Logo
Imprimir esta página

Crianças na creche: os cuidados para reduzir as doenças respiratórias e do sistema digestivo

Escola - br.freepik.com - Divulgação Escola - br.freepik.com - Divulgação

O convívio entre crianças na creche é saudável e tem seu papel no desenvolvimento infantil. Mas como são menores de 5 anos de idade, elas ainda não tem os hábitos de higiene pessoal estabelecidos e é comum que compartilhem objetos pessoais entre os colegas, o que aumenta o nível de exposição a vírus e bactérias.

Crianças que frequentam creche têm de duas a três vezes mais riscos de adquirir infecções respiratórias e do aparelho digestivo causadas por vírus. O pediatra Bruno Paes Barreto explica que crianças abaixo de 5 anos ainda têm imunidade baixa. A imaturidade do sistema imunológico é comum nessa faixa etária e melhora com o passar dos anos.

“Faz parte dessa etapa da vida, quando a criança entra na creche, ter um número grande de infecções respiratórias e digestórias. A gente estima que aconteçam de 6 a 10 episódios por ano, um a cada 30 ou 40 dias, de maneira normal. Mesmo sendo esperado, esses episódios impactam na qualidade de vida da família, pois os pais ficam aflitos com a febre e perda de apetite do filho”, explica o pediatra.

Das infecções virais respiratórias comuns, o Dr. Bruno cita as relacionadas ao rinovírus e o adenovírus, contra as quais ainda não existe prevenção com vacina. Para a gripe há vacina disponível.

No inverno, as doenças mais comuns nas crianças acometem as vias respiratórias superiores: bronquiolite, resfriado, gripe, laringite, amidalite, otite, sinusite e pneumonia. No sistema digestivo, a diarreia aguda é bastante frequente na infância.

As medidas preventivas sempre são o melhor caminho para proteger as crianças das doenças respiratórias e evitar evoluções para quadros mais graves. Manter as vacinas em dia, o aleitamento materno, uma boa hidratação e alimentação saudável e equilibrada são fundamentais.

Por isso, também é preciso se preocupar com a microbiota (mais conhecida como flora intestinal), imunidade e doenças infecciosas dos pequenos, pois a diarreia aguda é bastante frequente na infância e as crianças são acometidas com mais frequência nas creches. Pensando em ajudar o sistema imunológico dos pequenos, uma das opções é investir no uso de probióticos, que são suplementos de micro-organismos vivos benéficos que auxiliam no equilíbrio da microbiota do intestino, trazendo benefícios à saúde. O uso de probióticos também contribui para diminuir o tempo de diarreia e restaurar a microbiota.

Os pais e professores devem ensinar os pequenos a lavarem as mãos, principalmente após tossir, espirrar ou tocar os olhos. Além disso, quando doentes, as crianças devem evitar ir para a escola até a completa recuperação. Importante que a criança leve sua garrafinha de água e objetos de uso pessoal de casa.

Para mais informações sobre os probióticos da marca americana Culturelle®, acesse o instagram @culturellebrasil ou o site: https://culturelle.com.br/

Culturelle® e Culturelle JuniorTM são marcas registradas da DSM.
LGG® é uma marca registrada da Chr. Hansen A/S.
Reg. MS: 673990004/67
3990003/673990002


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto