Logo
Imprimir esta página

Dificuldade para ter o segundo filho? Entenda a infertilidade secundária

A infertilidade nem sempre está presente apenas em mulheres que tentam o primeiro filho. Ela pode acontecer também na busca por uma segunda gestação.

“Tive o primeiro filho, logo, não sou infértil e não terei dificuldades para ter o segundo”. Apesar de ser um pensamento comum entre milhares de mulheres, em muitos casos, esse segundo filho pode não vir tão rápido quanto se espera. Segundo a especialista em Reprodução Assistida e membro da ASRM e ESHRE, Cláudia Navarro, a infertilidade secundária, como é chamada, envolve uma série de fatores.

A médica explica que alguns deles têm a ver com o intervalo entre uma gestação e outra. “Pode ser que, no meio do caminho, algo tenha acontecido tanto com a mulher quanto com seu parceiro”, comenta.

Fatores

Um dos fatores que pode atrapalhar uma segunda gestação é a idade. Afinal a capacidade reprodutiva feminina começa a cair consideravelmente após os 35 anos. “Então, se você considerar uma mulher que teve filho ainda bem jovem e deseja uma nova gravidez após os 35, essa dificuldade pode ocorrer”, explica a especialista.

Outros fatores estão ligados ao surgimento de miomas ou pólipos no útero. Os miomas uterinos geralmente são tumores benignos, e muito comuns. Segundo a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia - Febrasgo, cerca de 80% das mulheres em idade fértil têm miomas, apesar de que eles serão a causa da infertilidade em menos de 5% dos casos. “Eles crescem a partir da parede do útero e variam de localização e tamanho. Essas variações, principalmente a localização, determinam o impacto que ele terá na saúde do aparelho reprodutor”, explica a médica.

Problemas com a qualidade do esperma do parceiro também entram na conta. Por algum motivo, como infecções, os espermatozóides podem ter perda de motilidade e de concentração. “A concentração de espermatozóides pode diminuir ou eles podem ter alterações na motilidade. Por isso, mesmo aqueles homens que já são pais devem fazer o espermograma, além dos exames habituais da mulher”, explica a médica.

Cuidado psicológico

Segundo Cláudia Navarro, é comum que a mulher passe por um momento de frustração e um mix de emoções ao perceber que não está conseguindo engravidar novamente. “A mulher que já passou por uma gestação chega na tentativa da segunda com muita expectativa. E acredita que será fácil”, diz.

A médica lembra que quando a mulher percebe que os meses estão passando e ela ainda não engravidou, ela começa a se questionar. “‘Por que está acontecendo isso comigo?’ é uma pergunta comum no consultório, mas é exatamente para respondê-la que os profissionais de reprodução assistida estão ali”, diz.

Cláudia lembra que após um ano de tentativas sem sucesso, o casal deve considerar a ajuda médica. “As chances de infertilidade são as mesmas para homem e mulher, então os dois devem fazer exames”, orienta. “Além disso, se a situação estiver se tornando muito difícil, emocionalmente falando, o casal é orientado a procurar ajuda psicológica”, comenta.

“Às vezes a mulher se culpa, se sente responsável por não conseguir o segundo filho, se sentindo até mesmo incapaz. Por isso, o acompanhamento psicológico é muito importante nesses casos”, salienta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto