Logo
Imprimir esta página

O médico legista nos processos criminais

Artigo do Dr. Marcelo Campelo

A profissão médica tem muitas especialidades. Desde profissionalizações que tratam do coração até mesmo dos ossos, a medicina é dividida em diversas áreas, para que, juntas, consigam cuidar dos tratamentos do corpo todo. Por serem muitas, existem algumas especialidades médicas que tampouco conhecemos, de modo que só tomamos conhecimento da sua existência em momentos de precisão, como é o caso do médico legista.

O médico legista é um profissional que trabalha para esclarecer aos operadores do direito questões de natureza médica. Em outras palavras, o especialista deve mostrar as evidências que levaram o paciente ao óbito. Nessa profissão, muito além da medicina pura e simples, deve-se também responder a outros profissionais, como juízes e promotores, já que é muito comum casos judiciais envolverem a necessidade do conhecimento da causa da morte de algum paciente.

Em um caso de homicídio, por exemplo, o médico legista pode apurar a hora da morte, a sua causa, que, no processo penal são informações fundamentais para instruir a acusação e a sentença. A importância de se saber a hora e a causa, podem, não raras vezes, levar a uma absolvição e ao real conhecimento da verdade, de modo a acusar os legítimos culpados e desculpar inocentes.

Não só em homicídios, o médico legista atua em casos sensíveis, como abuso de menores, no qual o seu laudo serve para verificar se a criança sofreu ou não abuso sexual e quais as suas consequências físicas. Também tem fundamental importância nos casos de agressão, quando analisa as lesões corporais para qualificar o crime em leve, médio, grave e gravíssimo.

Portanto, nos crimes contra à pessoa, contra idosos, contra a dignidade sexual e contra às crianças, a participação do médico legista é por muitas vezes um ponto de esclarecimento e solução do caso. Para conhecer a verdade e para que a justiça seja feita da melhor forma possível, desse modo, é essencial que um médico legista dê a sua opinião profissional sobre determinado caso.

Muito mais do que apenas um profissional da saúde, o médico legista é responsável pela transparência e a propagação da verdade no âmbito jurídico e da saúde, fazendo, portanto, uma ponte entre essas duas especialidades.

Serviço: Dr. Marcelo Campelo
OAB 31366
Advogado Especialista em Direito Criminal


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto