Logo
Imprimir esta página

Médicos brasileiros tiram dúvidas sobre potencial terapêutico dos canabinóides em masterclass com especialistas

Evento digital gratuito reforçou a cannabis medicinal como uma "caixa de ferramentas terapêuticas" com diversas aplicações clínicas e contou com a participação do Dr. Peter Grinspoon, da Harvard Medical School

A FarmaUSA, empresa especializada na importação de medicamentos, realizou em 28 de agosto uma Masterclass gratuita para médicos sobre o uso terapêutico, aplicabilidade e diversidade dos Canabinoides. O evento, em formato digital, contou com a participação de especialistas brasileiros e do palestrante internacional Dr. Peter Grinspoon, instrutor de medicina na Harvard Medical School, tendo como objetivo mostrar aos profissionais brasileiros as diversas possibilidades de uso clínico.

O Dr. Grinspoon, que é médico de atenção primária e especialista em cannabis medicinal no Massachusetts General Hospital, além de coach certificado de saúde e bem-estar e membro do conselho do grupo de defesa Doctor for Cannabis Regulation, trouxe um overview sobre o avanço de estudos e pesquisas relacionadas ao uso de canabinoides como medicamento, seus efeitos, riscos, preocupações e cuidados, ao mesmo tempo em que destacou o conhecimento do profissional médico para prescrição como um gargalo.

“Cerca de 94% dos americanos são a favor do acesso legalizado à cannabis medicinal e os médicos estão correndo para se educar. Vejo que os pacientes estão demandando e os profissionais não sabem muito sobre o assunto. Com certeza isso será uma parte muito importante da medicina nos próximos dez ou vinte anos”, disse o palestrante internacional.

Sobre a popularidade da cannabis medicinal para o tratamento de dor crônica, problema que, segundo ele, atinge de 20 a 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos, completou: “existem algumas razões estudadas, mas uma delas é que a cannabis é menos toxica do que outras alternativas. Não deixa de ter efeitos, mas, na verdade, nada que se prescreva estará isento de riscos”.

Depois deste panorama geral, o Dr. Wellington Briques, especializado em medicina Farmacêutica pela UNIFESP e medicina Chinesa – Acupuntura pelo Instituto de Ortopédicos e Traumatologia da Faculdade de Medicina da USP, explicou sobre as principais indicações da cannabis medicinal na prática clínica, algo muito importante para mostrar aos médicos a diversidade de aplicações.

No caso do THC, o Dr. Wellington destacou o uso para dor, espasticidade, náuseas e PTSD, ou, em português, Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Para o CBD, casos de epilepsia, ansiedade, depressão e inflamação. Ele comentou, ainda, das possibilidades de combinação CBD+THC com efeitos de analgesia, para inflamação ou antidepressivo.

Já a Dra. Ailane Araújo, pós-graduada em pediatria e em nutrologia, professora do Curso Prático de Cannabis Medicinal para médicos e diretora do Centro Brasileiro de Referência em Medicina Canabinoide (CBRMC), explicou, justamente, sobre outra grande dúvida dos médicos em geral: como chegar no canabinoide mais adequado?

De forma objetiva e didática, ela abordou sobre as estratégias terapêuticas, indicando alguns passos: 1) Indicação clínica, o estudo do caso e das necessidades de cada paciente; 2) Escolha dos canabinoides: CBD, THC, óleo, pasta, cápsula; 3) Dosagem e intervalo; 4) interações medicamentosas: quais remédios já utilizados pelo paciente podem ser combinados, se é possível reduzir ou até mesmo realizar o desmame de algum medicamento tradicional; 5) Efeitos adversos: são proporcionais às doses (começar devagar); 6) Monitoramento frequente: ajuste de dose e observação da resposta terapêutica.

Novos medicamentos

O evento também foi a base de lançamento de dois medicamentos inovadores. Um deles é o MEDROSAN Forte, que tem alta concentração de THC e pode ser usado como um adjuvante no tratamento dos sintomas relacionados a quimioterapia, contribuindo para o alívio da dor, náuseas e perda de apetite, assim como nos sintomas em fibromialgia, distúrbios do sono e cuidados paliativos.

O outro é o MEDROSAN Extra, que traz na composição o canabigerol, um novo tipo de canabidiol, e que é isento de THC. Entre as aplicações possíveis estão: ainti-inflamatório, relaxante muscular poderoso, além de ser ideal para as pessoas que não podem usar THC. Os produtos chegam ao Brasil em uma parceria entre a FarmaUsa, a Quantum Farma e o laboratório suíço Medropharm.

Helder Oliveira, diretor técnico da FarmaUSA e pesquisador da área farmacêutica, disse sobre o evento e esta importante adição ao mercado farma do Brasil:

“Acreditamos na educação continuada para médicos como uma das principais ferramentas para a quebra de paradigmas em relação ao assunto cannabis medicinal. Esta Masterclass mostrou, com a ajuda de profissionais de referência, a grande caixa de ferramentas terapêuticas que são os canabinoides e as diversas possibilidades de aplicação, sempre priorizando as características específicas de cada caso clínico e o bem-estar dos pacientes”.

Sobre FarmaUSA

A FarmaUSA é uma empresa farmacêutica fundada em 2005 nos EUA e atua no Brasil desde 2013, tornando-se a primeira em Cannabis Medicinal, tendo como propósito proporcionar de forma humanizada o acesso à tratamentos exclusivos para milhares de pacientes, com medicamentos inovadores e conceituados, como Purodiol, Isodiolex e Nabix. A FarmaUSA promove, com abordagem ética, informações relevantes a milhares de médicos em todo o Brasil e possui forte compromisso com todas as famílias.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto