Logo
Imprimir esta página

Queixas ortopédicas pós COVID-19 invadem consultórios de ortopedistas

Após procuras sobre recuperação muscular posterior à infecção pelo coronavírus, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia compartilha recomendações sobre o tema

Os estudos e pesquisas em relação à COVID-19 são incessantes e a cada momento os conceitos estão mais resolutivos. Um dos tópicos que envolve a nossa área é a perda muscular dos pacientes com esta doença e a SBOT escolheu o tema de recuperação muscular em função da grande demanda que os ortopedistas têm recebido em seus consultórios de pacientes em uma condição de pós COVID-19 e queixas ortopédicas.

Para o presidente da Comissão de Campanhas Públicas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Jean Klay dos Santos Machado, as formas moderadas e graves da COVID-19 têm gerado sarcopenia, que é a diminuição da musculatura, o que chamamos de massa magra. “Toda vez que essa condição ocorre, existe uma exposição das articulações à sobrecarga. Então, pacientes que já vinham com alguma doença osteoarticular, ficam mais sintomáticos diante de um quadro de sarcopenia”, afirma Jean Klay, que ainda salienta que quanto maior o processo inflamatório da COVID-19, maior será a repercussão na musculatura.

Segundo o estudo “Skeletal Muscle Wasting and Function Impairment in Intensive Care Patients With Severe COVID-19”, realizado por médicos do Hospital Sírio Libanês em março de 2021, envolvendo pacientes de terapia intensiva com COVID-19 grave, a perda muscular e a diminuição da força muscular ocorreram precocemente e rapidamente durante 10 dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Esses achados demonstram a forte relação da perda de função do músculo esquelético em pacientes com COVID-19 grave.

A recuperação

A reabilitação muscular deve se iniciar ainda enquanto os pacientes estão no hospital, através de movimentos realizados no leito e/ou caminhadas curtas. Para Jean Klay, as orientações da SBOT têm o objetivo de conscientizar as pessoas da ocorrência desta perda muscular e da importância dos cuidados precoces.

Para colaborar com as recomendações sobre o assunto, a SBOT lança seu novo vídeo com o personagem Dr. SBOT sobre “Recuperação muscular pós COVID-19.

Para acompanhar o vídeo, acesse os canais de comunicação da SBOT (Facebook: www.facebook.com/SBOTnacional/ Youtube: www.youtube.com/user/SBOTBR e Instagram: @sbotnacional).

O presidente da Comissão de Campanhas Públicas da SBOT finaliza recomendando que as pessoas que contraírem a doença procurem um médico ortopedista para receber as orientações e cuidados para uma recuperação muscular adequada. Para aqueles que não tiveram a doença, salienta-se a relevância de manter um adequado condicionamento muscular. “Além de estar associado com quadros mais leves da doença no caso de uma eventual infecção por COVID-19, o condicionamento muscular vai certamente facilitar a recuperação”, conclui Jean Klay.

Sobre o Dr. SBOT

Considerando seu papel social perante a sociedade, a Comissão de Campanhas Públicas da SBOT, presidida por Jean Klay Machado, elabora um projeto que tem como principal objetivo levar informações de qualidade direcionadas ao público leigo sobre assuntos ligados à Ortopedia.

O programa “Dr. SBOT” funciona através da veiculação de vídeos explicativos em que um personagem animado aborda temas do cotidiano da população, como dores nas costas, como não ter acidentes em casa, a prática adequada de atividade física, entre outros. Conheça todo o material no Youtube da SBOT: www.youtube.com/user/SBOTBR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto