Logo
Imprimir esta página

Higiene bucal no confinamento: será que só os brothers têm negligenciado a saúde da boca?

Especialista alerta para a importância da manutenção dos hábitos de escovação, tanto para quem está na casa mais vigiada do Brasil quanto para quem segue confinado por causa da pandemia

O Brasil dispõe de uma das melhores práticas clínicas odontológicas do mundo. Mas, ainda que tenhamos as melhores técnicas e profissionais, tanto para cuidar da saúde bucal quanto para melhorar a estética dentária, muitos parecem ignorar algumas orientações básicas para evitar problemas e constrangimentos. É o que se nota, por exemplo, entre os participantes do BBB 21. Ao que parece, alguns não estão muito preocupados com a higiene da boca.

O confinamento na casa do BBB 21 traz alguns alertas a respeito da higiene bucal. Mas não só os famosos participantes estão sujeitos a deixar seus bons hábitos de lado porque passam por uma drástica alteração de rotina. Durante o isolamento social, sem agenda social e horários definidos para acordar, trabalhar, fazer as refeições ou tomar banho, por exemplo, muitas pessoas têm negligenciado o trato da saúde bucal. E menos escovação somado à uma má alimentação - rica em carboidratos e açúcares, consumo que aumentou com a ansiedade de estar em casa - é um risco em potencial para danos aos tecidos bucais.

De acordo com o cirurgião-dentista Camillo Anauate-Netto, conselheiro do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), os hábitos de higiene bucal devem ser rigorosamente mantidos independentemente de estarmos ou não com a agenda normal. “A boca é o segundo local do corpo humano que tem mais bactérias, atrás apenas do intestino grosso”, destaca o profissional que também é membro da Câmara Técnica de Dentística do CROSP.

Para evitar o desenvolvimento das placas bacterianas e da cárie dental, é preciso estar atento à correta higiene bucal, que deve ser feita três vezes ao dia por meio da escovação com creme dental, uso de fio dental ou escovas interdentais calibradas, e escovas especiais ou raspadores de língua. No entanto, se o problema já existe, a única solução é recorrer ao cirurgião-dentista para a realizar a limpeza profissional, com remoção dos agentes agressores.

Entenda as causas do mau hálito

No BBB 21, o mau hálito foi um problema que repercutiu entre os companheiros de confinamento. Vale ressaltar que 95% dos casos de halitose que têm origem na boca é decorrente justamente da precária higiene bucal que gera problemas como cárie dental, doenças gengivais e a saburra lingual, causas comuns para o mau cheiro.

De acordo com Camillo Anauate-Netto, 90% dos pacientes que se queixam de mau hálito desenvolvem mudanças no comportamento, sentimento e pensamento. “É comum que eles interpretem gestos normais de outras pessoas, como passar a mão no nariz ou oferecer-lhes uma bala, como se fossem reações negativas ao possível mau hálito. Muitos desenvolvem sintomas típicos de ansiedade social.”

Não faça como os brothers

A mudança dos hábitos e a falta de escovação decorrentes de um confinamento prolongado podem acarretar outros problemas além de mau hálito, cárie e doenças gengivais, como as aftas na mucosa, que podem ser causadas por resíduos de alimentos que ficam ali depositados por longas horas.

O cirurgião-dentista do CROSP alerta ainda sobre a herpes labial, uma infecção viral que pode ser desencadeada pelo estresse, comum nessas situações que impõem mudanças na rotina. “Como prevenção, a melhor alternativa é manter a boa higienização, que favorece o sistema imunológico e diminui o risco de outras lesões.”

Enxaguante bucal resolve?

Alguns participantes do programa têm substituído a escovação por um simples bochecho com enxaguante bucal, mas isso não assegura a correta higiene da boca e dos dentes. “O enxaguante tem ação irrelevante quando comparado à higienização mecânica; serve apenas para proporcionar alguma ação antisséptica e um hálito com sabor diferenciado. Quem confia excessivamente no enxaguante bucal corre mais risco de cárie e doença gengival”, explica Camillo.

O enxaguante bucal deve ser recomendado pelo cirurgião-dentista quando a pessoa realmente necessita, em função de processos inflamatórios ou infecciosos.

Como fazer a higienização correta

Camillo Anauate-Netto diz que existem duas formas de se higienizar a boca, a social e a técnica. “A social é aquela que fazemos de forma rápida, apenas com a escova dental. Já a técnica é a que fazemos de forma correta, utilizando também o fio dental, observando a limpeza da língua com um raspador e, em casos especiais, um enxaguante bucal. O correto é fazer a escovação técnica três vezes ao dia. Uma boa escovação não se faz em menos de 6 minutos.”

Depois da escovação, é preciso seguir um protocolo para guardar e manter a escova em boas condições. A recomendação é lavar a escova dental abundantemente em água corrente, até que nenhum resquício de creme dental fique depositado. Após isto, fazer a secagem com papel absorvente e guardá-la, individualmente, em recipiente fechado. “É de boa prática também borrifar solução de clorexidina a 0.12% como ação bactericida e trocar a escova em, no máximo, três meses”, orienta.

Sobre o CRO-SP

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) é uma autarquia federal dotada de personalidade jurídica e de direito público com a finalidade de fiscalizar e supervisionar a ética profissional em todo o Estado de São Paulo, cabendo-lhe zelar pelo perfeito desempenho ético da Odontologia e pelo prestígio e bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente. Hoje, o CROSP conta com mais de 145 mil profissionais inscritos. Além dos cirurgiões-dentistas, o CROSP detém competência também para fiscalizar o exercício profissional e a conduta ética dos Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária. Mais informações: www.crosp.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto