Logo
Imprimir esta página

Piercings na boca: o que cirurgiões-dentistas têm a dizer

Piercings na boca podem fazer mal, mas isso não é bem uma novidade. O que tem mudado é que, aos poucos, as perfurações, moldes ou colagens de joias em lábios, dentes e língua fazem cada vez mais parte da rotina dos consultórios odontológicos. Calma! Os cirurgiões-dentistas não estão se transformando em body piercing - profissionais que realizam a colocação dos adereços. Quem explica mais sobre isso são os integrantes da Câmara Técnica de Estomatologia do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

“Os piercings podem causar uma série de danos e traumas aos dentes e à mucosa oral. Isso depende da localização, tamanho, forma, aplicação e cuidado. Nosso papel é orientar os pacientes que possuem essas joias a manter um acompanhamento periódico e informá-los sobre os meios para prevenção de doenças causadas pelo uso e manutenção errada da peça”, conta o cirurgião-dentista Wellington Hideaki Yanaguizawa.

Para os profissionais de Odontologia, a prioridade é sempre a saúde e bem-estar de seus pacientes. Por isso, eles alertam que hábitos deletérios, ou seja, aqueles que prejudicam a saúde, devem ser evitados. Isso inclui tocar o acessório com as mãos sujas ou raspar e prender o piercing contra os dentes ou a gengiva, por exemplo, provocando erosões e desgastes do esmalte dentário, sensibilidades e cavitações dentárias, além de retração nas gengivas, consequências mais comuns em perfurações nos lábios, quando uma parte da joia fica na área interna da boca e a outra na externa.

Existem ainda outros perigos, dependendo da escolha. “Os piercings internos podem ser mais danosos, pois aumentam os riscos de traumas e feridas que servirão como porta de entrada para infecções virais e bacterianas”, alerta a cirurgiã-dentista Camilla Vieira Esteves ao falar das peças colocadas na língua, úvula e gengiva. Outros efeitos podem ser língua bífida, sensibilidades e mobilidades dentárias, halitose (mau hálito) e lesões inflamatórias crônicas nos tecidos.

E se o piercing for colado?

A grande questão dos adereços colados, como é feito nos dentes, é a formação do biofilme. A massa de bactérias colonizadoras da cavidade oral pode se instalar ao redor da peça e levar à cavitação do dente por processo carioso. “Se o paciente não tomar os devidos cuidados e realizar a correta higienização, esse acúmulo de placa também pode causar gengivite, uma inflamação que provoca inchaço e sangramento na gengiva, ou até mesmo evoluir para periodontite, que é quando essa inflamação acomete o osso e os ligamentos que estão a redor do dente, sendo capaz de resultar em mobilidades e até a perda dos dentes”, detalha Wellington.

A tendência agora são os grillz

Quem assistiu a um filme de ficção sobre vampiros sabe que as presas podem ser bem realistas. Uma adaptação disso já bem conhecida internacionalmente, principalmente no universo da música, são os grillz, as grades dentárias incrustadas de pedras preciosas. “Chamamos de facetas removíveis, pois elas são adaptadas através de um silicone que se molda ao formato dos dentes. Geralmente, são confeccionadas em ouro, prata ou metal com pedrarias. Por serem feitas de material metálico rígido, o principal problema são as fraturas dentárias com o uso prolongado, disfunções periodontais e infecções oportunistas, como a candidose - um grupo de fungos que pode colonizar a mucosa oral quando não higienizada corretamente. Além disso, se estiver mal adaptado, o acessório pode causar movimentações dentárias, agindo como um aparelho ortodôntico, porém sem planejamento algum”, explica Camilla.

Prata, titânio, aço cirúrgico e outras joias são comumente utilizados nos grillz ou piercings e, mesmo que a maioria deles não cause grandes problemas, alguns pacientes podem desenvolver uma condição chamada Reação Liquenóide de Contato, doença imunomediada em que o organismo apresenta resposta imunológica ao agente alérgeno. Os cirurgiões-dentistas apontam que, “enquanto o fator causador não for retirado, o paciente continuará apresentando lesões avermelhadas acompanhadas por linhas reticulares brancas conhecidas como ‘Estrias de Wickham’ na mucosa que estiver em contato com o material. As lesões podem gerar desconforto, ardência ou dor”, informa Wellington. O ouro é a substância com menos registros desses casos.

Para estar na moda e com a saúde oral em dia é simples: basta manter os cuidados de higiene bucal e procurar um profissional habilitado para as devidas orientações.

Sobre o CRO-SP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto