Logo
Imprimir esta página

Objetos nos ouvidos pedem auxílio médico imediato

Ao tentar extrai-los sozinhos, pacientes podem causar sérias lesões ao canal auditivo; entenda!

Uma das situações que pode levar as pessoas a um Pronto-Socorro de Otorrinolaringologia é a presença de objetos nos ouvidos. De acordo com o otorrinolaringologista Gilberto Ulson Pizarro, do Hospital Paulista, o incômodo pode ser sensivelmente agravado caso os pacientes tentem resolvê-lo sem auxílio médico, a partir dos chamados “remédios caseiros”.

“Verificamos no Hospital alguns casos de pacientes que tentaram extrair o corpo estranho do ouvido com os dedos, com uma haste flexível ou a partir do uso de alguma substância inadequada, como óleos, por exemplo”, explica o médico.

Nesse caso, corpo estranho pode ser definido como qualquer tipo de objeto introduzido no(s) ouvido(s), intencional ou acidentalmente. Dentre os mais extraídos por otorrinolaringologistas estão grãos, feijões, pequenas pedras, partes de brinquedos, papel, algodão e insetos.

“Boa parte desses objetos está relacionada às crianças pequenas, pois há uma curiosidade natural que as leva a inserir pequenos corpos estranhos em orifícios como ouvidos e nariz. Se os pais não percebem – e isso é muito comum –, o objeto pode se aprofundar no ouvido, ampliando o incômodo da criança”, afirma o Dr. Gilberto.

Portanto, os pais devem ficar atentos se os filhos apresentarem sinais como vermelhidão, inchaço ou secreção no ouvido. Já os pacientes adultos devem evitar “cutucar” os objetos com o objetivo de retirá-los. Se o corpo estranho não sair espontaneamente, é necessário recorrer imediatamente a um otorrinolaringologista, que irá avaliar o caso e fará a rápida e correta extração.

“A extração é um processo simples e pode ser feito de algumas formas, dependendo do tipo e do formato do objeto, além da profundidade no ouvido. Podemos utilizar uma lavagem com água esterilizada ou solução salina e, então, retiramos através de sucção ou objetos adequados para esse tipo de cenário”, completa o médico.

Insetos

Dentre os itens que costumam ser extraídos dos ouvidos pelos médicos são insetos, que geralmente causam maior incômodo. Isso porque a sensação de um pequeno bicho dentro do ouvido e a impossibilidade de retirá-lo, costuma deixar os pacientes naturalmente impacientes.

Em uma situação de desespero, as pessoas não aguentam esperar o auxílio médico e acabam utilizando objetos que podem causar sérias lesões ao canal auditivo. Além disso, o ato de mexer a cabeça bruscamente, na tentativa de retirar o inseto, também pode gerar lesões.

“A presença do inseto, de imediato, pode gerar dores fortes, ruídos ou zumbidos, e também um sentimento de angústia. Em crianças, que geralmente não sabem explicar ou entender o que está ocorrendo, há também uma sensação de pânico, até que ocorra a extração”, finaliza o Dr. Gilberto.

Apesar do incômodo, a extração de insetos dos ouvidos não difere muito dos procedimentos para os demais objetos. A principal diferença é que o médico poderá matar previamente o inseto com um anestésico, álcool ou óleo mineral, de modo que a retirada ocorra mais facilmente. Em todos os casos, o procedimento deve ser realizado por um médico especialista.

Sobre o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia

Fundado em 1974, o Hospital Paulista de Otorrinolaringologia, possui mais de 40 anos de tradição no atendimento especializado em ouvido, nariz e garganta e durante sua trajetória, ampliou sua competência para outros segmentos, com destaque para Fonoaudiologia, Alergia Respiratória e Imunologia, Distúrbios do Sono, procedimentos para Cirurgia Cérvico-Facial, bem como Buco Maxilo Facial.

Em localização privilegiada, a 300 metros da estação Hospital São Paulo (linha 5-Lilás) e a 800 metros da estação Santa Cruz (linha 1-Azul/linha 5-Lilás), possui 42 leitos, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 10 salas cirúrgicas, realizando em média, mensalmente, 500 cirurgias, 7.500 consultas no ambulatório e pronto-socorro e, aproximadamente, 1.500 exames especializados.

Referência em seu segmento e com alta resolutividade, conta com um completo Centro de Medicina Diagnóstica em Otorrinolaringologia, assim como um Ambulatório de Olfato e Paladar, especializado no diagnóstico e tratamento de pacientes com perda total ou parcial dos sentidos. Dispõe de profissionais de alta capacidade oferecendo excelentes condições de suporte especializado 24 horas por dia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto