Logo
Imprimir esta página

Qual a relação entre endometriose e câncer ginecológico?

Apesar de se desenvolverem igualmente a partir da proliferação anormal de células, as duas doenças não devem ser confundidas

No próximo dia 7 de maio é celebrado o Dia Internacional da Luta contra a Endometriose. A doença, caracterizada pelo crescimento do endométrio fora da cavidade uterina, atinge 10% das mulheres em idade de reprodução no Brasil, segundo dados da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e estima-se que pelos menos 6 milhões de mulheres sofram com a doença no país.

Mas a partir da identificação da endometriose, é possível a mulher desenvolver o câncer ginecológico? O médico Maurício Simões Abrão, coordenador da Ginecologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo e um dos maiores especialistas em endometriose e cirurgia minimamente invasiva para o tratamento de endometriose, afirma que a relação entre o câncer ginecológico e a endometriose é pequena, constatada apenas em torno de 0,5% a 1% dos casos. “Sabe-se, no entanto, que mulheres com endometriose têm mais chances de desenvolver câncer do ovário, particularmente dos tipos endometrioide e de células claras. Na maioria dos casos, são tumores de bom prognóstico, uma vez que a endometriose desencadeia no organismo reações genéticas que propiciam lesões menos agressivas e com melhor resposta terapêutica”, diz.

Não existem fatores de risco bem definidos que ajudem a explicar a relação entre essas duas doenças e os especialistas também não conseguiram determinar se, nesses casos, é a endometriose que provoca o câncer ou o contrário. Verifica-se, porém, a influência de predisposição hereditária e, de maneira ainda não comprovada, de uma predisposição ambiental vinculada ao estresse.

Relacionado ou não à endometriose, o tratamento do câncer de ovário é o mesmo, envolvendo, na maioria das vezes, cirurgia. Pacientes com tumores com baixo potencial de malignidade (borderlines), particularmente aquelas que ainda não tiveram filhos, podem ser beneficiadas por cirurgias mais conservadoras. Quando o câncer de ovário for invasivo, por mais que possa ter um bom prognóstico, é indicada a cirurgia radical, envolvendo a retirada do útero, ovários, tubas uterinas, gordura abdominal interna (epiplon), linfonodos e outros eventuais focos da doença.

Câncer de endométrio

A endometriose e câncer do endométrio são duas enfermidades completamente diferentes, apesar de ambas serem caracterizadas pelo crescimento anormal do tecido endometrial.

Não existe comprovação científica de que a endometriose esteja diretamente relacionada ao câncer do endométrio. Tumores podem, sim, surgir no endométrio, mas para que isso ocorra não é necessário ter endometriose. Aliás, a maioria dos casos de câncer do endométrio ocorre em mulheres sem endometriose.

O que leva à confusão entre a endometriose e os cânceres ginecológicos é o fato de que, muitas vezes, a endometriose se comporta como um câncer. Cerca de 40% das endometrioses são profundas, isto é, com lesões acima de 5 milímetros de profundidade, e metade desses casos pode ter comprometimento intestinal.

De acordo com o médico da BP, além de estar relacionada a uma pequena parte dos casos de câncer ginecológico, a endometriose também tem relação com alguns tumores não ginecológicos. Este é o caso do melanoma (câncer de pele) e do linfoma de Hodgkin (tipo de câncer hematológico), que se mostram mais prevalentes nas mulheres acometidas pela endometriose. Também não se sabe ainda as razões dessa associação.

“É muito importante que as mulheres com suspeita ou diagnóstico confirmado de endometriose busquem acompanhamento ginecológico especializado. É partir dele que será possível o controle da doença, impedindo inclusive que ela se comporte como um câncer (endometriose invasiva). E, nos casos de associação da endometriose com câncer, o controle médico permitirá a identificação precoce do problema e o tratamento adequado”, finaliza Maurício Abrão.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Reconhecida pela revista Newsweek como uma das melhores instituições de saúde do mundo, a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é um hub de saúde privado que compõe o grupo de 6 instituições de excelência brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), realizando projetos de educação, pesquisa, avaliação de tecnologias, gestão e de assistência especializada voltados ao fortalecimento e à qualificação do SUS em todo o País. São mais de 7.000 colaboradores e 4.000 médicos atuando em 4 endereços na cidade de São Paulo, nos bairros de Bela Vista (2 unidades), Jardim América e Penha.

Os serviços da BP são oferecidos por meio de 4 marcas de serviços hospitalares com foco em alta complexidade e que atendem diferentes segmentos de clientes, e 3 marcas que contemplam serviços de medicina diagnóstica, consultas médicas e atendimentos ambulatoriais e educação e pesquisa. São elas: Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, uma rede de clínicas de diversas especialidades médicas integrada aos demais serviços da BP para cuidar da saúde dos clientes e estimular conversas preventivas sobre a saúde; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto