Logo
Imprimir esta página

Cobertura do 8° Encontro - dos lançamentos da OMS ao impacto da COVID-19 sobre as DCNTs

O impacto das doenças crônicas no atual cenário da pandemia e lançamentos de dois materiais internacionais foram destaques do 8º encontro do FórumDCNTs

As doenças crônicas são um dos principais desafios de saúde pública nos países da América, com impactos na qualidade de vida, nos serviços de atendimento e, atualmente, elevado índice de mortalidade de pessoas com essas condições quando infectadas pelo novo coronavírus.

A proposta do FórumDCNTs é identificar prioridades e promover parcerias entre instituições dos setores público, privado e terceiro setor para contribuir ao combate da causa de mais de 75% das mortes no Brasil. “Além de fortalecer os esforços no enfrentamento dessas doenças, o encontro abordou o importante papel das parcerias em saúde nas questões de prevenção, tratamento e controle dessas doenças, dentre elas: diabetes, hipertensão arterial, câncer, doenças vasculares, doenças respiratórias, saúde mental e obesidade”, conta o Coordenador do FórumDCNTs, Dr. Mark Barone, Doutor em Fisiologia Humana pela USP, Especialista em Educação em Diabetes.

Uma das doenças com maior prevalência, o diabetes, possui, atualmente, meio bilhão de pessoas acometidas no mundo. Como o aumento na incidência dessa condição vem preocupando especialistas, o evento também foi palco do lançamento do Global Diabetes Compact no Brasil. O material, produzido pela OMS com a colaboração de especialistas de diferentes setores e países, incentiva ações que contribuem para melhorias de acesso aos tratamentos e uma reconstrução otimizada dos sistemas de saúde, levando em conta o que estamos aprendendo com as experiências da pandemia. “Empoderar pessoas com diabetes e elevar o nível de letramento e educação em saúde em populações de risco pode levar a importantes resultados para a prevenção de DCNTs e suas complicações”, analisa o especialista ao enfatizar que as ações sobre os fatores de risco ainda são limitadas e que vivemos em um ambiente descrito como obeso gênico, pessoas que favorecem comportamentos não saudáveis.

Lançamentos de material da OMS:

Esse cenário revela que a população continua sob risco de desenvolver complicações devido à presença de comorbidades. Por esse motivo, o FórumDCNTs também aproveitou o encontro para lançar outro material estimulando o engajamento das pessoas com DCNTs em processos decisórios. O assunto está no relatório da OMS "Nothing for us, without us", que descreve como e por que engajar pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e alterações de saúde mental ou neurológica, para a efetividade de programas e políticas dedicadas a essas condições.

Além dos especialistas da OMS, Dr. Guy Fones, e da OPAS, Dr. Anselm Hennis, participou do painel internacional a vice-presidente da Aliança Internacional das Organizações de Pacientes (IAPO), Dra. Neda Milevska-Kostova. A moderação foi conduzida pelo Sr. Pedro de Paula, diretor Brasil da Vital Strategies, organização global composta por especialistas e pesquisadores de vários campos do conhecimento que trabalham com governos e outras organizações para enfrentar alguns dos mais difíceis desafios mundiais para a saúde.

COVID-19: Desafios da medicina para tratar pacientes com doenças crônicas e que infectados pelo coronavírus

Durante o 8° encontro, muitos painelistas relataram desafios atuais associados ao fato de os grupos de pessoas com DCNTs terem mais risco de agravamento e morte por COVID-19. Além disso, a Profa. Dra. Deborah Malta (UFMG), uma das principais pesquisadoras de doenças crônicas no país, destacou aumento de comportamentos não saudáveis da população em geral, mas ainda mais pronunciado em pessoas com DCNTs, que relatam também piora de sua saúde. Com isso, os especialistas alertaram para uma aceleração no aumento da prevalência de obesidade e outras DCNTs e desenvolvimento de complicações como doença renal crônica, infarto e AVC entre aqueles que já têm diabetes, hipertensão, dislipidemia e não estão conseguindo atendimento, medicamento ou manter hábitos saudáveis necessários para o manejo dessas condições.

Para mais informações e acesso à gravação de todos os trechos do evento, visite: https://www.forumdcnts.org/post/8-encontro-forumdcnts


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto