Logo
Imprimir esta página

Seguros e confiáveis, novos testes rápidos contribuem para diagnósticos e protocolos mais assertivos para COVID-19 e Influenza

Testes que diferenciam essas doenças têm se mostrado importantes para a indicação de isolamento e diminuição do uso indiscriminado de antibióticos

Com a chegada dos dias mais frios, a preocupação com a saúde do brasileiro vai além do contágio pela Covid-19. Na temporada outono/inverno, a contaminação pelo vírus influenza, causador da gripe, também merece atenção. A vacinação é uma medida preventiva fundamental para os dois casos, mas como ambas as campanhas de imunização estão em andamento, a atenção aos sintomas e a testagem rápida mediante o aparecimento deles é importante para a diferenciação das doenças, tratamento e adoção de medidas corretas de isolamento.

“Até o momento, 49.271.180 doses da vacina contra a Covid-191 foram aplicadas e 10,6% da população-alvo está imunizada contra influenza2. Frente a esses números, a testagem continuará sendo muito importante neste período. Ela colabora para que casos do novo coronavírus sejam detectados e isolados mais rapidamente, evitando a propagação do contágio e diminuindo os altos índices de internação”, afirma Daniel Rocha, diretor de Point of Care da Vyttra Diagnósticos, uma das maiores empresas brasileiras na fabricação e distribuição de equipamentos e reagentes para o mercado de diagnósticos. Segundo dados da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), devido à Covid-19, em um ano, o mercado de testes rápidos aumentou mais de 10 vezes e continua em franca expansão.

A testagem também permite tratamentos mais assertivos e contribui para diminuição do consumo desnecessário de antibióticos que, se utilizados em excesso ou de forma indevida, podem gerar bactérias super-resistentes e prejudicar tratamentos futuros. “De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), na pandemia de Covid-19, antibióticos foram administrados para doença leve sem pneumonia ou doença moderada com pneumonia. Além disso, um estudo recente realizado em UTIs de 88 países mostrou que embora apenas 54% dos pacientes tivessem suspeita ou comprovada infecção bacteriana, 70% deles haviam recebido pelo menos um antibiótico seja para fins de profilaxia ou de tratamento3. Por isso, a testagem é extremamente necessária. Afinal, os protocolos para Covid-19 e Influenza são completamente diferentes”, destaca o Dr. Edimilson Migowski, infectologista e professor da Universidade Federal do Rio Janeiro.

Mais acesso e diagnósticos mais assertivos

Pensando em democratizar o acesso da população a diagnósticos mais precisos, rápidos e com alta assertividade, a Vyttra Diagnósticos acaba de lançar um novo teste, o Smart Test COV Ag Combo, que realiza a detecção simultânea e diferenciação de SARS COV2 e Influenza A e B. “Este é um avanço no campo de testes rápidos, já que em apenas 15 minutos é possível oferecer ao paciente um resultado com sensibilidade de 97,06%, 90,48% e 88,57%, respectivamente, para COVID-19, Influenza A e Influenza B”, completa Daniel.

A coleta da amostra é similar aos demais testes de COVID-19: via nasal, nasofaringe ou orofaringe. A testagem pode ocorrer em centros de diagnósticos ou farmácias de todo o Brasil e, a partir deste mês, a solução está disponível nas principais redes de farmácias.

O teste Smart Test COV Ag Combo, da Vyttra Diagnóstico, é o único que utiliza um mesmo cassete, com cavidades distintas, para a testagem de COVID-19 e influenza, otimizando o processo e apresentado um resultado mais assertivo. "Em 2020, o segmento de Point of Care, ou seja, de testes capazes de fornecer resultados rápidos e confiáveis fora do ambiente laboratorial, teve um crescimento exponencial no Brasil, e será central nos investimentos e no crescimento da Vyttra no país. Acompanhamos as tendências do mercado e permanecemos firmes no propósito de desenvolver inovações que façam a diferença na vida das pessoas e contribuam para a soluções de problemas de saúde pública”, finaliza o executivo.

1 MINISTÉRIO DA SAÚDE, Rede Nacional de Dados de Saúde –RNDS. COVID-19 Vacinação Doses Aplicadas. Disponível em: https://qsprod.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html Acesso em: 13/05/2021.

2 MINISTÉRIO DA SAÚDE, Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza - 2021. Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI. Disponível em: https://qsprod.saude.gov.br/extensions/Influenza_2021/Influenza_2021.html Acesso em: 13/05/2021.

3WORLD HEALTH ORGANIZATION. Bull World Health Organ 2020;98:442–442A, Editorials. Disponível em: https://www.who.int/bulletin/volumes/98/7/20-268573/en/. Acesso em: 04/05/2021

Sobre a Vyttra Diagnósticos

A Vyttra Diagnósticos é uma das maiores empresas brasileiras na fabricação e distribuição de equipamentos e reagentes para o mercado de diagnósticos, oferecendo mais de mil itens a laboratórios, hospitais, bancos de sangue, clínicas veterinárias e farmácias de todo o Brasil. A empresa investe continuamente em soluções tecnológicas que traduzam confiança e qualidade, contribuindo para a saúde e o bem-estar dos brasileiros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto