Logo
Imprimir esta página

Fototerapia é opção para tratamentos de motricidade orofacial

Fototerapia é utilizada para tratamentos fonoaudiológicos - Divulgação Fototerapia é utilizada para tratamentos fonoaudiológicos - Divulgação

O laser terapêutico é uma possibilidade para tratamentos fonoaudiológico em pacientes que sofrem bruxismo, disfunção na ATM, paralisia facial e outras patologias

A musculatura dos lábios, língua, bochechas e face, bem como as funções que estão relacionadas a esses locais podem causar diversos problemas de respiração, sucção, mastigação, deglutição e até mesmo fala. Existem diversos tratamentos fonoaudiológicos para auxiliar quem possui essas dificuldades, inclusive a fototerapia.

“O uso de laser terapêutico na fonoaudiologia garante diversos benefícios no treino muscular, que são potencializados com a terapia miofuncional e a mioterapia.”, comenta Lucas Sousa, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Ecco Fibras. Estas áreas são as responsáveis por acelerar o ganho de força e aumentar a flexibilidade e mobilidade das articulações, ações que reduzem os níveis de fadiga e melhoram o desempenho dos músculos durante a execução de diversas funções.

A fototerapia atua de forma precisa em todas as áreas de motricidade orofacial, ronco, disfagia, e até mesmo na estética. “Além disso é importante citar que uma das novas tendências para o uso do laser, é o tratamento de voz profissional, a fototerapia nestes casos é capaz de melhorar a afinação, potência e alcance da voz, e pode ser utilizada até mesmo em casos de emergência nestes profissionais.”, acrescenta Sousa.

O laser pode ser usado para problemas musculares, mas também para casos de dores específicas na articulação. Isso ocorre porque ele atua diretamente sobre as terminações nervosas, o que dificulta a transmissão do estímulo doloroso local. Além disso, como explica Lucas Sousa, essa terapia garante o aumento e melhora da mobilidade articular.

O gerente da Ecco Fibras ainda comenta que, “através da fototerapia, os pacientes que têm aspiração devido à pneumonia de repetição conseguem uma grande melhora nas funções de mastigação, na palatalização, o que permite, em alguns casos, o retorno mais rápido à via oral e a variadas consistências.” Ainda é fundamental frisar que a fototerapia também é responsável por potentes efeitos analgésicos, anti-inflamatórios e cicatrizantes.

“Já quando pensamos em fonoaudiologia estética, a terapia é utilizada com o intuito de alcançar uma face harmoniosa. Com a harmonização orofacial é possível conseguir a suavização de rugas, marcas de expressão e iluminação facial, utilizando todos os benefícios que a luz pode garantir, como produção de colágeno e elastina, melhora da microcirculação, oxigenação, nutrição e hidratação do tecido.”, comenta Lucas Sousa

O tratamento é rápido e eficaz, além de ser simples, por não ser invasivo e não causar dor ao paciente, isso garante uma grande aceitação do paciente e poucas contraindicações, alguns dos casos mais comuns para o uso dessa terapia são:

Disfunção na ATM;
Bruxismo;
Dificuldade de deglutição, sucção e fala;
Paralisia Facial;
Fraqueza Muscular;
Pacientes Neurológicos;
Pacientes que trabalhem com a voz.

“O uso da fototerapia na Fonoaudiologia é relativamente novo e cresce cada vez mais, especialmente nos últimos três anos. Atualmente, a importância desta terapia na rotina do fonoaudiólogo é reconhecida e cada vez mais reconhecida pelos fonoaudiólogos.”, afirma Sousa. O equipamento de laser conta com emissão combinada de Laser Vermelho e Infravermelho em uma única emissão, somando os efeitos das luzes proporcionando tratamento global

Sobre a Ecco Fibras

Atuando há 25 anos no mercado, a Ecco Fibras é uma empresa brasileira especializada na produção de equipamentos de fototerapia aplicada à saúde humana. Possui mais de 4 mil clientes no território nacional e no exterior.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto