mais médicos prescrevendo para condições como dores crônicas, Parkinson, Alzheimer, ansiedade e outras condições que acometem adultos e idosos”, diz Araujo.

Venda em farmácias

Com preço médio de R$1495,00 o Mevatyl, por exemplo, registrou comercialização de 161 unidades entre janeiro e agosto de 2021, gerando faturamento de 240,8 mil reais. Já as 3 formulações do canabidiol da Prati-Donaduzzi responderam por 14.553 unidades vendidas no mesmo período, com faturamento de 11,5 milhões de reais e preço médio de R$898,00. As informações de mercado são do IQVIA, instituto que audita o varejo farmacêutico.

A venda nas farmácias tende a crescer nos próximos anos e se tornar o futuro do setor. De acordo com a BRCANN, há quase 20 pedidos de registro em análise na Anvisa. “Conforme a concorrência nas prateleiras de farmácia se acirrar, com mais produtos e preços mais acessíveis, os pacientes que hoje importam devem migrar para o varejo.”

Sobre a BRCANN

A BRCann é uma associacão de empresas especializadas no desenvolvimento, produção e distribuição de insumos e produtos à base de canabinoides para uso médico e veterinário no Brasil. Fundada em 2019, reúne 19 empresas do mercado brasileiro de canabinoides. Sua missão é ampliar o acesso a produtos canabinoides de uso terapêutico a partir do desenvolvimento de uma indústria comprometida com a ética e a saúde pública brasileira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto