Logo
Imprimir esta página

Quase 50% dos profissionais nunca falaram sobre saúde mental no trabalho, diz pesquisa da Vitalk e MindMiners

Levantamento com mais de 400 pessoas buscou entender melhor a questão do bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho e o impacto da liderança no atual cenário

A pandemia trouxe a pauta da saúde mental para o ambiente de trabalho. Com o home-office e o isolamento social compulsórios, as pessoas passaram a se informar mais sobre os impactos psicológicos e emocionais no dia a dia. No entanto, ainda há tabus a serem quebrados: 48,4% dos liderados afirmaram nunca ter falado sobre saúde mental no trabalho, e quando essa conversa acontece, ela se dá mais entre colegas de outras áreas (22%) e menos com a liderança (16,9%). Porém, quando perguntado para as lideranças se elas se sentiam confortáveis em falar do tema, esse número foi de 49,7%.

Esses são alguns dos dados obtidos no levantamento Influência das Lideranças na Saúde Mental dos Liderados, realizado pela Vitalk, startup que emprega tecnologia no cuidado da saúde emocional, em parceria com a MindMiners, empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital. O levantamento foi feito com 420 pessoas de diversas regiões do país, de empresas públicas e privadas. O objetivo em trazer líderes (39,3%) e liderados (60,7%) era entender o ponto de vista dos dois lados e, por meio dos resultados, criar práticas para uma melhor qualidade e bem-estar de todos da organização, especialmente na relação entre líderes e suas equipes.

Entre as informações relevantes levantadas pela pesquisa, 41% dos liderados acreditam que o líder tem impactado negativamente em sua saúde mental. Outro dado importante é que mais de 30% dos líderes acreditam que estão pouco preparados para assumirem cargos de liderança. Além disso, para 40% dos liderados, o atributo mais inspirador das lideranças é a preocupação com o bem-estar da equipe, enquanto que o percentual cai para 37% quando a pergunta é feita para os líderes.

O CEO da Vitalk, Michael Kapps, avalia que os números ressaltam a importância das lideranças nas empresas no atual momento, em que as pessoas se veem às voltas com sintomas de ansiedade e cansaço. Para se ter ideia, 90% da amostra - tanto liderados como lideranças - afirmaram que as empresas devem priorizar a qualidade de vida de seus colaboradores. "As pessoas tendem a valorizar e a responder melhor às lideranças que não apenas buscam por eficiência e resultados, mas que também tenham um olhar humanizado em relação à equipe", completa o executivo.

Quer saber mais sobre o tema e como ter melhores práticas?

Acesse bit.ly/infografico_vitalk e baixe gratuitamente o infográfico da pesquisa.

Sobre a Vitalk:

Com a missão de conscientizar, instruir e cuidar da saúde mental por meio da tecnologia, impactando o maior número de pessoas possível, a Vitalk tem solução focada na redução de índices de estresse, burnout, depressão e ansiedade. A versão gratuita do app possui mais de 200 mil downloads e sua solução B2B faz a gestão da saúde emocional de grandes a pequenas empresas, que vai desde o mapeamento da saúde mental do colaborador até o acompanhamento e o tratamento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto