Logo
Imprimir esta página

Especialista do Americas Oncologia lista o que é fato ou fake sobre o câncer de mama

No Outubro Rosa, com a chamada infodemia na área da saúde, especialmente, no contexto da pandemia, é importante estar atento ao que é mito ou verdade sobre os tumores malignos dos seios

De acordo com pesquisa recente do Observatório Febraban (Federação Brasileira de Bancos), 86% dos brasileiros manifestam preocupação com as ‘Fake News’. Um outro estudo, da Kaspersky - empresa de cibersegurança -, chamado ‘Iceberg Digital’ apontou que os brasileiros não sabem identificar quando uma notícia na internet é falsa ou não. Esses levantamentos abrem espaço para uma vulnerabilidade, fundamentalmente, quando se fala em notícias sobre saúde. No mês dedicado para chamar a atenção sobre a importância dos cuidados com a prevenção e o tratamento do câncer de mama, Maria de Fátima Gauí, oncologista clínica do Americas Oncologia Integrado (ACOI), no Rio de Janeiro, lista alguns mitos e verdades sobre uma doença que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), poderá acometer mais de 66 mil mulheres, a cada ano, no triênio 2020 -2022. Confira abaixo:

Usar medicamento anticoncepcional pode causar câncer de mama.

VERDADE. De acordo com a especialista, o anticoncepcional oral é um dos fatores de risco para o câncer de mama apesar de ter um impacto muito baixo como causador.

Fazer reposição hormonal é um risco para câncer de mama.

VERDADE. A médica explica que a afirmação é verdadeira, pois alguns subtipos de câncer de mama, os chamados luminais, que representam cerca de 60% desses tumores, são estimulados pelos hormônios sexuais. O tempo de utilização e o tipo de reposição (estrogênio e progesterona concomitantes) podem aumentar esse risco. Portanto, a reposição hormonal não deve ser feita por conta própria. Os riscos individuais e os benefícios devem ser avaliados e discutidos com as pacientes.

Usar desodorante roll-on, prótese de silicone ou sofrer algum tipo de trauma (pancada) no seio podem causar câncer de mama.

MITO. Conforme afirma a especialista, a informação não procede, pois não há nenhuma evidência científica que relacione esses fatores ao problema. O mesmo em relação ao trauma.

Fazer cirurgia plástica ou implante de prótese mamária é fator de risco.

MITO. Conforme aponta a médica, trata-se de um mito em relação aos fatores causadores do câncer de mama. Estes procedimentos não aumentam o risco, apenas dificultam o diagnóstico de um tumor maligno. No entanto, vale ressaltar, que o implante de próteses mamárias está relacionado a um aumento do linfoma não Hodgkin em mama.

Fertilização in vitro representa uma causa para câncer de mama.

MITO. As publicações científicas apontam que essa afirmação não é verdadeira. Apesar de se utilizar hormônios para induzir a ovulação no processo de fertilização, não existem estudos que comprovem seu malefício. Provavelmente, pelo fato, do tempo de exposição ser pequeno.

Fazer o autoexame substitui a mamografia.

MITO. Como aponta a especialista, o autoexame não permite detectar o tumor no estágio inicial, quando as chances de cura são maiores. Além disso, o nódulo pode passar despercebido em mamas densas, especialmente, nas pacientes mais jovens.

Fazer mamografia anualmente aumenta as chances de câncer de mama, por causa da radiação.

MITO. A dose de radiação utilizada na mamografia não é suficiente para causar o câncer induzido por radiação, mesmo quando realizada anualmente.

Todo o tratamento de câncer de mama precisa da quimioterapia.

MITO. O tratamento de quimioterapia pode ser usado antes da cirurgia e se chama quimioterapia neoadjuvante. Tem como objetivo reduzir o tumor para operá-lo, caso seja grande. A quimioterapia é utilizada após a cirurgia com o objetivo de diminuir a chance de retorno da doença local e à distância, sendo denominado quimioterapia adjuvante. Devendo este risco ser calculado. Também pode ser usada no tratamento de doença com metástases. Ainda assim, não são todos os tipos de tumores se que beneficiam de quimioterapia, alguns são tratados somente com a hormonioterapia.

Toda mulher que enfrenta o câncer de mama irá perder os cabelos.

Nem todas. Os quimioterápicos mais importantes no tratamento do câncer de mama causam a queda do cabelo. Entretanto, atualmente, utilizamos crioterapia para tentar evitar a queda, caso estes medicamentos sejam os indicados.

Mulheres que não tiveram filhos têm mais chances de ter câncer de mama.

VERDADE. O câncer de mama tem como fator de risco os hormônios sexuais sejam eles externos ou internos. Mulheres que não tiveram filhos tem mais ciclos menstruais. O mesmo acontece com as que engravidaram tardiamente. Além disso, a gestação causa um amadurecimento das células da glândula mamaria.

Ter filho mais cedo reduz as chances de desenvolver o câncer de mama.

VERDADE. Como explicado anteriormente, a glândula mamária sofre um amadurecimento das células dos seios.

Crioablação é uma alternativa de tratamento para o câncer de mama.

MITO. A crioablação só serviria para substituir a cirurgia de mama em tumores pequenos. Entretanto, não existem estudos suficientes que comprovem sua segurança.

Paciente em tratamento do câncer de mama não pode fazer atividade física, porque dá metástase.

MITO. O exercício físico não só diminui o risco de câncer de mama como também reduz a probabilidade de retorno da doença. Fator independente da obesidade. Existem várias justificativas para esta proteção como aumento de imunidade, redução de insulina sérica, entre outros.

Não tomar sol previne o câncer de mama

MITO. O sol não é um fator de risco para câncer de mama e sim para melanoma (câncer de pele). Quando o paciente está em quimioterapia, é recomendável evitar o sol devido à sensibilidade da pele.

Trocar açúcar por óleo de coco pode ajudar na cura

MITO. Para ajudar na cura do câncer, o recomendado é o diagnóstico precoce. Depois a cirurgia e os tratamento com radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. A ingestão de grandes quantidades de açúcar é prejudicial para a saúde ocasionando obesidade e diabetes, que são fatores de risco para o câncer de mama.

Circula na internet que tomar chá de Erva de São João (Hipericum perforatum) ajuda no combate ao câncer de mama.

MITO. Não existe nenhum estudo científico que comprove este fato. Porém, existem várias pesquisas que demonstram a interferência da erva de São João com determinados medicamentos, inclusive, alguns utilizados no tratamento do câncer.

O tratamento do câncer de mama interfere na libido da paciente.

VERDADE. A redução da produção de hormônios sexuais é uma das formas mais efetivas de tratamento (hormonioterapia) do câncer luminal (receptores hormonais positivos). A menopausa pode ser induzida temporariamente ou definitivamente pela quimioterapia ou pela hormonioterapia. A redução de hormônios sexuais séricos promove queda da libido. Obviamente, existem outras formas de melhorar a libido das pacientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto