Logo
Imprimir esta página

As consequências e impactos da respiração incorreta na saúde bucal

Crianças e adultos que respiram pela boca podem ter complicações

Muitas pessoas desconhecem que fatores externos podem afetar a saúde bucal, entre eles o modo como respiramos. Respirar pela boca pode causar muitas alterações no organismo, pois o ar não é filtrado e nem adequado à temperatura corporal.

Esse hábito pode ocasionar rinites e infecções recorrentes, promovendo ressecamento da mucosa oral, gengival e até mesmo cárie, como alerta a Câmara Técnica de Ortopedia Funcional dos Maxilares do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), presidida pela cirurgiã-dentista Renata Orsi.

A profissional destaca que crianças que respiram mais pela boca do que pelo nariz podem ter a arcada dentária alterada e até mesmo ter o formato do rosto e postura diferenciados. Isso é comum de acontecer. A diminuição de saliva também pode favorecer a proliferação dos microorganismos presentes na boca e causar doença gengival e halitose.

"A boca não foi feita para respirar. A respiração oral certamente provoca dificuldade na deglutição e mastigação pela alteração da posição da língua, que participa exageradamente destes processos alterando a configuração da boca”, explica Renata. Ela garante que esse problema deve ser tratado com atenção.

Entre as soluções estão remover os maus hábitos do dia-dia, ter uma mastigação bilateral e alternada e, quando indicado, realizar tratamentos ortopédicos, atuando diretamente nas alterações promovidas pela respiração nas estruturas faciais e bucais.

Alguns outros problemas podem ser desencadeados devido à respiração pela boca, como ronco e apneia, já que a entrada do ar é prejudicada quando a pessoa deita.

Além disso, o chamado respirador bucal (indivíduo que respira pela boca) costuma ter alteração na postura corporal e isso pode gerar dor nas costas. Nesse contexto, a cirurgiã-dentista ressalta que pode ser importante encaminhar o paciente com esse distúrbio para especialistas como otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, pediatras e alergistas.

“É preciso ficar atento e procurar orientação de profissionais capacitados para solucionar e modificar esse hábito”, conclui a integrante do CROSP.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto