Logo
Imprimir esta página

Nutricionista dicas para fortalecer o sistema imunológico

Moradora da zona oeste, taquara, Renata Branco, nutricionista clínica e esportiva e Diretora da Clínica Health Esthetic, na Taquara ,Estrada do Tindiba 2396, Jacarepaguá e Barra da Tijuca, Avenida Evandro Lins e Silva 840, dá algumas dicas para fortalecer o sistema imunológico tendo como base a alimentação. "Devemos ter alguns cuidados com a alimentação, existem alguns alimentos que contribuem com nutrientes e compostos bioativos que podem nos ajudar como por exemplo:

– Repolho: fonte de glutationa, um poderoso antioxidante que melhora a função das células imunes.
– Alho: tem função imunoprotetora, além de fornecer selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças.
– Amêndoas: ricas em vitamina E e vitaminas do complexo B, ajudam a proteger o sistema imune da oxidação, principalmente em situações de estresse.
– Batata doce: rica em betacaroteno, precursor de vitamina A, é um nutriente fundamental para o sistema imunológico. Pode ser usada no lugar do pão no café da manhã, cozida, ou em purê e sopas.
– Shitake: rico em vitaminas do complexo B que ajudam na proteção do corpo, também oferece efeitos antivirais e antibacterianos, dando um super reforço à imunidade.
– Orégano: ótimo contra intoxicações alimentares, contém carvacrol, que ativa as defesas do corpo. Para garantir os seus benefícios, deixe para salpicá-lo só depois do pronto já pronto.
- Gengibre: Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.
– Erva Dente de Leão: aumenta a resposta imune e a produção de óxido nítrico, melhorando a oxigenação dos tecidos. Utilize na forma de chá, com 1 colher chá para 1 xícara de água aquecida.
– Frutas cítricas: fontes de vitamina C, são responsáveis pela cicatrização de feridas, fraturas e contusões, e atuam no processo inflamatório e na integridade das mucosas. Consuma em forma de sucos ou frutas in natura.
- Própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e estimular receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.
- Óleo de coco -o ácido láurico e o ácido cáprico, presentes no óleo de coco tem propriedade de modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, uma forma indireta de ele contribuir com a imunidade está na melhora do trabalho do intestino ao eliminar as bactérias ruins.

Vale a pena perder um tempinho para fazer umas sopinhas e congelar para o seu dia ficar mais prático. Utilize legumes e verduras frescas, carne magra ou frango e temperos naturais .

Panqueca Funcional
2 col sopa de flocos de aveia
1 col sopa de semente de chia
2 ovos
1 col de sopa de psyllium

Hidratar a chia em 1 xícara de água.Misturar todos os ingredientes e preparar os discos da panqueca em uma frigideira untada com azeite.

Escabeche de legumes:

Tomate cereja 1 xícara
Abobrinha japonesa 1 und
Ameixa seca sem caroço 1 xícara
Vinagre de maçã 1 xícara
Azeite extra virgem 1 xícara
Cebola 1 und
2 dentes de alho picado
1 pimentão vermelho
1 talo de alho poró
Manjericão a gosto
Orégano a gosto
Sal a gosto

Picar abobrinha, pimentão, cebola em cubos pequenos, picar o tomate ao meio. Fatiar o talo de alho poró. Colocar os ingredientes na panela e adicione o manjericão, orégano, sal a gosto, o vinagre, a ameixa e o alho picado. Colocar 1/4 de xícara do azeite e deixar em fogo brando até que os ingredientes amaciem. Quando estiver pronto acrescente o restante do azeite extra virgem e mexa delicadamente. Espere esfriar e armazene em uma vasilha de vidro na geladeira.

Podendo ser recheio de panqueca ou como antepasto.

Jaqueline Maia, moradora do Recreio dos Bandeirantes, falou sobre os benefícios do tratamento"Comecei meu tratamento há quatro anos, logo após o nascimento de meu filho Bento, minha segunda gestação onde engordei 12 kg. Foi então que aderi a uma alimentação saudável o que me trouxe qualidade de vida e perda de peso. Mudou tudo! Humor, a pele e consequentemente fortalecer meu sistema imunológico"


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto