Logo
Imprimir esta página

Pesquisa aponta melhora na vida sexual depois de cirurgia de prótese de quadril para quem sofre com dores

Pesquisa aponta melhora na vida sexual depois de cirurgia de prótese de quadril para quem sofre com dores

Estudo realizado em Nova York revelou que 90% dos pacientes com menos de 70 anos reportaram uma vida sexual mais ativa após procedimento

Dentre os problemas enfrentados por quem sofre com dores por artrose nos quadris e pouca gente se dá conta ou discute sobre isso, está a queda de frequência e a piora na qualidade da prática sexual. A questão afeta pacientes de diversas idades, de ambos os sexos, e tem no procedimento cirúrgico para colocação de prótese de quadril uma solução cada vez mais comum e com resultados animadores.

Pesquisa realizada com pacientes que passaram pela cirurgia de colocação prótese de quadril, apresentada em uma das reuniões anuais da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, apontou que 90% dos pacientes com menos de 70 anos tiveram uma melhora geral na função sexual após o procedimento. Outro estudo nos EUA, em 2017, descobriu que 44% dos pacientes que receberam a prótese relataram melhorias na satisfação e 27% apontaram aumento na frequência das relações sexuais. E as mulheres são as que mais se beneficiam na área sexual após o procedimento ortopédico.

Além de todos esses números, especialistas mundo afora são categóricos em afirmar que sexo, após a cirurgia de prótese do quadril, pode sim ser mais confortável e muito agradável. Para isso, basta que alguns cuidados sejam tomados. “A primeira regra geral é dar tempo ao tempo. Ou seja, garantir que você já esteja pronto para retomar a atividade sexual, sem o risco de lesões. Em geral, isso deve acontecer em torno de quatro a seis semanas após a cirurgia”, explica o ortopedista Marco Aurélio S. Neves.

O dr. Marco Aurélio é um dos maiores especialistas no país na técnica de colocação de prótese de quadril AMIS, ou por ‘Via Anterior’. Pelo método, onde o acesso para o procedimento é realizado pela frente, a musculatura da coxa é pouco, ou nada afetada, favorecendo a recuperação do paciente, que volta às atividades normais em um tempo bem menor.

Para o retorno à atividade sexual, o conselho do dr. Marco Aurélio é apelar para a regra geral nesses casos: “converse com o seu médico! Faça seus questionamentos, tire suas dúvidas e ganhe segurança nesse diálogo. Ele é a pessoa mais indicada para esclarecer as questões que podem surgir.” Outra dica valiosa no retorno ao sexo: “Tome cuidado com as posições. Como nos primeiros meses após a cirurgia o paciente deve evitar flexão extrema da articulação do quadril, algumas posições sexuais são mais recomendadas do que outras e é bom evitar ‘malabarismos’”, garante o ortopedista.

Algumas posições têm menos chances de risco e são mais confortáveis no período pós-operatório. Para os homens é seguro se posicionar no sexo tanto na parte superior quanto inferior. O importante mesmo é atentar-se para que suas pernas se mantenham abertas e com os dedos dos pés apontados para fora. “No caso de sexo em pé, lembre-se de estar bem apoiado. Se escolher ficar sentado, não flexione os quadris mais do que 90 graus”, disse o dr. Marco Aurélio.

Para as mulheres, a posição mais segura é a tradicional e popular “papai e mamãe”. Assim como para os homens, é importante que as pernas se mantenham abertas e com os dedos dos pés apontados para fora.

Tanto homens como mulheres podem fazer sexo com segurança apoiadas sobre o lado cirúrgico, desde que essa posição não cause dor. Deitada sobre o lado oposto ao procedimento, é preciso se certificar de que o lado cirúrgico esteja apoiado em almofadas ou cobertores para evitar torções e rotações internas. “A recomendação final é ir devagar e parar se sentir dor ou insegurança. Com o tempo, estas limitações tendem a diminuir e na maioria dos casos os pacientes têm vida sexual absolutamente normal”, garante o ortopedista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto