Logo
Imprimir esta página

Enquanto a vacina anti-Covid não vem: Conheça cinco empresas brasileiras que estão fazendo a diferença no combate ao novo coronavírus

De tecidos à laminados, indústrias nacionais criam soluções inovadoras para criar barreiras que inibem o Sars-Cov-2 vírus causador da COVID-19.

O mundo ainda convive com a pandemia da Covid-19. A cada dia surgem novas notícias sobre a possível descoberta efetiva da vacina, porém ainda não é possível estimar quando, de fato, ela estará disponível para trazer a cura para a doença. Enquanto isso, o mercado vem sendo inundado por várias iniciativas de empresas que buscam, estudam e desenvolvem produtos que podem ser escudos eficazes contra o vírus. Um deles está chamando a atenção nos últimos tempos por sua eficiência quando aplicado em vários tipos de superfícies: as chamadas micropartículas de prata, que hoje fazem parte de diversos "itens anti-Covid", como tecidos, vestuários, plásticos, entre tantos outros, que são capazes de inativar o Sars-Cov-2 por contato em até um minuto, dependendo do material.

Segundo Daniel Minozzi, co-fundador e Diretor da Nanox, empresa que desenvolve, produz e fornece produtos à base de nanotecnologia - incluindo as micropartículas de prata - a adoção dessa tecnologia em vários tipos de produtos permite que diversos segmentos de mercado possam ganhar espaço na luta contra a Covid-19. "Criar aliados e proteções de superfícies ajuda a aumentar o cerco nessa guerra patológica contra o vírus e nós temos que criar barreiras para microorganismos patógenos que podem invadir nosso dia-a-dia.", afirma.

Conheça algumas das principais empresas que adotaram micropartículas de prata na fabricação de produtos para criar soluções contra a Covid-19:

- Guararapes: Os laminados da marca, feitos à base de painéis de MDF para aplicações domésticas e corporativas em geral, contam com a aplicação industrial das micropartículas de prata. Isso garante proteção antimicrobiana de ação natural contra germes, bactérias e outros organismos, incluindo o Sars-Cov-2. Na prática, essa capacidade faz com que a limpeza de ambientes seja feita de forma mais simples e sem a necessidade de produtos químicos, já que o material "inteligente" inativa diretamente a atividade de microorganismos nocivos à saúde.

- Delfim: A empresa desenvolveu o DelfimProtect, também em parceria com a Nanox, um tecido antiviral e antibacteriano 100% poliéster que inativa o Sars-Cov-2 em até um minuto por contato. Com certificação da Unicamp, o produto conta com capacidade de filtração bacteriana de 93% e repelência à água. O produto da Delfim já está sendo utilizado na produção de máscaras e também em hospitais (aventais e equipamentos de EPI), restaurantes (toalhas de mesa, uniformes para os atendentes e dólmãs para chefs de cozinha), hotéis (proteção de colchões, de espreguiçadeiras, toalhas para mesas dos restaurantes, entre outros), entre outros segmentos.

-Promaflex: Em parceria com a Promaflex, a Nanox desenvolveu o Promasafe, único filme plástico no mundo aprovado contra o desenvolvimento do vírus circulante e com princípio ativo regulado pela Anvisa e pela Food and Drug Administration (FDA). A linha conta com Filme Adesivo Antimicrobiano e o Tapete Adesivo Microbiano. O filme é ideal para maçanetas, carrinhos de supermercado, botões de elevadores, catracas e corrimões. Já o tapete é adequado para locais onde há uma grande circulação de pessoas - supermercados, academias, bancos, entre outros. Ambos os produtos inativaram o vírus em até dois minutos de contato.

-AlpFilm: A empresa descobriu recentemente que o AlpFilm Protect, plástico PVC produzido pela marca desde 2014 tem propriedades antifúngicas e bactericidas, também inativa o coronavírus em um pequeno espaço de tempo. A comprovação foi obtida por testes feitos pela USP e o produto atende desde o consumidor final, que pode utilizar o filme para embalar os alimentos e também celulares, controles-remoto, entre outros, quanto os supermercados, que utilizam o item para proteger os alimentos - frutas, legumes, carnes, entre outros - que ficam nas gôndolas.

-Elka: A fabricante de brinquedos desenvolveu um modelo de máscara batizado de Oto Mask. Feito a partir de elastômero termoplástico com aplicação de micropartículas de prata da Nanox, apresentou mais de 99% de proteção contra o novo coronavírus, com um tempo de exposição mínimo de dois minutos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto