Logo
Imprimir esta página

Mês de conscientização: entenda o Alzheimer da alma

Marisa Lima, CEO Doutor Cuidados comenta sobre os familiares dos doentes

‘’Sinais, sintomas, pré-disposição, fisiopatologia da doença... todo mundo já conhece. Mas e o Alzheimer da alma? De não cultuar as pessoas e de evitar os estereótipos? Porque, na realidade, todos são protagonistas numa família de alguém que tem Alzheimer. Cada um tem a sua dor. Cada um com o seu sofrimento, sua visão e o seu aprendizado’’, pontua Marisa Lima, especialista em saúde e CEO Doutor Cuidados.

Marisa cita que os pacientes portadores do Alzheimer possuem lucidez, clareza e o conhecimento de que algo está errado por um momento; eles entendem a despersonalização que vivem, e sofrem. Mas, para a especialista, ‘’o familiar observar a despersonalização daquele marido, esposa... e ver a construção de uma vida toda que de repente a pessoa não reconhece mais pode ser ainda mais doloroso’’.

‘’E os filhos que não são mais reconhecidos pela mãe e pelo pai? Não nos cabe julgar valores porque Alzheimer, no meu ponto de vista, olhando para a ciência, pode sim retardar a doença com um estilo de vida saudável, eliminando o glúten e muitos alimentos que degradam a nossa saúde e encurtam a nossa vida. Mas, também, quando falamos do Alzheimer, precisamos nos atentar não numa questão cientifica... não para a questão física, mas para a questão humana e espiritual – uma vez que o homem é um ser sociocultural, espiritual... então temos que olhar o homem em todas as dimensões, inclusive nessa’’, Lima pontua.

A especialista reflete: ‘’O que podemos trazer como aprendizado de um ente querido que tem Alzheimer? Que nos olha com a ingenuidade de uma criança e que diz quem é você? ’’. A especialista ainda explica que, para filho(a), a dor pode ser ainda maior. E indagações como: ‘’Como ele não sabe quem sou eu? Como não me reconhece mais?’’, Podem encher corações de amargura ao invés de dar um belo abraço para dizer todos os dias que. ‘’Eu sou o Joaquim, José, Maria... quem quer que seja. Mas sou seu filho ou sua filha e estarei sempre aqui. Nem que seja todo dia’’, pontua.

Atualmente, a doença é muito discutida. Mas pouco se fala sobre o ser humano e sobre a humanização e as reflexões sobre as situações enfrentadas por essas famílias. ‘’Não falamos sobre o que realmente vale a pena... e o sentimento do que realmente é dor. E nem sobre a reflexão do que faríamos de diferente que, inclusive, enaltece o ser humano e faz com que sejamos diferentes. Então, não vejo a pessoa com Alzheimer como protagonista mais sofrido dessa situação, mas vejo os familiares como os protagonistas mais perdidos da situação’’, finaliza.

Doutor Cuidados - oferece serviços de saúde com tratamento altamente qualificado e humanizado. A empresa conta com Médicos generalistas, Especialistas, Cuidadores (HOME CARE/assistência médica domiciliar), Babás Enfermeiras, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Farmacêuticos, Nutricionistas, entre outros. Além disso, trabalha com Práticas Integrativas e Complementares voltadas para prevenção de doenças. Tem sede em Alphaville e Perdizes – SP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto