Logo
Imprimir esta página

Centros de Parada Cardíaca aumentam sobrevivência da população que infarta entre 19% a 38%, em adulto, e de 35% a 50%, em criança

InCor é o primeiro hospital do Brasil e da América Latina a criar um centro especializado em Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e atendimento cardiovascular de emergência

Diferencial da instituição é a uniformização do fluxo do atendimento, seguindo os mesmos protocolos internacionais

O InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) apresenta o primeiro Centro de Parada Cardíaca do Brasil e da América Latina. A novidade irá garantir a uniformização do atendimento, seguindo os mesmos protocolos internacionais de ressuscitação cardiopulmonar (PCR), durante e depois da intercorrência, inclusive após a alta hospitalar.

Pesquisas realizada pela Associação Americana do Coração (American Heart) mostram que pacientes atendidos em locais onde foram criados centros de parada cardíaca melhoraram a sobrevida com desfechos neurológicos favoráveis até a alta hospitalar, ou seja, menos chance de ter um déficit motor, por exemplo. Além disso, há o aumento de sobrevivência dos pacientes de parada cardiorrespiratória atendidos nesses centros de 19% a 38%, em adultos, e de 35% para 50%, em crianças.

Segundo Dr. Sérgio Timerman, diretor do Centro de Parada Cardíaca e Ciência da Ressuscitação do InCor, o novo centro do InCor, representa uma colaboração multidisciplinar de profissionais e áreas com o foco principal de fornecer atendimento clínico excepcional a pacientes após uma parada cardíaca, guiado pelos protocolos mais recentes e pelas melhores práticas internacionais. “O diferencial do InCor é que temos um trabalho coordenado pelo mesmo ‘maestro’ em todo fluxo, desde a chegada até a alta do paciente pós-parada cardíaca, tendo um acompanhamento ambulatorial depois da alta hospitalar”.

O Instituto oferece suporte consultivo 24 horas por dia, sete dias por semana para as equipes do departamento de emergência e da UTI que cuidam de pacientes que sofreram uma PCR. Ainda, fornece recomendações para intervenções pós-parada com a finalidade de otimizar os resultados aos pacientes.

Os cuidados específicos incluem: Modulação Terapêutica da Temperatura (Gerenciamento de temperatura alvo); Monitoramento neurológico contínuo; Cuidados críticos de suporte gerais, incluindo gerenciamento de ventilador otimizado; e Disponibilidade de cateterismo cardíaco e / ou suporte cardiovascular mecânico temporário, conforme indicado.

Os pacientes vão receber avaliação e tratamento de especialistas de várias disciplinas, como Medicina Intensiva, Cardiologia, Neurologia, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Serviço Social. “Este é um trabalho que o Instituto já fazia, porém, agora, todos seguem um único protocolo do Centro”.

Baseados em estudos e diretrizes internacionais, a sobrevivência após uma parada cardíaca diminui entre 7% e 10% a cada minuto que a desfibrilação é atrasada. “No atendimento pré-hospitalar, são utilizados desfibriladores externos semiautomáticos para aumentar a sobrevida após uma parada cardíaca de 10% para aproximadamente 60%. No entanto, a sobrevivência de uma parada cardíaca intra-hospitalar permanece em aproximadamente 10%”, diz Dr. Timerman.

O médico conta que a estrutura do InCor é exclusiva por oferecer tratamentos de ressuscitação baseados em evidências, com recursos da cardiologia intervencionista de emergência e cuidados intensivos integrados com gerenciamento de temperatura direcionado e suporte cardiorrespiratório. “Existe uma grande variação entre os hospitais quanto à disponibilidade e tipo de atendimento pós-ressuscitação, bem como aos resultados clínicos. O InCor conta com um amplo suporte tecnológico e agora possui um único protocolo em todas as unidades e áreas”.

No InCor, os cuidados específicos incluem modulação terapêutica da temperatura, monitoramento neurológico contínuo, cuidados críticos de suporte gerais, incluindo gerenciamento de ventilador otimizado e disponibilidade de cateterismo cardíaco e / ou suporte cardiovascular mecânico temporário, conforme indicação médica.

O Instituto vai fornecer toda a expertise do Centro para outros hospitais do Brasil por meio de consultorias e treinamentos de equipes.

Sobre o InCor

O Incor é um hospital público de alta complexidade, especializado em cardiologia, pneumologia e cirurgias cardíaca e torácica. Além de ser um polo de atendimento - desde a prevenção até o tratamento -, o Instituto do Coração também se destaca como um grande centro de pesquisa e ensino. O Incor é parte do Hospital das Clínicas e campo de ensino e de pesquisa para a Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo. Para a manutenção de sua excelência, o Instituto tem suporte financeiro da Fundação Zerbini, entidade privada sem fins lucrativos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto