Logo
Imprimir esta página

Técnica inédita traz esperança para mulheres com baixa reserva ovariana em processo de reprodução assistida

Método TetraStim consiste em quatro estímulos ovarianos consecutivos seguido de congelamento dos óvulos e tem apresentado resultados satisfatórios em mulheres com baixa reserva ovariana

Um dos problemas mais desafiadores e ainda não resolvidos relacionados ao tratamento da infertilidade é o baixo número ou a ausência de óvulos após estimulação ovariana controlada (COS) para o tratamento pela técnica de Fertilização in Vitro (FIV). A baixa resposta ovariana está associada à idade da mulher, podendo, também, ser ocasionada por cirurgia ovariana anterior. Todavia, em casos mais raros, pode ser observada até mesmo em mulheres jovens, com reserva ovariana normal, mas sem que haja resposta à estimulação. Pensando nisso, a Clínica Origen de Medicina Reprodutiva passou a adotar, em algumas pacientes, um protocolo inédito, batizado pelo corpo clínico de TetraStim. A técnica, que há alguns anos vem sendo pesquisada pelos médicos, tem apresentado resultados bastante satisfatórios e, no último mês, ganhou destaque em uma das mais conceituadas revistas sobre ginecologia do mundo, a Gynecological Endocrinology.

O médico ginecologista dr. Selmo Geber explica que a técnica TetraStim consiste em quatro estímulos ovarianos controlados mínimos consecutivos seguidos por recuperação e vitrificação de óvulos. “Observamos que no dia seguinte à coleta dos óvulos, na fase não convencional (fase lútea, que compreende o período entre a ovulação e o começo da menstruação), o ovário responde melhor. Repetimos este estímulo por quatro vezes consecutivas para que seja possível coletar um maior número de óvulos. Observamos uma média de 5 óvulos. Trata-se de uma alternativa viável, com baixa dose hormonal, para aumentar o número de óvulos e embriões e melhorar as taxas de gravidez sem cancelamentos”, esclarece. Geber ressalta que, embora o procedimento seja um pouco mais longo que o convencional, com duração média de três meses, conta com doses hormonais bem mais baixas e, consequentemente, é mais barato.

O médico ginecologista Marcos Sampaio explica que o TetraStim é uma alternativa eficaz desenvolvida para um grupo de mulheres com baixíssima resposta ovariana. “A falta de possibilidades de tratamento é frustrante para os casais. E como a doação de óvulos não é uma opção para muitos deles, oferecemos alternativamente a opção de criopreservar óvulos para acumular e, posteriormente, descongelar, fertilizar e transferir os embriões”, explicou. Segundo o especialista, não há registros de estudos semelhantes, que considerem o uso de quatro estimulações ovarianas mínimas controladas e consecutivas (TetraStim) como alternativa para o aumento do número de oócitos (óvulos) e melhora da resposta ovariana.

Ainda segundo os especialistas, a Clínica Origen está constante evolução, disponibilizando técnicas e recursos capazes de permitir às mulheres realizar o sonho da maternidade com total segurança. “Temos a tecnologia como nossa aliada em estudos dessa magnitude e, além disso, contamos com um corpo clínico altamente qualificado. São atributos essenciais, que nos dão o respaldo para sermos pioneiros em diversas técnicas”, finaliza Sampaio.

Cerca de 130 pacientes, com idade média de 38 anos, foram submetidas ao TetraStim. Do total, apenas uma paciente não teve oócitos (0,8%),ou seja, uma taxa de sucesso de 99,2%. O estudo completo está disponível em: DOI: 1080/09513590.2021.1922887


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto