Logo
Imprimir esta página

Novas variantes da Covid-19: é preciso mudar as medidas de proteção?

Depois de mais de um ano de pandemia da covid-19, o Brasil e o mundo se deparam com o surgimento de novas cepas do vírus. Apesar de algo esperado, já que é natural que esses organismos sofram mutações, o anúncio da circulação de novas variantes causa dúvidas quanto ao seu impacto no organismo, taxa de transmissão e possíveis mudanças nos protocolos de proteção à doença.

A infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Paula Peçanha, explica que já está comprovada a maior taxa de transmissão das novas variantes encontradas no Brasil, classificadas como P1 e P2. “O poder de contágio dessas variações do vírus da covid-19 é maior e, portanto, elas infectam mais rapidamente as pessoas. Com esse cenário, temos que manter o alerta e os cuidados contra a doença para evitar a contaminação e a disseminação destas cepas”, alerta.

Para entender os riscos e os cuidados necessários neste contexto, a especialista elenca as principais dúvidas sobre o assunto e as responde:

Novas medidas de proteção devem entrar na rotina?

Devemos manter o protocolo já conhecido e reforçá-lo durante todo esse período. Ou seja, distanciamento social, higienização frequente das mãos e uso de máscaras seguem essenciais. Se possível, há recomendação para o uso de duas barreiras de proteção nas máscaras para elevar a segurança contra as variantes. Quem não tem chance de adotar essa medida, deve garantir que a máscara esteja corretamente posicionada no rosto, cobrindo boca e nariz, sem deixar frestas nas laterais. Além disso, é importante trocar a peça sempre que estiver úmida.

O exame PCR detecta as novas cepas?

Sim, as variantes brasileiras são detectadas pelo exame PCR que temos disponível. Mas vale lembrar que existe um período dentro da evolução da doença em que pode ocorrer um resultado negativo, mesmo com a infecção já presente. Geralmente isso ocorre na fase inicial dos sintomas e, posteriormente, no décimo dia após o início dos sinais. Isso não se deve às novas cepas, mas é um alerta para não usarmos o teste como um passaporte para realizar aglomerações e descartar medidas de proteção.

É preciso se vacinar mesmo com o surgimento de variantes?

Sem dúvida. Devemos lembrar que o vírus original da covid-19 não deixou de circular, apenas ganhou a companhia de variações mais transmissíveis. Além disso, estudos preliminares das vacinas aprovadas no Brasil mostram que elas têm eficácia contra as variantes. Portanto, a vacinação segue sendo essencial e segura para o controle da pandemia e para a queda no número de mortes da população.

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atende em mais de 50 especialidades. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e estar no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil 2020 e em primeiro lugar na categoria Saúde - Hospitais, conquistado por quatro anos consecutivos.
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto