Logo
Imprimir esta página

Pesquisa brasileira identifica que placa bacteriana presente na boca pode se tornar reservatório de coronavírus

Estudo reforça a ligação da saúde bucal com a saúde sistêmica - Créditos: Envato Imagens Estudo reforça a ligação da saúde bucal com a saúde sistêmica - Créditos: Envato Imagens

Em cerca de 20% dos pacientes avaliados foi detectada presença do vírus no biofilme, trazendo risco de desenvolver a doença

De acordo com uma pesquisa realizada por profissionais da Residência em Periodontia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), o biofilme - placas de bactérias que se acumulam sobre os dentes - pode ser um reservatório de SARS-CoV-2, vírus que causa a Covid-19. Segundo o estudo, o coronavírus foi encontrado em cerca de 20% dos pacientes estudados, o que prova a relevância de considerar a saúde bucal como forma de prevenção da Covid-19.

Para o dentista e especialista em Saúde Coletiva na Neodent, João Piscinini, o estudo reforça a ligação da saúde bucal com a saúde sistêmica. “Já é mais do que comprovado que o cuidado com a boca está diretamente relacionado com o bem-estar do corpo todo, além de estar ligado com diversas outras doenças e sintomas. Mas, com a chegada da Covid-19, veio o alerta, mais uma vez, de que a boca é a porta de entrada de diversos microrganismos para o corpo humano”, ressalta.

Nesse estudo realizado no Hospital das Clínicas de Porto Alegre, 70 pacientes que testaram positivo para a Covid-19 foram submetidos a avaliações do biofilme e, dentre esses, 13 registraram a presença do SARS-CoV-2 na cavidade bucal, justamente os que apresentaram a maior carga viral nos exames. De acordo com a pesquisa, ainda não é possível afirmar se o vírus sobrevive nesse microbioma e se pode se deslocar pelo sistema respiratório ou corrente sanguínea. Mas as perguntas podem levar a novas descobertas sobre o comportamento do coronavírus.

“Quando falamos em vírus e, principalmente, sintomas respiratórios, a população tende a relacionar a contaminação com o canal nasal. Porém, há cada vez mais análises sobre outras portas de entrada do vírus e esses estudos estão sendo aprofundados com novos achados sempre em busca de aumentarmos os cuidados que podem evitar esse contágio”, conta Piscinini.

Prevenção

Para auxiliar na proteção contra a Covid-19, alguns comportamentos simples podem ser adotados. “O básico é sempre essencial, como o uso de máscaras que cobrem o nariz e a boca por completo, higienização constante das mãos, distanciamento físico e, claro, evitar levar ao rosto mãos e objetos que não foram limpos”, explica o dentista.

Além disso, higienizar as mãos antes de escovar os dentes, para garantir uma manipulação segura, trocar a escova de dentes com frequência, além de higienizar e armazenar da forma correta, são ações que podem fazer a diferença. “O cuidado com aquilo que faz parte da rotina de cuidados bucais é primordial em qualquer fase da vida, independentemente da pandemia. Ou seja, estar sempre com as escovas de dente novas, não guardar em locais fechados ou com estojos e capas, mantê-las armazenadas longe das escovas de familiares e, mais que tudo isso, frequentar profissionais que possam realizar limpezas para eliminar a placa bacteriana e cuidar da saúde bucal do paciente são atitudes que mudam a qualidade de vida do paciente”, finaliza.

Sobre a Neodent®

Fundada há mais de 25 anos, a Neodent® é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent® está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 70 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent®️ é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto