Logo
Imprimir esta página

O tratamento personalizado para cada paciente com diabetes é a chave para prevenir complicações nesta pandemia

- 9 mil médicos de 15 países ouvirão especialistas em abordagem clínica para oferecer um enfoque personalizado a cada tipo de paciente com diabetes


- América Latina se prepara para abrir portas para novos tratamentos de última geração

O atendimento personalizado aos pacientes com diabetes pode evitar que essas pessoas sofram complicações por outras condições de risco, como o vírus SARS-Cov-2 ou influenza, além de ajudá-los a manter sua qualidade de vida com níveis de açúcar no sangue sob controle, é o que consideram especialistas que participarão do maior congresso médico digital sobre diabetes que já foi realizado na América Latina: o Diabetes Latam Summit 2020, organizado pela Sanofi no México.

Com a participação de aproximadamente 9 mil médicos de 15 países, o seminário virtual será composto por 48 horas de experiência digital e 6 horas de atividade acadêmica ao vivo, com especialistas internacionais da Argentina, Brasil, Costa Rica, Estados Unidos e México. O foco: falar sobre a importância de se ter um tratamento personalizado para cada tipo de paciente, de forma que ele consiga a adesão, o controle de sua doença e leve progressivamente à contenção da epidemia de diabetes em nível global.

"Pacientes com diabetes estão no ‘olho do furacão’ desde o início da pandemia da Covid-19, porque correm maior risco de desenvolver complicações se contraírem o vírus. Por isso, este congresso é tão relevante, uma vez que é essencial para garantir que a comunidade médica tenha acesso às informações acadêmicas mais atualizadas sobre os tratamentos disponíveis para os pacientes, tanto aqueles com diabetes tipo 1 como tipo 2 ”, explicou a Dra. María Elena Sañudo, diretora médica da Sanofi General Medicines no México.

O diabetes é uma doença causada pela falta de insulina no corpo (tipo 1) ou pela falha do corpo em usar a insulina que o pâncreas produz (tipo 2). Esta doença tem crescido de tal forma que se tornou uma epidemia mundial. Na América Latina, mais de 45 milhões de pessoas foram diagnosticadas com diabetes. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, o México e o Brasil estão entre os 10 países com maior número de pessoas com diabetes no mundo, em 5º e 6º lugares, respectivamente, com 16,8[1] e 12,8[2] milhões de casos.

As recomendações para o manejo clínico de pacientes com diabetes incluem: primeiro, sensibilizá-los sobre a importância de manter o controle metabólico - pressão arterial e lipídios - com a terapia que melhor atenda às suas necessidades específicas. Além disso, os pacientes devem aderir ao seu tratamento com disciplina e estar em contato frequente com o médico especialista, mesmo remotamente com ferramentas de telemedicina, de acordo com as condições do novo normal.

“Existe um arsenal terapêutico para os vários tipos de pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2, mas o mais importante é que o médico proponha aquele que é mais adequado para sua condição particular”, disse o Dra. Sañudo. “A Sanofi desenvolve insulinas há quase 100 anos. Temos um portfólio muito completo de medicamentos, incluindo terapias para baixar os níveis de açúcar no sangue”, acrescentou o especialista.

No Brasil, a Sanofi desenvolveu uma ferramenta para auxiliar pessoas com diabetes, o App Dits. Gratuito, o app apoia o paciente em três momentos importantes da rotina de manejo da doença: a alimentação, o controle da glicemia e a aplicação de insulina. O App Dits auxilia o paciente na adesão do ajuste do tratamento insulínico que acontece de acordo com a orientação médica de cada paciente.

Além disso, nos próximos meses chegarão novas opções para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2 com a insulina glargina, que é uma insulina de nova geração muito semelhante à insulina humana, para o Hemisfério Sul, com o objetivo de facilitar a obtenção pelos pacientes seus objetivos metabólicos e ter seu diabetes sob controle.

“O diabetes pode afetar qualquer parte do corpo. A boa notícia é que os pacientes podem prevenir quase todos esses problemas mantendo a glicose (açúcar no sangue) sob controle, comendo de forma saudável, praticando atividades físicas e indo ao médico para manter a pressão arterial e o colesterol saudável”, explicou. Dr. Fernando Lavalle, endocrinologista, acadêmico, pesquisador e chefe da Clínica de Diabetes do Hospital Universitário da Universidade Autônoma de Nuevo León, no México.

O Diabetes Latam Summit acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro e incluirá apresentações de especialistas da Associação Latino-Americana de Diabetes (ALAD) e líderes de opinião internacionais, como os renomados médicos americanos Vivian A. Fonseca, David Kerr e William Polonsky, assim como os latino-americanos Rosario Archevaleta, Leonardo Mancillas e Guillermo González e Fernando Lavalle do México, Adrián Proietti da Argentina, Chi Hao Chen Ku da Costa Rica, entre outros.

Sobre a Sanofi

A Sanofi dedica-se a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas. Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo.

[1] Contorno demográfico e geográfico. Federação Internacional de Diabetes (2019). Disponível em: https://www.diabetesatlas.org/en/sections/demographic-and-geographic-outline.html. Acesso em 21 de outubro de 2020

[2] Contorno demográfico e geográfico. Federação Internacional de Diabetes (2019). Disponível em: https://www.diabetesatlas.org/en/sections/demographic-and-geographic-outline.html. Acesso em 21 de outubro de 2020


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto