Logo
Imprimir esta página

Hipertensão acomete 1,2 bilhão de pessoas no mundo

Casos da doença em adultos com mais de 30 anos dobrou desde a década de 90 e o risco de problemas cardiovasculares e AVC preocupa os especialistas

Nas últimas três décadas, o número de adultos com hipertensão arterial dobrou em todo mundo chegando a mais de 1,2 bilhão de pessoas, em 2019, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgados pela revista The Lancet.

Segundo a pesquisa, que traz números referentes a 1.201 estudos diferentes, realizados em 184 países, incluindo o Brasil, e cobre 99% da população mundial de 30 a 79 anos, pessoas com 30 anos ou mais formam o grupo dos mais acometidos pela doença. O baixo índice de diagnósticos colabora para a ausência de cuidados adequados e, consequentemente, para o aumento de casos que é ainda mais evidente em países pobres, como os sudeste asiático, África e Oceania.

“A hipertensão é o fator de risco para as formas graves de covid-19, além de estar ligada a mais de 8,5 milhões de mortes a cada ano, no mundo. A doença aumenta consideravelmente os riscos de AVC, doença isquêmica do coração, além de outras condições cardiovasculares”, explica o cirurgião cardiovascular e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Elcio Pires Junior.

Estudos anteriores mostram que a redução da pressão arterial pode diminuir o número de AVCs em 35% a 40% dos casos; de ataques cardíacos em 20% a 25% e de insuficiência cardíaca em aproximadamente 50%. Porém, um dos maiores problemas é que a hipertensão não apresenta sintomas característicos. Quando alguns sinais começam a aparecer pode já ser tarde para reverter. “Check-ups regulares podem identificar essas doenças previamente, oferecendo ao paciente uma alternativa: a mudança de hábitos”, alerta o cirurgião.

Existem vários fatores para o desenvolvimento destas doenças, até mesmo o avanço da idade. Entretanto, de maneira geral, a melhor forma de se prevenir é evitando o alto consumo de bebidas alcoólicas e o excesso de sódio na alimentação. Ainda segundo o especialista, o cigarro, o sedentarismo e a má alimentação são os principais fatores para o desenvolvimento dessas doenças.

“Embora a doença não tenha cura, existe tratamento e o seu controle é fundamental para a saúde geral do organismo e a longevidade”, finaliza.

Dr. Elcio Pires Junior: coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. E atualmente é cirurgião cardiovascular pela equipe do Dr. André Franchini no Hospital Madre Theodora de Campinas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto