Logo
Imprimir esta página

Outono e Inverno X Estética

Especialista traz dicas de como cuidar da pele no período mais frio do ano.

Vinho, caldo quentinho e bastante hidratante na pele: esta é a demanda da época mais fria do ano. Muitos pensam que no outono e inverno não há necessidade do filtro solar e muito menos dos cuidados básicos com a pele, que atenção é apenas no verão. Engana-se quem acredita nesse mito, o cuidado com o nosso corpo precisa ser mútuo, ou seja, nos 365 dias que permeiam as 4 estações do ano.

“Uma rotina de cuidados com a pele do rosto é a base para garantir uma pele saudável e jovem. Entre os principais cuidados estão a lavagem e hidratação do rosto com produtos adequados ao seu tipo de pele e o uso de protetor solar. A melhor maneira de reduzir os sinais de envelhecimento é impedir que eles apareçam. A exposição da pele aos raios UV pode causar rugas, linhas finas e manchas senis. O uso regular do filtro solar reduz o risco de queimaduras solares, câncer de pele, manchas e rugas da idade”, reforça a dermatologista, Marcela Loschi.

Além do básico, a especialista explica também que é necessário conhecer o nosso tipo de pele para iniciar os cuidados, assim, entenderemos o que de fato ela precisa e quais são as suas reações no calor, frio, sol, sombra etc. “Conhecer o seu tipo de pele ajuda a encontrar os produtos certos para uma rotina de cuidados. Se você não souber identificar o seu tipo de pele, um dermatologista pode ajudar”, elucida. Visando facilitar na hora de escolher os produtos corretos, ela lista alguns tipos de pele:

“Pele oleosa: é brilhante e de aspecto oleoso, pela maior produção de sebo. Pode ter poros dilatados e maior tendência à acne.

Pele normal: tem textura suave e aveludada. Não apresenta excesso de brilho ou ressecamento.

Pele seca: tende a ser opaca, com maior tendência a descamação e coceira, devido à maior perda de água.

Pele sensível: apresenta queimação e vermelhidão após o uso de determinados cosméticos.

Pele mista: é o tipo mais frequente. Sendo seca em algumas áreas e oleosa em outras (principalmente testa, nariz e queixo)”.

O beabá dos cuidados com a pele no frio

“Essa é a época do ano em que devemos redobrar os cuidados com a pele, já que o frio excessivo pode contribuir para o ressecamento e o agravamento de doenças de pele já existentes, como a dermatite atópica e a rosácea”, perfaz.⠀

Agora que você já conhece o seu tipo de pele, a dermatologista separou um conjunto de itens básicos para deixar a sua pele hidratada, bonita e saudável neste outono inverno:

Evite banhos muito quentes. A água quente retira a camada lipídica, que é uma proteção natural da nossa pele. Isso contribui para o ressecamento. Uma boa dica é tomar banho durante o dia e tentar deixar a água em temperatura mais morna.⠀

Potencialize a hidratação. Aplique o hidratante no corpo de 1 a 2 vezes ao dia, de preferência após o banho.⠀

Ao lavar o rosto, use um sabonete ou um gel de limpeza suaves, que limpe a pele sem agredir, sempre com água de morna à fria.⠀

Não esqueça o protetor solar! Sim, mesmo nos dias frios e nublados ele deve ser usado diariamente.⠀

Para orientações mais específicas, consulte sempre um dermatologista”.

Fonte: Marcela Loschi, médica, atua em Belo Horizonte, com clínica médica no Hospital MaterDei e dermatologia em consultório particular. Especialista no tratamento de cicatrizes de acne. (@dra.marcelaloschi).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto