Logo
Imprimir esta página

Confira mitos e verdades sobre a fibromialgia

Confira mitos e verdades sobre a fibromialgia

Síndrome não identificada por exames laboratoriais ainda é rodeada de tabus.

A fibromialgia é um distúrbio que tem como principais sintomas a dor constante no corpo, fadiga e alterações do sono. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a síndrome fibromiálgica afeta cerca de 2,5% da população brasileira, sendo as mulheres na faixa dos 30 aos 50 anos o principal grupo afetado.

Ela se caracteriza por dor difusa, que pode ser sentida nos músculos, articulações e regiões periarticulares. Há também um aumento da sensibilidade frente a um estímulo doloroso. “Pode haver dor até mesmo sem um motivo aparente. E o indivíduo pode apresentar também mudanças de humor, como irritabilidade e ansiedade”, evidencia a reumatologista Lilian Porto.

Dúvidas

Infelizmente, os portadores da doença ainda sofrem preconceito e julgamentos. Pensando nisso, a reumatologista Lilian Porto separou alguns mitos e verdades sobre a fibromialgia:

1- Não há exames complementares para confirmar o distúrbio.

Verdade: O diagnóstico desta síndrome é somente clínico. Dessa forma, não há nada melhor do que uma conversa entre o médico reumatologista e o paciente para evitar confundir os sintomas com outro tipo de doença.

2- A fibromialgia é um tipo de artrite.

Mito: um dos grandes erros das pessoas é acharem que a fibromialgia é um tipo de artrite e, com isso, realizar o tratamento inadequado. A grande diferença entre eles é que a fibromialgia não causa nenhum tipo de inflamação ou dano aos músculos, tecidos, articulações ou órgãos, diferentemente de outra doença reumática.

3- Quem tem fibromialgia não pode praticar exercícios físicos.

Mito: A atividade física é considerada uma grande aliada no tratamento, pois promove tanto o ganho de força muscular, quanto o relaxamento corporal.

4- A fibromialgia não tem cura.

Verdade: A fibromialgia não tem cura. O tratamento é feito para controlar os sintomas e proporcionar qualidade de vida para o paciente.

5- A fibromialgia pode levar à morte.

Mito: A fibromialgia não leva à morte nem causa danos graves à pessoa, como a paralisação de membros ou deformidade.

6- Pessoas com fibromialgia têm que fazer terapia psicológica.

Verdade: Como a síndrome pode afetar a vida social, profissional e emocional do paciente, a terapia é indicada para que se aprenda a lidar com a fibromialgia e seus desafios.

“Portanto, é fundamental procurar se informar para evitar situações desagradáveis, além de acolher os portadores da síndrome para combater o julgamento e preconceito”, finaliza Lilian.

Fonte: Lilian Porto, reumatologista da clínica DaMatta Saúde Integral.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto