Logo
Imprimir esta página

Nutrólogo destaca micronutrientes essenciais que auxiliam na prevenção de doenças virais

Vitaminas C, D, E e as do complexo B, além de minerais como zinco e selênio são fundamentais para o fortalecimento da imunidade; suplementação pode ser indicada para complementar a dose diária desses nutrientes

O aumento da preocupação em relação aos cuidados com a saúde, principalmente no quesito imunidade, foi impulsionado pela pandemia e isso fez com que uma boa parcela da população adotasse novos hábitos como recurso para prevenir doenças. Números da mais recente pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) apontam que em 59% das residências no Brasil, pelo menos uma pessoa consome suplemento alimentar, sendo 90% como complemento à alimentação e 85% para promoção de saúde e bem-estar.

O papel da suplementação, no caso da parcela da população que não consegue suprir a quantidade ideal de micronutrientes com a dieta do dia a dia, é atuar na prevenção de doenças. "Os suplementos alimentares, vitamínicos e minerais são direcionados a pessoas saudáveis, para fornecer nutrientes e substâncias que sejam complementares a alimentação ou estejam deficitárias no organismo. Houve uma enorme evolução nutricional neste setor, além dos formatos tradicionais em líquido, cápsulas e comprimidos, contamos com uma nova geração de suplementos vitamínicos em gomas, mais práticos, pois não precisam de água para serem consumidos", explica o cardiologista e chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese (SP), Dr. Daniel Magnoni.

Mas afinal, quando o assunto é fortalecimento do sistema imunológico, quais as principais vitaminas e minerais que somadas a um estilo de vida saudável podem auxiliar nas defesas do organismo? "O consumo de três a cinco porções diárias de frutas, legumes e verduras ajuda a suprir a necessidade de vitaminas, principalmente as do complexo B, C, D e E, além de minerais como zinco e selênio, que são fundamentais para a boa saúde e fortalecimento da imunidade", acrescenta Dr. Magnoni.

Vitaminas e minerais aliados da imunidade infantil

Complexo B - proteção e desenvolvimento de neurônios e formação de células vermelhas do sangue.

Vitamina C - defesas do organismo e papel de auxiliar com a imunidade e disposição.

Vitamina D - regulador do sistema imune e absorção de minerais como o cálcio.

Vitamina E - em concentração acima da recomendada contribui positivamente com a função imune.

Selênio - Essencial para o sistema imune e equilíbrio de oxidação-redução e proteção do DNA.

Zinco - Atua no sistema imunológico, cicatrização de ferimentos e fortalecimento de unhas e cabelo.

Referências

-Vitaminas do complexo B; Helio Vannucchi, Selma Freire de Carvalho da Cunha, Paula Lumy Takeuchi

-Nutrição e imunidade no homem; Sandra Gredel

-Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Selênio / ILSI Brasil; Cristiane Cominetti, Graziela Biude Silva Duarte e Silvia Maria Franciscato Cozzolino

-Funções Plenamente Reconhecidas de Nutrientes - Zinco / ILSI Brasil; Cristiane Cominetti, Bruna Zavarize Reis e Silvia Maria Franciscato Cozzolino


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto