Logo
Imprimir esta página

(30/10) Dia do Ginecologista: 3 tabus para eliminar e cuidar da saúde

(30/10) Dia do Ginecologista: 3 tabus para eliminar e cuidar da saúde

Especialista cita principais dúvidas e dicas sobre o assunto

Os ginecologistas são um dos pilares mais importantes para a saúde feminina. Não é à toa que, anualmente, existe uma data para celebrar essa profissão. Lembrado no dia 30 de outubro, o momento reflete a importância de tais especialistas envolvidos na vida da mulher desde o seu nascimento até o fim da vida.

Porém, mesmo sendo responsáveis por cuidar do equilíbrio relacionados ao sistema reprodutor e todos os aspectos que cercam a saúde feminina, esses profissionais ainda se deparam com diversos desafios diariamente, entre eles alguns tabus e falta de informação podem ser fatores de risco para as pacientes. Por isso, a celebração em nome deles também dá lugar a ações de conscientização sobre o assunto.

Dra. Rebecca Sotelo, médica ginecologista obstetra, cita que, atualmente, os ginecologistas já conseguem superar alguns obstáculos perpetuados ao longo dos anos, mas ainda existe um longo caminho necessário a percorrer. “Com as campanhas de conscientização, informações valiosas comentadas pela mídia e presença maior das mulheres em diversos locais da sociedade, elas já entendem a importância de cuidar frequentemente da saúde e deixar de lado alguns preconceitos. Porém, ainda vivemos um período de desigualdade e desinformação grandes que precisam ser combatidos”, destaca a especialista.

3 mitos que você precisa eliminar

Dra. Rebecca aproveitou o momento para expor alguns preconceitos ainda recorrentes no consultório que, muitas vezes, impedem mulheres de cuidar da saúde adequadamente. Confira:

1 - Sua vida sexual não deve ser encarada como um tabu: “é muito comum receber mulheres que ficam com vergonha de falar sobre suas experiências sexuais, com quantos parceiros já se relacionaram, se determinadas sensações são normais, seus medos, dúvidas de qualquer teor, entre outros. O fato é que o ginecologista é a melhor pessoa para falar sobre qualquer um desses assuntos sem medo. Esse profissional não vai te julgar, sua função é orientar, cuidar da sua saúde e dar qualquer informação que você ache necessário. Além disso, nenhum questionamento deve ser considerado ‘bobo’. Cada pessoa possui uma vivência e todo conhecimento é importante para você aproveitar melhor a vida e se cuidar da maneira adequada”, garante.

2 - Exames preventivos devem ser feitos por todas as mulheres - mesmo quando tudo parece bem: “assim como em qualquer outra especialidade, os exames ginecológicos fazem parte da rotina para saber se tudo está em equilíbrio e, caso necessário, avaliar qualquer alteração que possa surgir. Infelizmente, ainda é comum achar que mulheres só procuram esse atendimento quando fizeram algo de ‘errado’. Esse pensamento é totalmente inadequado, já que, além de ser importante para a saúde geral, podem acontecer imprevistos em diversas circunstâncias diferentes e isso jamais deve ser motivo de culpa. Além, é claro, de doenças preexistentes que podem ocorrer. Então, o melhor caminho é sempre realizar tais exames com a rotina estabelecida pelo especialista de acordo com sua faixa-etária e necessidades específicas”, esclarece Dra. Rebecca.

3 - Aparência não importa: “muitas mulheres ainda sofrem com padrões de beleza impostos pela sociedade e isso atrapalha, até mesmo, a cuidar adequadamente da saúde íntima. Na realidade, os ginecologistas não se importam com uma aparência considerada ‘ideal’. A região vaginal é como uma digital, cada mulher possui uma específica, com traços e necessidades únicas para o organismo. Então, você jamais deve deixar de se consultar por ter medo do que eles vão achar. A única recomendação importante é: cuide da sua saúde diariamente, realize a higienização adequada, frequente o médico, observe se está se sentindo normal e, caso apareça algum incômodo, não hesite em buscar avaliação profissional. Além disso, em casa, esqueça os produtos químicos que podem prejudicar a região. Sempre utilize apenas água e sabonetes neutros ou com cheiro bem suave”, orienta a especialista.

Fonte: Dra. Rebecca Sotelo, médica ginecologista obstetra com pós-graduação em uroginecologia. Especialista em tratamento de incontinência urinária, prolapso genital e outros distúrbios do assoalho pélvico feminino.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto