Logo
Imprimir esta página

13 de Setembro - Dia Mundial da Sepse: Sabará Hospital Infantil promove webinar sobre Sepse e apresenta seus indicadores

Iniciativa faz alusão ao dia Mundial da Sepse, que é celebrado em 13 de setembro e apresenta dados referentes aos protocolos e índices de Sepse

Em 13 de setembro, Dia Mundial da Sepse, são realizadas ações em diversos países visando à conscientização da população, fomentando a divulgação de medidas preventivas e dos profissionais de saúde sobre a síndrome, considerada uma das principais causas de mortalidade hospitalar

O Sabará Hospital Infantil, especializado no atendimento pediátrico, segue as recomendações do ILAS - Instituto Latino-Americano de Sepse - assim como as diretrizes internacionais mais importantes. “Nos últimos três anos, os indicadores têm demonstrado uma diminuição nos números de casos e a maturidade institucional com o passar do tempo com o aprendizado contínuo. Em 2018, foram notificados 173 casos de sepse no hospital; já em 2020, esse índice caiu para 143 casos, que reflete aperfeiçoamento por meio das diretrizes estabelecidas”, explica a Diretora Clínica do Sabará Hospital Infantil, Dra. Regina Grigolli.

E para apresentar esse resultado e comemorar essa data que é de extrema importância para a qualidade assistencial hospitalar, que o Sabará Hospital infantil promove o webinar “Dia Mundial da Sepse”.

O infectologista e gerente médico do Sabará Hospital Infantil, Dr. Francisco Ivanildo de Oliveira, será o moderador do evento que conta com a presença da Diretora Clínica do Sabará Hospital Infantil, Dra. Regina Grigolli e do pediatra e coordenador médico do programa de Stewardship antimicrobianos e gerente do núcleo de gerência clínica e de qualidade do Hospital Pequeno Príncipe - Dr. Fábio Araújo Mota. Serão discutidas as práticas realizadas nos hospitais pediátricos, iniciativas e educação multidisciplinar e os resultados da evolução dessas diretrizes nas duas instituições.

A sepse pode ser confundida com infecção generalizada quando, na verdade, se trata de uma resposta inflamatória generalizada a uma infecção. Ou seja, não significa que a infecção está em vários órgãos, mas, sim, que o organismo causa inflamações diversas na tentativa de combater os agentes da infecção (bactérias ou vírus), o que pode levar à disfunção ou falência dos órgãos e até mesmo à morte quando não descoberta e tratada rapidamente.

Segundo dados do ILAS divulgados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, surgem a cada ano cerca de 30 milhões de novos casos no mundo. Desse total de casos, seis milhões são neonatais e 10 milhões por sepse materna. É uma das doenças mais comuns e menos reconhecida, tanto em países em desenvolvimento como desenvolvidos.

Os sintomas da sepse nem sempre são fáceis de serem identificados. Podem surgir febre ou temperatura muito baixa, aceleração do coração (taquicardia), respiração rápida (taquipneia), fraqueza, tonturas, pressão baixa, diminuição do volume de urina, falta de ar, sonolência excessiva ou confusão mental principalmente em idosos. Ao apresentar estes sintomas, a pessoa deve acionar o médico imediatamente.

Sobre o Sabará Hospital Infantil

O Sabará Hospital Infantil, localizado na cidade de São Paulo, é referência no atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos. É o primeiro Hospital exclusivamente pediátrico a conquistar acreditação pela Joint Comission International (JCI), um selo que assegura sua qualidade assistencial.

Fundado há 60 anos, o Sabará Hospital Infantil opera segundo o modelo de hospitais infantis americanos, os Children’s Hospitals, baseado na expertise de alta complexidade em todas as especialidades pediátricas, que conta com uma equipe multiprofissional integrada de alta capacidade resolutiva na atenção à criança.

Com uma equipe médica e assistencial altamente capacitada e um parque tecnológico moderno e completo, a Instituição está preparada para a realização de partos, quando há necessidade de intervenção cirúrgica imediata ao nascimento, e transplantes renais.

Seu foco em pediatria permite que a Instituição não só conheça as mais diversas doenças infantis, como também garante a expertise no diagnóstico e tratamento de doenças simples às mais raras e de difícil interpretação diagnóstica.

Para transformar a experiência da criança internada, conta com o Programa Child Life, composto por especialistas em desenvolvimento infantil. Por meio de atividades lúdicas, os profissionais se comunicam com a criança de acordo com seu desenvolvimento de linguagem e compreensão de mundo, facilitando, assim o seguimento do tratamento.

O Hospital que mais entende de criança. Do Pronto-socorro à alta complexidade - Sabará Hospital Infantil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto