Brasil, 18 de Dezembro de 2018

+ F O N T E -

Laboratório PhD adota solução Motion LIS

Plataforma fornecida pela Inovapar destaca-se por atender as particularidades das áreas de Anatomia Patológica e Biologia Molecular

Com um volume atual quase na casa dos 20 mil exames por mês, o Laboratório PhD, em São Paulo (SP), está se tornando um dos maiores em diagnósticos nas áreas de anatomia patológica, citologia e patologia molecular. O sistema laboratorial Motion LIS, distribuído pela Inovapar Soluções e desenvolvido pela Touch Health, foi a solução escolhida para suportar esse crescimento, já que se adequa totalmente ao fluxo operacional de clientes desse segmento, devido aos seus módulos de Anatomia Patológica e Biologia Molecular.

O módulo de Anatomia Patológica permite o controle de todas as fases de produção e o rastreamento, através de códigos de barras, de todas as lâminas e blocos necessários para a conclusão do diagnóstico. Desde o preparo da macroscopia até o arquivamento final do material, o sistema possibilita o acompanhamento e o rastreamento de cada etapa do processo amostra por amostra, através do Monitor de Preparo de Amostras. Outro destaque é o controle sobre o fracionamento do material, onde todas as amostras ficam atreladas ao material primário e podem ser identificadas com código de barras em formato 2D, o que possibilita o armazenamento dos blocos e lâminas ao final do procedimento.

No processo de digitação dos laudos, a plataforma permite a criação de máscaras configuráveis e resultados estruturados, que auxiliam na interpretação e digitação do diagnóstico. As máscaras dos laudos podem ser customizadas para cada tipo de material ou por médico patologista. No caso da Biologia Molecular, em que os resultados costumam ser longos e complexos, os possíveis resultados, como tipos de mutação, gene, entre outros, são estruturados no sistema, o que reduz erros durante a digitação.

O Motion LIS integra-se com os principais equipamentos analíticos para Biologia Molecular do mercado, através de interface que permite identificar a posição de cada uma das amostras inseridas, o que facilita o processo tanto no momento de enviar a ordem de execução para o equipamento, quanto no retorno do resultado. Outro diferencial do sistema é a possibilidade de priorizar a ordem de realização dos exames de acordo com critérios de execução ou logística do laboratório. A plataforma contempla ainda o módulo para Teste de Paternidade que, de maneira automática, faz os cálculos de índice e probabilidade de paternidade, e uma inteligência de cruzar os resultados obtidos e verificar se, na rotina processada, ocorreu alguma contaminação durante a execução do processo.

Certificação

O investimento em um novo sistema no PhD visa também a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação de qualidade, como a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Dessa forma, o Motion LIS vem para contribuir com a gestão da qualidade, a reorganização e a otimização dos processos, trazendo mais segurança e produtividade para o atendimento.

Segundo o diretor do PhD, Dr. Rafael Malagoli Rocha, o laboratório não mede esforços para acompanhar a evolução da área, mantendo um corpo clinico altamente qualificado e equipamentos e tecnologias de ponta, para manter a alta qualidade do atendimento.

Assim, será colocada em produção o Motion LIS completo, incluindo os módulos de Atendimento, Faturamento, Portal de laudos e imagens na internet e Business Intelligence (BI), que provê os indicadores necessários para auxiliar na escolha da melhor estratégia de gestão e atender as exigências de órgãos como a ONA.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::