Logo
Imprimir esta página

Número de prematuros aumenta no Brasil e alerta para importância da intervenção precoce

Média de prematuridade no país atingiu 11,1% em 2020 e aumento pode estar ligado ao covid-19

O movimento “Novembro Roxo” tem como objetivo conscientizar e educar a população sobre a prematuridade e suas consequências para o desenvolvimento dos bebês que nascem antes do tempo.

Esse ano, a data é ainda mais importante frente ao aumento de partos prematuros, causados, principalmente, pela infecção das gestantes pelo covid-19.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade é classificada de acordo com a idade gestacional. Bebês prematuros são aqueles que nascem antes das 37 semanas de gestação.

Risco de atrasos no desenvolvimento

De acordo com a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, com mais de 30 anos de atuação na fisioterapia neurológica voltada para prematuros, os bebês pré-termo têm maior predisposição para apresentar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor.

“Uma das principais preocupações é que o parto prematuro interrompe as fases de desenvolvimento e crescimento cerebral, que ocorrem simultaneamente a outros processos durante a gravidez".

"Por isso, o cérebro de um prematuro tem mais probabilidade de apresentar anormalidades anatômicas que podem interferir no desenvolvimento psicomotor, bem como na cognição e até no comportamento”, diz Walkíria.

Tempo de internação

Outro fator que pode levar a déficit no desenvolvimento motor é o tempo de internação. “Lamentavelmente, no período de internação os bebês dormem bastante e muitos são privados do contato com a mãe. Esses dois aspectos comprometem e restringem os movimentos espontâneos do bebê, essenciais para o desenvolvimento neuropsicomotor”, explica a especialista.

Repercussões indiretas

Graças aos avanços da medicina neonatal e da neurologia, houve um aumento significativo nas taxas de sobrevivência, mesmo dos prematuros extremos. Por outro lado, as repercussões da prematuridade podem comprometer o desenvolvimento da criança.

“Dessa forma, todo prematuro precisa ser acompanhado de perto por uma equipe multidisciplinar para identificar o quanto antes déficits no desenvolvimento de forma global”, reforça Walkíria.

Intervenção precoce é fundamental

A intervenção precoce faz toda a diferença para que o bebê prematuro possa se desenvolver de forma plena. “Por isso, a recomendação é que os pais procurem especialistas para uma avaliação assim que o bebê tiver alta médica, aponta a especialista.

“Desde o nascimento até por volta dos 2 anos de idade, o cérebro tem uma capacidade imensa de criar conexões neurais, a chamada neuroplasticidade. Por isso, as intervenções precoces devem ser realizadas nessa “janela de oportunidade” para atingir um resultado mais satisfatório, explica Walkíria.

“Precisamos levar em consideração o desenvolvimento global. Muitos prematuros apresentam problemas no processamento sensorial, nos sistemas vestibular, proprioceptivo e tátil. Isso pode levar a problemas no controle postural e na coordenação dos movimentos, o que impacta no desenvolvimento motor”, comenta.

Estima-se que o comprometimento do processamento sensorial atinge de 39 a 52% dos bebês prematuros. Os que nascem antes da 32ª semana gestacional são mais vulneráveis a essa condição.

Estímulos multissensoriais

“É muito importante que os pais procurem por clínicas e profissionais com experiência na área de neurologia e fisioterapia neurológica. Além disso, o tratamento precisa levar em consideração as necessidades individuais, pois os bebês são diferentes uns dos outros”

Por fim, os pais e cuidadores também precisam proporcionar estímulos em casa, como uma continuidade das terapias realizadas pela equipe multidisciplinar. “Quanto mais o bebê receber esses estímulos, maior a chance de proporcionar um desenvolvimento saudável e pleno”, reforça Walkíria.

Por outro lado, a especialista diz que há bebês que receberam muitos estímulos durante a internação. “Todo o ambiente de uma UTI traz um excesso de estímulos, como luzes, sons, intervenções médicas, exames, colocação de acessos, entubamento e demais procedimentos hospitalares”.

Nesses casos, a recomendação é reduzir os estímulos para que o bebê possa se desenvolver de forma saudável. “Por fim, o mais importante é que cada prematuro seja avaliado de forma individualizada para que a intervenção precoce seja efetiva para promover um desenvolvimento saudável”, finaliza Walkíria.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto