Logo
Imprimir esta página

Neurocirurgião explica o motivo dos atendimentos por problemas na coluna terem disparado em 2021

Os efeitos da pandemia vão além da Covid-19, problemas emocionais e físicos também surgem por decorrência do isolamento social

O Instituto do Tratamento da Coluna Vertebral realizou um estudo para saber como está a saúde do brasileiro em tempos de pandemia. O resultado mostrou que, de janeiro a abril de 2021, cerca de 60 mil pacientes foram atendidos com queixa de dores na coluna lombar. Em 2020, no mesmo período, foram 35 mil atendimentos. Isso representa um aumento de 71% na procura por auxílio médico por decorrência de problemas na região.

Para o Dr. Cezar de Oliveira, neurocirurgião, especialista em coluna do Hospital Sírio-Libanês, as dores na coluna estão mais frequentes por conta da nova rotina que a população está seguindo. “Muitos trabalham de casa e não têm o equipamento correto para realizar suas atividades. O computador não está na altura certa, a mesa e a cadeira são as da cozinha, tudo isso gera uma postura errada e, consequentemente, dores. Sem contar que as atividades físicas foram reduzidas também”, explica. “Além disso, o emocional impacta diretamente nos problemas da região. Isso porque o estresse e a ansiedade causam tensão muscular na região das costas, ombros e pescoço”, completa o especialista.

O neurocirurgião alerta para que as pessoas atentem-se às suas posturas e que comecem a alterar a rotina de forma a amenizar as dores. “A princípio, o ideal é que o computador fique posicionado na altura dos olhos, isso evita que o pescoço se incline para baixo ou para cima. Atente-se também à forma que se senta, a coluna deve estar totalmente apoiada no encosto da cadeira”, explica.

Além do ajuste postural, o Dr. Cezar também lembra que as atividades físicas são essenciais, já que agora a tendência é nos movermos menos por não sairmos de casa praticamente, pegar transporte público, andar pelas ruas, etc. “O recomendado é que os exercícios físicos sejam incluídos na rotina por, pelo menos, três vezes na semana. Intercalar entre aeróbicos e de fortalecimento muscular é o ideal”, fala.

“Entretanto, por mais que tenha essa adaptação da rotina, procurar um especialista é essencial para que as dores sejam realmente curadas”, finaliza o neurocirurgião.

Dr. Cezar Augusto Alves de Oliveira – Neurocirurgião – Especialista em Coluna, é o chefe das equipes da Neurocirurgia nos hospitais: Sírio-Libanês, AACD, Hcor, Rede São Luiz, Edmundo Vasconcelos e Santa Catarina. Possui especialização pela Harvard Medical School, com Prof. Chief Peter M. Black; fez residência médica com especialização em cirurgia da coluna, no Departamento de Neurocirurgia do Centro Médico da Universidade de Nova Iorque, com o Prof. Dr. Paul Cooper; é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Possui graduação pela Faculdade de Medicina de Campos (RJ) e cursou o Internato Eletivo em Neurocirurgia, no Instituto de Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Instagram: @drcezardeoliveira


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto