Logo
Imprimir esta página

Campanha alerta para a importância da saúde bucal infantil

Julho Laranja tem como objetivo estimular que pais levem os filhos a partir dos sete anos ao ortodontista para evitar problemas odontológicos graves no futuro

A saúde dos filhos é uma preocupação constante para pais e mães zelosos. Porém, muitas vezes, o tratamento bucal acaba sendo esquecido diante da correria do dia a dia. E, para reforçar a importância desse tipo de cuidado, celebra-se neste mês a campanha Julho Laranja, que busca incentivar que os pais levem os filhos ao ortodontista desde cedo para prevenir problemas odontológicos graves na vida adulta.

Na consulta preventiva, o ortodontista consegue avaliar se a criança tem algum problema existente ou em formação, como mordida aberta, mordida cruzada ou hábitos de interposição de língua, que podem prejudicar o crescimento dos dentes permanentes. Após essa avaliação, o especialista pode dizer qual tratamento é recomendado, quando começar e quanto tempo deve durar.

"A ideia do Julho Laranja é estimular que os pais levem os filhos por volta dos sete anos de idade ao ortodontista para que possíveis problemas sejam identificados e resolvidos de maneira mais fácil, rápida e barata, transformando um problemão em um probleminha", resume o ortodontista Artur Pupo, mestre em DTM (Disfunção Temporomandibular) e DOF (Dor Orofacial), e sócio-fundador da Snap Aligner, startup de alinhadores invisíveis.

Segundo Pupo, são muitas as vantagens de cuidar do sorriso das crianças desde cedo. "O custo da primeira consulta é muito baixo, e os tratamentos infantis também são bem mais simples. Dependendo do caso, pode ser indicado o uso de aparelho ortodôntico, a extração de dente na hora certa ou a correção de hábitos, como uso de chupeta ou mamadeira", enumera o especialista.

Simples na infância, grave na vida adulta

Problemas de mordida que não são tratados durante a infância podem virar uma verdadeira dor de cabeça na vida adulta. Foi o que aconteceu com a auxiliar de atendimento Giovanna Costa, de 39 anos. Ela conviveu durante muito tempo com uma mordida invertida que projetou o seu queixo para a frente. "O meu perfil me incomodava muito! Além disso, eu sentia dores ao mastigar e meu maxilar fazia barulho, tipo um estalo", lembra.

Aos 22 anos, ela decidiu passar por uma cirurgia ortognática para solucionar o problema. Esse procedimento consiste, basicamente, em colocar os maxilares na melhor posição possível para garantir a saúde das articulações temporomandibulares, dos tecidos bucais, possibilitar a respiração correta, além de preservar as funções da fala e da mastigação, melhorando também a estética facial.

"A cirurgia durou mais de 5h e meu queixo foi fraturado como se eu tivesse sofrido um acidente. Eu coloquei quatro placas no maxilar e 28 parafusos na boca, e fiquei bastante tempo sem poder me alimentar direito. Eu não me arrependo porque hoje em dia estou feliz com o meu sorriso, mas sei que tudo isso poderia ter sido evitado com tratamento precoce", avalia Costa.

Porém, ela entendeu a importância da prevenção e não vai permitir que os filhos Otávio, de 12 anos, e Lorenzo, de 6 anos, passem pelo mesmo problema. "Eu percebi que o queixinho do Otávio estava indo mais para frente quando ele tinha dois anos de idade e procurei logo tratamento. Hoje, ele tem 12 anos, já usou aparelho, tirou e agora está com o sorriso perfeito. E o Lorenzo também já está sendo acompanhado pelo dr. Artur Pupo e não vai ter problemas com o sorriso no futuro", comemora.

Sobre: Artur Pupo é formado em Odontologia pela Fundação Hermínio Ometto (FHO), tem especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial pela Unicastelo, além de ser especialista e Mestre em DTM (Disfunção Temporomandibular) e em DOF (Dor Orofacial) pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Também é habilitado e tem vasta experiência em Ortodontia com Aparelhos Autoligados e Ortodontia com Alinhadores Invisíveis (mais de 10 anos de experiência). Autor de capítulo de livro da área, já traduziu e escreveu diversos artigos científicos, além de dar aulas como professor em cursos de especialização e mestrado na área odontológica. É dono da clínica Pupo Odontologia e, em parceria com o empresário Paulo de Lucca, fundou a Snap Aligner, startup brasileira de alinhadores invisíveis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto