Logo
Imprimir esta página

Como você tem cuidado da sua Saúde Mental?

Essa pergunta deveria ter um espaço essencial em seu dia, uma vez que se a mente não está saudável, o corpo não está saudável, interferindo assim na produtividade no trabalho, nas relações sociais e na sua relação consigo.

Mas você pode estar se perguntando: o que é afinal Saúde Mental?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a definição de saúde mental é como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.

Nesse sentido, desfrutar de uma vida com Saúde Mental, não se resume a não ter doenças e enfermidades, mas sim ter hábitos de vida que contemplem práticas positivas que proporcionarão uma vida equilibrada nos aspectos físico, mental e social.

Agora, você pode estar criando histórias em sua mente que justifiquem os motivos e razões de não ter hábitos saudáveis e positivos em sua vida, alguns exemplos: não tenho tempo, não gosto de academia, não tenho paciência para meditar.

Verdade todas as crenças?

E se você fosse prioridade em sua vida?

E se você organizasse melhor o seu tempo?

E se você destinasse o tempo que fica nas redes sociais para cuidar de si?

Seja bondade consigo mesmo: exercite a bondade consigo mesmo, faça boas escolhas para você, escolha aquilo que é leve, se autorresponsabilize pelas suas escolhas, mudanças e vida. Lembre-se só você sabe o que é verdade para você.

Muitas vezes esperamos que outras pessoas sejam bondade conosco, que cuidem de nós e zelem por nossa vida. Isso não funciona, só quando você começa a ser essa bondade para si e exigir isso para si, é que o mundo ao seu redor fará o mesmo.

Escolha um estilo de vida saudável: perceba que é essencial que você ressignifique o seu estilo de vida. Cuidar da sua saúde mental, física e social não se restringe a um período de dieta, um período de exercício, um período de psicoterapia ou a um e outro evento social. Para você ter qualidade de vida e desfrutar de uma vida com bem-estar, entenda que essas práticas precisam fazer parte do seu dia a dia, por toda a sua vida, não por breves períodos, é essa escolha que fará você manter o equilíbrio em sua vida. Por isso, comece aos poucos, vá acrescentando a sua rotina práticas positivas, pratique e treine até que seu cérebro programe aquela prática como algo automático.

Faça exercícios físicos: se você não gosta de acadêmica, tudo bem! Há infinitas possibilidades de práticas físicas que você pode escolher. Escolha aquela que mais corresponda com o seu perfil, por exemplo yoga, pilates, dança, boxe, musculação, pedal, natação, entre outras. Basta escolher e incluir na sua rotina! A prática de exercícios físicos estimula a liberação em nosso corpo dos hormônios da felicidade, que trazem bem-estar como a dopamina. Além disso, a prática de atividade física pode ser uma válvula de escape para a rotina acelerada da atualidade.

Exercite a gratidão: coloque o foco naquilo que está funcionando em sua vida, onde você coloca o seu foco é onde as coisas crescem. Se você coloca seu foco apenas naquilo que deu errado e que não está funcionando, é mais disso que terá em sua vida. Sua mente cria a sua realidade. Agradeça! Cada pequeno detalhe, cada pequeno milagre que acontece em seu dia, a cama que você tem para dormir, a água que tens para beber o ar que tens para respirar. Quanto mais você agradece, mais coisas positivas irão se manifestar em sua vida.

Pratique a meditação: a meditação é uma prática comprovada cientificamente pelo professor Jon Kabat-Zinn, da Universidade de Massachusetts. Com a prática frequente da meditação, você reduz a quantidade de pensamentos que passam em sua mente por dia, dessa forma é possível ter mais clareza e tranquilidade para administrar as emoções nas situações cotidianas. Pratique! E se coloque como prioridade em sua vida.

Faça uma higiene mental: atente-se para a quantidade e a qualidade de informações que você absorve no seu dia. Tudo que você lê, vê, ouve e experiencia sua mente capta. Veja se é leve para você todas as informações que você tem absorvido, busque fontes confiáveis, não se compare com os padrões e a perfeição que são postados nas redes sociais, a vida real é diferente do que está na internet. Lembre-se de que nas redes sociais olhamos apenas o melhor ângulo das pessoas e situações. A busca incessante pela perfeição tem adoecido as pessoas. Não se julgue, se ame do seu jeito diferente de ser. São as diferenças que tornam esse mundo extraordinário. Você é um presente para esse planeta, se reconheça assim.

Pratique o egoísmo vital: pense em você! Aprenda a dizer não, quando necessário.

Se coloque em primeiro lugar em sua vida, lembre-se, se você não for responsável pela sua vida e não fizer escolhas por você e para você, quem fará? Se pergunte: Como eu gostaria que minha vida fosse? Quais escolhas trariam mais leveza para a minha vida?

Procure ajuda profissional: iniciar um processo psicoterapêutico não é um sinal de fraqueza e sim de autocuidado. É nesse acompanhamento que você desenvolverá seu autoconhecimento, podendo assim perceber como administrar melhor suas emoções, melhorar seu desempenho profissional, fortalecer relacionamentos e desenvolver o amor-próprio, entre muitos outros benefícios para a sua saúde emocional.

Essas dicas são preciosas para que você crie uma vida extraordinária!

Então, vamos lá! Pratique e intensifique essas práticas. Mas perceba que, fazer um dia e dizer que não funciona não vale. Alguns estudos dizem que para que um novo comportamento se torne um hábito ele precisa ser feito todos os dias, por pelo menos 21 dias seguidos.

Agora é com você!

Seja responsável por você e exerça o autocuidado!

Kelly Luana Molinari

Psicóloga, Tutora da UNIASSELVI e Especialista em MBA em Gestão de Pessoas e Coaching

REFERÊNCIAS
KABAT-ZINN, Jon. Atenção plena para iniciantes. Editora: Sextante, 2019.
SELIGMAN, Martin. Florescer. Editora: Objetiva, 2011.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto