Logo
Imprimir esta página

Suco de Uva: Um delicioso aliado ao fortalecimento do sistema imunológico

Substâncias presentes no suco de uva ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e inflamatórias e fortalecem a imunidade.

Em tempos de pandemia de COVID-19, a preocupação com a saúde é sem dúvidas universal. Manter uma alimentação saudável e rica em diferentes componentes é indispensável. Dentre os alimentos que devem fazer parte de uma dieta balanceada está o suco de uva, que possui propriedades anti-inflamatórias e auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, podendo ajudar na defesa contra alguns vírus e bactérias.

De acordo com a consultora técnica da Associação Brasileira dos Elaboradores de Suco de Uva Puro e biomédica, mestre e doutora pela Universidade de Caxias do Sul e pós-doutora pela Georgetown University, Caroline Dani, a ação de fortalecimento imunológico pelo suco de uva acontece devido à presença de polifenóis, substâncias produzidas pela própria videira e que são transferidas para a bebida durante a elaboração. “Os polifenóis possuem importante atividade antioxidante, anti-inflamatória e auxiliam no equilíbrio das bactérias intestinais, auxiliando assim na prevenção de doenças do coração, neurodegenerativas, câncer, e melhoram as defesas imunológicas.

O que dizem as pesquisas:

Um estudo realizado em 2011 por Cheryl A. Rowe avaliou 85 adultos saudáveis, sendo que parte do grupo recebeu 360 ml de suco de uva durante nove semanas e o restante recebeu um placebo. Os autores observaram um aumento de 67% na produção de um tipo específico de célula imune, a célula Gamma delta T, no grupo de suco de uva em comparação com o grupo placebo. (Este tipo de célula T detecta patógenos potenciais e alerta o sistema imunológico para responder.) Foi constatado também que os indivíduos que consumiram o suco de uva apresentaram níveis significativamente mais elevados de vitamina C sérico, que funciona como um antioxidante, tornando o sistema imunológico saudável.

Principais benefícios:

O suco de uva possui em sua composição de 1,5 a 3,0 gramas por litro de minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, zinco etc., contribuindo de forma eficaz para o suprimento de minerais essenciais à manutenção e ao bom funcionamento do organismo. Além disso, dentre a grande variedade de substâncias que compõe o suco de uva, estão presentes as antocianinas, resveratrol, catequina, epicatequina, procianidinas e ácido ascórbico, todos componentes antioxidantes, ou seja, capazes de neutralizar os radicais livres, minimizando o estresse oxidativo.

O consumo desses nutrientes promove, segundo apontam evidencias científicas dos estudos de Manoel Miranda Neto (2017) e Isabela Maia Toaldo (2016), uma melhor modulação de importantes parâmetros fisiológicos como: funções vasculares e plaquetária; pressão sanguínea; processos inflamatórios e disfunções endoteliais.

Estudos recentes, publicados pelo grupo da Pesquisadora Caroline Dani, demonstram que o suco de uva é um excelente aliado ao combate as alterações associadas às doenças neurodegenerativas, como o Parkinson.

Ainda, muito promissor é o consumo de suco de uva por praticantes de atividade física, visto que o suco funciona como repositor energético e antioxidante, minimizando possíveis danos após a prática de exercícios.

Abaixo, listamos os principais efeitos positivos do consumo de suco de uva no organismo:

Fonte: Dra. Caroline Dani

Tipos de suco de uva:

É importante lembrar que existem diferentes tipos de suco de uva disponíveis no mercado. Na dúvida sobre qual produto levar para casa, a orientação para o consumidor é que leia sempre os rótulos para identificar qual opção oferece os melhores benefícios.

Buscando facilitar a vida do consumidor nesse sentido, foi desenvolvido pela Associação Brasileira de Elaboradores de Suco de Uva Puro o Selo Suco de Uva Puro, que certifica os produtos que contém uva e nada mais, garantindo assim, um produto capaz de oferecer 100% dos benefícios da fruta sem adição de qualquer outro componente. Os tipos de suco de uva que podem ser encontrados nas prateleiras dos supermercados são:

Suco de uva puro: suco 100% uva e só uva, sem adição de água, açúcar, corantes, conservantes ou antioxidantes (produto químico utilizado na produção do suco para evitar a oxidação do produto)

Suco de uva integral: suco 100% uva, sem adição de água e açúcar, mas pode conter conservante ou antioxidante.

Suco de Uva 100%: Mais conhecido como suco reconstituído, proveniente de suco concentrado e com adição de água. Pode conter açúcar, conservante ou antioxidante.

Néctar: Bebida com sabor uva, possui obrigatoriamente 50% de uva em sua composição, além de adição de água e açúcar. Pode ter conservante ou antioxidante.

Bebida: sabor uva e contém, pelo menos, 30% de uva. Contém água e açúcar e com possibilidade de adição de conservante ou antioxidante.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto