Logo
Imprimir esta página

Curativo a vácuo salva paciente de amputação: técnica pode ser usada em diversos tipos de lesões

Hospital Casa de Saúde de Guarujá realizou procedimento bem-sucedido em paciente, que saiu andando do hospital

Há um ano, o caminhoneiro Edson Cardoso da Silveira, de 44 anos, sofreu um grave acidente, que esmigalhou seu pé esquerdo, provocou fraturas múltiplas na perna e no pé direito, deixando-o preso nas ferragens até o resgate rodoviário.

Ao chegar no Hospital Casa de Saúde de Guarujá, a equipe médica considerou o estado de saúde de Edson como grave e uma das consequências do acidente poderia ser até mesmo uma amputação, fato que o tornaria incapacitado para seu trabalho como caminhoneiro. Porém, por meio do procedimento de curativo a vácuo realizado no Hospital, os médicos conseguiram livrar Edson da amputação.

Foram mais de dois meses de internação e onze cirurgias, mas o curativo a vácuo foi essencial na recuperação. A técnica consiste em uma ferramenta habitualmente utilizada em lesões de pele para sua cicatrização. Todo o tratamento permitiu que, neste mês, Edson e família comemorassem um ano da passagem deste dia com o acompanhamento de toda a equipe médica e sua completa reabilitação. Edson saiu andando do Hospital e continua realizando suas atividades de trabalho normalmente.

Curativo a vácuo

O curativo a vácuo é um sistema utilizado na cicatrização de feridas que institui uma pressão negativa localizada e controlada. Ele promove aumento do fluxo sanguíneo e remoção dos fluidos, diminuindo o inchaço e a quantidade de bacteriana, favorecendo a cicatrização.

Esse método isola o ferimento do ambiente, impedindo novas contaminações e mantendo umidade benéfica para o fechamento da ferida. Além disso, a pressão atrai as bordas do ferimento, diminuindo suas dimensões. A combinação de todas essas propriedades acelera a cicatrização das feridas e é o que o torna único em comparação aos curativos convencionais e ímpar para o tratamento de ferimentos de alta complexidade como nos casos de esmagamentos, explosões, grandes queimados e acidentes automobilísticos.

Helder Renato, médico ortopedista do HCSG explica que o curativo funciona por meio de dois princípios, chamados macrotensão e microtensão. “Quando falamos em retirar a quantidade de líquidos no ferimento e a quantidade de bactérias, manter limpo e aproximar as bordas da ferida, estamos falando da macrotensão, os efeitos físicos macroscópicos. Quando falamos em levar sangue para o local da ferida, estimular a cicatrização, reduzir o inchaço é o que se chama de microtensão, que é o efeito microscópico, a resposta biológica que a pressão negativa faz no leito de uma ferida”, observou.

Esse tipo de curativo tem potencial para ser usado em lesões muito complexas e, conforme o ortopedista, entre suas vantagens está o fato de ser capaz de manter o ambiente estéril. Ele minimiza a contaminação e dificulta a infecção na ferida, preparando o ambiente para a pele ser reconstruída ou para serem realizados enxertos.

Sobre o Hospital Casa de Saúde Guarujá: Instituição de saúde com foco na excelência do atendimento médico de qualidade, com moderna infraestrutura e tecnologia de ponta. É a primeira opção na região na área de pediatria infantil e oferece um novo conceito de prevenção à saúde dos moradores e turistas do Guarujá e arredores com o objetivo de se tornar referência na prestação de serviços de saúde na Baixada Santista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto