Logo
Imprimir esta página

Terapias ajudam a minimizar os impactos do estresse e da ansiedade na saúde bucal

Cirurgiões-dentistas se especializam para oferecer aos pacientes práticas terapêuticas que auxiliam no tratamento odontológico

Acupuntura, Terapia Floral, Homeopatia. Essas são algumas terapias integrativas e complementares que têm sido utilizadas para auxiliar os pacientes em tratamentos odontológicos, especialmente nesse momento de pandemia em que muitas pessoas chegam aos consultórios relatando problemas como estresse, ansiedade e depressão.

A manifestação desses transtornos pode afetar direta ou indiretamente a saúde bucal, como explica o cirurgião-dentista Helio Sampaio Filho, presidente da Câmara Técnica de Acupuntura do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP). “Esses três estados podem provocar alterações fisiológicas, como a diminuição do fluxo salivar. Isso pode fazer surgir, por exemplo, alguns distúrbios, tais como: halitose, lesões na mucosa bucal (aftas), aumento da presença de biofilme que leva ao aparecimento ou agravação de gengivite e cárie dental”.

Para Mabel Conde, presidente da Câmara Técnica de Terapia Floral do CROSP, muitas emoções disfuncionais podem ocasionar problemas na cavidade oral, assim como no sistema estomatognático de modo geral. “Nessas situações, o uso de ferramentas como as essências florais pode proporcionar o equilíbrio dessas emoções, ajudando a resolver a causa dos problemas apresentados e, consequentemente, aliviando os sintomas”.

Estresse e ansiedade também são responsáveis por muitos casos de bruxismo e dores envolvendo a pressão da mandíbula e dos músculos da face. ”No dia a dia da clínica, temos recebido pacientes com problemas que vão de dores orofaciais a fraturas de restaurações e próteses, durante esse período que tem gerado insegurança e medo”, relata Helio.

De acordo com a cirurgiã-dentista Jussara Giorgi, presidente da Câmara Técnica de Homeopatia do CROSP, infelizmente, as pessoas também descuidaram da higiene bucal nessa pandemia. “A cavidade oral é um reservatório do Sars-CoV-2 e, por isso, deve e precisa ser cuidada. Nesse contexto, a promoção individualizada de higiene oral deve ser valorizada para a recuperação e manutenção da saúde oral das pessoas”, afirma.

Práticas integrativas são aplicadas pelos próprios cirurgiões-dentistas

O paciente odontológico acometido por transtornos emocionais pode ser beneficiado pelas práticas integrativas aplicadas por profissionais de Saúde Bucal habilitados, antes, durante ou após o tratamento dentário. A opção pelo uso da terapia pode ser feita após criteriosa anamnese, que é um um levantamento de dados a respeito da saúde geral e bucal do paciente.

Acupuntura

A Acupuntura é uma das terapêuticas mais antigas do mundo e a especialidade foi reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2015. “A Acupuntura é um método prático, seguro, com baixo custo e sem efeitos deletérios ao organismo”, afirma Helio Sampaio Filho.

Parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a Acupuntura tem como objetivo estabelecer a homeostase do organismo, restabelecendo o equilíbrio geral em seus aspectos físicos, emocionais e espirituais (conceito de saúde em si) através da inserção de finas agulhas em pontos que se encontram em canais de energia (Qi) distribuídos por todo o corpo.

“Desta forma, segundo a Organização Mundial da Saúde, a Acupuntura poderá tratar ou complementar os estados de estresse, ansiedade, depressão e muitas de suas manifestações como dores musculares, apertamento dental, bruxismo, xerostomia (boca seca), entre outros”, diz o cirurgião-dentista.

Helio ressalta, no entanto, que não cabe ao cirurgião-dentista acupunturista diagnosticar a desordem emocional e sim auxiliar no tratamento principal, descrito por um profissional médico, como um psiquiatra.

Terapia Floral

Os cirurgiões-dentistas são habilitados pelo CFO a fazerem uso das essências florais na sua rotina de atendimento, podendo neste momento pandêmico, ser realizado à distância. “O uso dessas essências possibilita retomar à saúde, integrando os padrões emocionais e fisiológicos, produzindo um equilíbrio emocional que possibilita também ao corpo físico curar-se”, explica Mabel. Segundo a cirurgiã-dentista, além de atuar clinicamente nos sintomas físicos apresentados, o profissional sugere a fórmula floral necessária para que as emoções sejam reequilibradas e a saúde física restabelecida, levando o paciente ao conforto físico, mental e emocional.

Para ela, desde que a Terapia Floral foi reconhecida pelo CFO como uma Prática Integrativa e Complementar na Odontologia, em 2008, a classe odontológica passou a ter em mãos uma ferramenta que não apresenta efeitos colaterais e que auxilia na resolução de sintomas físicos que podem ter sido desencadeados pelas mais profundas emoções, muitas vezes despercebidas pelo paciente, trazendo equilíbrio e bem-estar alinhados ao tratamento convencional.

“Nós da Câmara Técnica de Terapia Floral do CROSP, temos sido procurados por colegas que ainda não fazem uso da Terapia Floral, para tratarmos questões emocionais que apareceram anteriormente e/ou concomitantemente aos problemas bucais, principalmente diante da atual situação de pandemia”, afirma Mabel.

Homeopatia

Amplamente empregada em vários países, a Homeopatia vem ganhando espaço também na Odontologia, sendo reconhecida como especialidade pelo CFO em 2015. “A Homeopatia tem a capacidade de devolver o equilíbrio ao paciente e, assim, deixá-lo em condição de se recuperar de inúmeras situações de dano em sua saúde", analisa Jussara Giorgi.

Ela explica que a abordagem homeopática individualiza cada caso para a prescrição necessária. “Precisamos saber quem ele é, como pensa, como age e reage em determinadas situações e assim vamos decifrando onde reside seu problema”.

Segundo a presidente da Câmara Técnica do CROSP, todas as manifestações psicogênicas - distúrbios de origem psíquica - podem ser abordadas pela terapêutica homeopática. “Se o problema tem solução com medicamentos, a Homeopatia poderá participar”, conclui Jussara.

Sobre o CRO-SP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto