Logo
Imprimir esta página

Baixa umidade do ar alerta para medidas de prevenção à problemas respiratórios

Cidades do estado de São Paulo estão com clima seco, devido a falta de chuvas e queimadas. Algumas medidas caseiras podem amenizar problemas respiratórios

Tradicionalmente, o mês de setembro é um dos mais secos do ano. Garganta, olhos, nariz seco, além do agravamento de problemas respiratórios como asma e bronquite lotam os pronto-socorros. A Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade orienta como amenizar a secura em casa e também nos ambientes de trabalho.

De acordo com o Climatempo, durante o feriado de 7 de setembro houve recorde de calor com umidade do ar abaixo de 30%. Em algumas regiões do estado como oeste e centro-norte, essa porcentagem chegou a 20%.

"Alguns sintomas são frequentes quando a umidade entra em estado crítico. Nesses últimos dias, a umidade relativa de algumas cidades de São Paulo está equivalente ao deserto do Saara. Então, se proteger é uma das formas de evitar a ida ao pronto-socorro. Caso sintomas comuns como dor de cabeça, sinusite e rinite se agrave, busque ajuda médica", explica Thiago Gomes, médico de família e comunidade, diretor da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade.

Como amenizar a baixa umidade do ar em ambiente fechados:

Coloque toalhas molhadas nos ambientes onde a família fica mais tempo. Por exemplo, no quarto, antes de dormir, ou até mesmo uma bacia com água;

Tome líquidos, de preferência água. Evite o consumo excessivo de bebidas com excesso de açúcar. A água irá repor a hidratação perdida durante a transpiração e proporcionar uma melhor sensação de bem-estar. Idosos e crianças merecem atenção extra nesse quesito. Ofereça sempre água fresca, pois a hidratação nesse grupo é mais crítica;

Nos ambientes climatizados com ar-condicionado, evite deixar a temperatura com menos de 10 graus da temperatura externa. Ou seja, se na rua o termômetro está marcando 31°C, deixe no máximo 21°C no aparelho. Pode parecer pouco, mas essa medida evita choques térmicos de quem entra ou sai do local;

Deixe os umidificadores em locais de difícil acesso para crianças, pois pode causar queimaduras;

Pratique atividades físicas nas primeiras horas da manhã ou no começo da noite. O sol quente somado a fumaça dos carros impacta ainda mais o sistema respiratório;

Hidrate os lábios com manteiga de cacau para que não rachem, causando desconforto;

Cuidado com a automedicação! Use colírios indicados apenas pelo seu médico de família e comunidade ou oftalmologista de confiança, assim como sprays nasais que são vendidos sem receita. Quando utilizados em excesso e sem recomendação médica, podem causar problemas de saúde.

"Mesmo vacinado contra a Covid-19, use a máscara. É um ótimo acessório para também evitar contato direto com a fuligem das queimadas, muito mais frequentes nessa época", reforça Gomes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto