Logo
Imprimir esta página

Como diferenciar a gastrite de dor no estômago?

Como diferenciar a gastrite de dor no estômago?

Sintomas dos dois problemas podem ser facilmente confundidos!

Conhece aquela dor de estômago misturada com um desconforto local que insiste em ficar e não passa mesmo com remédios comuns para azia e má digestão? Muitas pessoas acreditam que o nome disso é gastrite, mas a verdade é que pode ser apenas uma reação do organismo a algum alimento, bebida alcoólica ou medicamento ingerido. Por isso, entender exatamente o que é gastrite é fundamental para fazer o diagnóstico correto do problema.

O médico gastroenterologista Bruno Sander, cirurgião endoscópico e diretor do hospital Sander Medical Center, em Belo Horizonte, explica de forma detalhada o que é a gastrite e como os sintomas podem desaparecer. “Trata-se de uma inflamação localizada na mucosa, um revestimento interno do estômago e pode ser dividida, principalmente, em aguda e crônica. No entanto, independente da classificação, geralmente uma dieta balanceada, fracionando as refeições durante o dia ajuda a melhorar os sintomas”.

Ainda de acordo com especialista, o abuso do álcool, cigarro, café e alimentos condimentados influenciam negativamente em todos os tipos de gastrite, a não ser a eosinofílica, que é um tipo de gastrite alérgica. “Os quadros geralmente passam com o tempo, mas caso os pacientes tenham outros sintomas, além da dor, como enjoos constantes, o tratamento deve ser feito com medicamentos específicos. Pode ser que a gastrite evolua para úlcera e outras doenças mais graves, mas na maioria das vezes essa inflamação é curada”, alertou.

Risco de câncer no estômago

De todas as gastrites, a crônica é a que apresenta algum risco de causar um tipo de câncer no estômago. Nesse caso, um médico gastroenterologista deverá ser procurado e um exame de endoscopia trará o diagnóstico. “No geral, a dor de estômago, azia, má digestão e enjoos não são sintomas de gastrite. Comer ou beber em excesso no dia anterior pode causar essas dores, que passam com o tempo. A dica é abusar do consumo de água e manter uma alimentação leve no dia seguinte, para aliviar os sintomas”, orienta Sander.

Uma alimentação e hábitos de vida saudáveis são ideais para manter tanto a gastrite quanto a dor de estômago longe, mas a persistência desses sintomas sem motivos aparentes deve ter atenção e podem demandar tratamento médico. Apenas ele saberá avaliar o caso do paciente de forma individual e encaminhar as devidas recomendações.

Fonte: Bruno Sander, médico cirurgião endoscopista, especialista em gastroenterologia e nutrologia. É diretor clínico do Hospital Dia Sander Medical Center, em Belo Horizonte (RQE: 14270/32354/41292).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto