Logo
Imprimir esta página

Máscaras caseiras são apontadas como inseguras contra a Covid-19

Com o surgimento de novas cepas do vírus, países europeus endureceram as regras para o uso de máscaras, proibindo as de pano e de tecido sem filtro e recomendando as cirúrgicas/médicas como sendo as que realmente protegem

Não é de hoje que se sabe que as máscaras caseiras de qualquer tecido sem filtro, mesmo com três camadas, não oferecem uma real proteção contra o novo coronavírus quando comparadas às máscaras cirúrgicas de tripla proteção e filtro meltblown, que são apropriadas tanto para uso médico/hospitalar como para uso civil. Na Europa, países como Alemanha, Áustria e França já baniram o uso das máscaras caseiras, por um motivo urgente: conter a transmissão das novas cepas do vírus, que são mais contaminantes.

Com o surgimento de uma nova cepa no Brasil, identificada primeiramente na Amazônia e que já está sendo disseminada por todo o país, o Dr. Jorge Luiz Araújo Filho, consultor da máscara Pradix e do e-commerce Máscara Delivery Original, faz um apelo: “As máscaras caseiras de pano devem ser trocadas urgentemente pelas cirúrgicas, para que possamos conter a pandemia. Repito: já passou da hora de aposentar a máscara de pano. As pessoas precisam entender que, no contexto geral, trata-se de uma questão de vida ou morte, então o que pudermos fazer para diminuir o número de mortes e infecções é extremamente válido”, afirma o Dr. Jorge Luiz.

A superioridade das máscaras cirúrgicas de tripla camada, com filtro meltblown, com relação às de pano e caseiras, se dá por uma série de razões. O especialista em Biossegurança lista os motivos que o levam a defender o uso mais amplo da máscara cirúrgica de uso civil no Brasil:

- As máscaras cirúrgicas de tripla camada com filtro meltblown, como as da marca Pradix, são industriais, ou seja, são fabricadas e testadas especialmente para oferecer mais de 96% de proteção na retenção de partículas, inclusive aerossóis, mantendo um maior conforto respiratório. Elas são indicadas para o uso diário, porém devem ser trocadas sempre que ficarem úmidas e são a melhor opção em proteção e fluxo respiratório para que a pessoa proteja a si mesma e aos outros da Covid-19, com maior conforto respiratório (o que leva à maior adesão ao uso).

- A trama dos tecidos das máscaras caseiras de pano, que comprovadamente não têm a mesma eficácia de proteção que as máscaras cirúrgicas, com o tempo vai ficando cada vez mais aberta com as lavagens, filtrando cada vez menos. Já no primeiro uso, elas não são suficientemente seguras contra o novo coronavírus, como diferentes países europeus já estão apontando, baseados em diversos estudos.

- Já as máscaras de uso estritamente hospitalar, como as usadas nas UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo), como a N95 e PFF2, não são viáveis para um amplo uso pela população por dois motivos: primeiro porque são extremamente desconfortáveis para respirar, o que leva ao uso displicente, e segundo porque são produzidas em menores escalas, para direcionamento prioritário aos hospitais.

Sobre a máscara de proteção Pradix® – Marca do Grupo Procomex, especializado em comércio exterior e que há 25 anos atende diferentes demandas de importação e exportação, proporcionando aos clientes operações seguras e confiáveis. As máscaras Pradix são descartáveis de TNT de tripla proteção para uso hospitalar e civil em todo o Brasil. Além de oferecer mais de 96% de proteção de acordo com os test reports da fabricante no combate a vírus, poeira, fumaça, pólen, bactérias e fungos, elas possibilitam maior conforto para respirar e se adequam a todos os tipos de rosto. Suas três camadas de proteção são compostas de uma camada exterior de tecido não tecido TNT que repele água, uma camada intermediária de tecido fundido (filtro meltblown) e uma camada interna de tecido não tecido amigável à pele. A empresa possui AFE (Autorização de Funcionamento Especial da Anvisa), certificação CE Europeu, FDA USA e CFDA Certificadora Chinesa. Contatos para compras de alto volume: (11) 2339-5971 / (11) 2339-5978 / WhatsApp (47) 99214-4604/ / . Para vendas ao consumidor final e mais informações, por favor acesse www.mascaradeliveryoriginal.com.br e www.mascaradelivery.com.br.

Sobre o Dr. Biossegurança – O Dr. Jorge Luiz Araújo Filho (Dr. Biossegurança) é Bacharel em Ciências Biológicas (UFPE), Mestre em Patologia (UFPE), Doutor em Ciências Biológicas pela UFPE (2011) e especialista em Ativação de Processos de Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde (ENSP/FIOCRUZ). Experiência administrativa na Coordenação do Eixo Básico do Curso de Medicina (UNIFIP); Facilitador de Grupo Tutorial na Metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP/PBL) no Curso de Medicina. Atua como Professor, Palestrante e Consultor em Biossegurança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto