Logo
Imprimir esta página

Covid-19 acelerou a digitalização de meios de pagamento no Brasil, afirma Minsait

Estudo aponta que 43,2% dos brasileiros afirmaram ter medo de usar cédulas no atual cenário por conta do risco de transmissão do novo coronavírus

Acelerada pela pandemia, a digitalização dos meios de pagamento está consolidando o uso de dispositivos eletrônicos e impulsionando a transição para uma sociedade sem uso em dinheiro. Essa transição se reflete na maior utilização de sistemas digitais em relação aos mecanismos físicos e tradicionais.

De acordo com o 10º Relatório de Tendências em Meios de Pagamento, da Minsait Payments, uma empresa da Minsait, mais de 50% da população com Internet banking em todos os países analisados reduziu ou abandonou o pagamento com dinheiro. No Brasil, 43,2% dos brasileiros afirmaram ter medo de usar cédulas no atual cenário por conta do risco de transmissão do novo coronavírus.

De acordo com os especialistas, 8 em cada 10 concordam que o processo de abandono do dinheiro tem se acelerado, embora 3 em 10 vejam risco de reversibilidade assim que a pandemia terminar. Além disso, 9 em cada 10 gestores concordam que o impacto que a pandemia teve no uso de pagamentos foi positivo, visto que acelerou o uso de meios digitais de pagamento.

Apesar do otimismo, 1 em cada 4 indica que ainda falta acesso a esses meios digitais de pagamento e cobrança, principalmente na América Latina, onde há um crescimento significativo da atividade bancária e onde a população parece estar indo mais rápido do que a adaptação a esses sistemas.

O Relatório de Pagamentos Minsait reúne as opiniões de mais de 80 executivos do setor bancário, bem como as recolhidas em 4.400 pesquisas à população bancária na Espanha, Portugal, Reino Unido, América Latina e Itália.

O relatório completo está disponível em: https://mediosdepago.minsait.com/pt

O cartão, o meio de pagamento principal, mas com mudanças

Neste contexto de transição, o cartão continua a ser o principal meio de pagamento de compras em todos os países, ao mesmo tempo que prossegue o crescimento do mobile payment, das carteiras digitais e dos pagamentos por conta. Por outro lado, há, associada à crise econômica derivada da pandemia, uma diminuição generalizada da posse de cartões de crédito. O Brasil é um dos países da América Latina que mais usa esta ferramenta, tanto para compras de baixo valor (55,5%) e alto valor (55,8%).

Apesar disso e ao contrário do que acontece na América Latina, a Europa aumenta a frequência de utilização em todas as operações. No que diz respeito à modalidade de débito, é de salientar que continua a ser o grande protagonista em termos de apetrechamento da população na maioria dos países.

As compras são transferidas para o e-commerce e o protagonismo do celular cresce

Outro efeito da Covid-19 é a transferência das compras para o comércio eletrônico, que tem sido reforçada pelo aumento da frequência das operações entre os consumidores que já adquirem produtos online. Na América Latina esse aumento é mais evidente, com percentuais que variam entre 50% e 63%. Já na Europa, 42% dos espanhóis declaram comprar agora com maior frequência, embora atrás do Reino Unido (44%), Itália (46%) e Portugal (47%).

Outro aspecto interessante é o impulso que o uso do smartphone recebe para compras pela Internet, principalmente na América Latina. A Espanha lidera este crescimento na Europa, passando de 50% em 2019 para 60% em 2020, equiparando-se à utilização de computadores pessoais para este propósito.

Por fim, há um consenso sobre a aplicação do fator de dupla autenticação para pagamentos online, mas com intensidades diferentes. Assim, os bancos espanhóis e italianos são os que mais priorizam a segurança, razão pela qual 60% preferem que sua instituição financeira solicite um segundo fator de autenticação sempre e em cada uma das operações.

Sobre a Minsait Payments

A Minsait Payments é a subsidiária de meios de pagamento da Minsait que oferece recursos de processamento e soluções inovadoras de pagamento digital. Os serviços especializados da Minsait Payments são transversais a todos os mercados, incluindo soluções específicas para instituições financeiras, Fintechs, Varejistas, companhias aéreas e empresas do setor de Petróleo & Gás.

A subsidiária Minsait possui mais de 25 anos de experiência e uma equipe de mais de 1.000 profissionais especializados em pagamentos. Atualmente oferece serviços em mais de 15 países e processa mais de 220 milhões de cartões em todo o mundo.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento do setor, que é complementado por sua alta capacidade de integração do mundo core com o mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital, e sua flexibilidade. Com isso, foca sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções ponta a ponta, com notável segmentação, o que permite alcançar impactos tangíveis para seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. As suas capacidades e liderança estão demonstradas na oferta de produtos, sob a designação Onesait, e na oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.500 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto