Logo
Imprimir esta página

Qual a relação entre dor nas costas e a pandemia?

Especialista em saúde da coluna comenta principais aspectos

Desde o início da pandemia, a dor nas costas ocupou uma posição de destaque na vida dos brasileiros. Entre as causas mais comuns estão relatos de pacientes afetados pela COVID-19, mas também toda uma alteração na rotina de adultos e crianças.

O Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna no Hospital Sírio-Libanês comenta que “há um conjunto de fatores que levam à maior busca por diagnóstico e controle de dores nas costas nos consultórios, como: ergonomia incorreta para adaptação do trabalho em casa, estresse, falta de alongamento, sedentarismo, excesso de tempo em aparelhos eletrônicos, além da própria evolução de doenças da coluna dentro deste cenário de pandemia”, observa.

Com cerca de três meses do primeiro relato do novo coronavírus no Brasil, após bater recorde nas buscas do Google e elencar a pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) que registrou manifestação em 40% dos entrevistados que não tinham qualquer problema na coluna, a dor nas costas continua uma constante preocupação de saúde pública. Isso levou a Associação Internacional para Estudos da Dor (IASP) a promover a Campanha Global 2021 Ano da Dor nas Costas, com o objetivo de conscientizar jovens e adultos sobre prevenção e gerenciamento da dor, além de reunir informações científicas e colaborar com as comunidades interessadas.

“Historicamente, a coluna lombar é a mais atingida por dores, com cerca de 70% das vezes, mas a cervical tem disputado espaço, sobretudo por adultos e crianças passarem longas horas com a cabeça inclinada para a frente, em exposição a jogos, leituras em eletrônicos ou mesmo em livros físicos”, explica o ortopedista.

Para o Dr. André, salvo em caso de doenças na coluna, medidas preventivas são importantes ferramentas para evitar dores nas costas, manter a coluna saudável e também auxiliar um pouco no controle da dor já instalada.

“São pequenos hábitos possíveis de serem incorporados à rotina e refletem na qualidade de vida dos indivíduos, como:

Ter apoio total às costas e pés, ao sentar

Agachar para usar a força das pernas ao pegar objetos no chão

Elevar dispositivos eletrônicos e livros à altura dos olhos

Parar as atividades a cada hora, beber água e fazer um rápido alongamento

Alimentar-se bem

Fazer atividades físicas por pelo menos 30 minutos, mesmo em casa

Tomar sol por pelo menos 20 minutos ao dia

Buscar atividades de meditação e relaxamento para gerenciar o estresse, entre outras recomendações.”

Caso estas recomendações não funcionem, a coluna pode já apresentar alguma patologia, por isso é importante estar atento e, em caso de necessidade, procurar um médico. Na impossibilidade de ir até uma consulta presencial, é possível contar com as opções de telemedicina.

SOBRE O ESPECIALISTA: Dr. André Evaristo Marcondes – Ortopedista Especializado em Coluna - Formado pela Universidade de Marília, fez residência médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital do Servidor Público Municipal (SP) e é Especialista em Cirurgia da Coluna pela Faculdade de Medicina do ABC. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Coluna (SBC) e da North American Spine Society (NASS). Atualmente, atende no Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, AACD e Neuro Ortho Spine Center (N.O.S.).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto