Logo
Imprimir esta página

Fonoaudiologia é área com boas oportunidades no mercado

Graduação na Unoeste tem estrutura completa, laboratórios de ponta e clínica para atendimento à comunidade

Curso de Fonoaudiologia da Unoeste tem como missão formar profissional generalista

Uma pesquisa do Instituto IPOG aponta que a voz é o instrumento de trabalho de aproximadamente 25% da população economicamente ativa no Brasil. Professores, jornalistas, cantores, locutores, atores, youtubers, feirantes, vendedores e tantos outros profissionais dependem da voz todos os dias para realizar suas funções.

A voz é tão importante que existe um profissional especialmente para cuidar dela: o fonoaudiólogo. Ele é responsável por acompanhar crianças, adultos e idosos que apresentam alguma dificuldade relacionada à voz, além de orientar profissionais que dependem dela em suas carreiras.

Na Unoeste, o curso de Fonoaudiologia foi implantado em 1999, portanto já possui 21 anos de funcionamento. Conta com corpo docente altamente qualificado com quase a totalidade de doutores e demais mestres. Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais, tem como missão formar profissional generalista, capaz de atender às necessidades do processo saúde-doença da comunicação humana, ético com postura crítico-reflexiva e com ampla visão de diagnóstico e de atuação interdisciplinar.

Para tanto, a matriz curricular é construída de forma a contemplar os conhecimentos necessários teórico, práticos e de estágios quanto à saúde humana e os aspectos envolvendo a comunicação. O uso de metodologias ativas tem permitido o aprendizado efetivo e participativo do estudante em sala de aula, propiciando desenvolvimento do pensamento e raciocínio crítico e reflexivo.

Acesse o site neste link e conheça mais sobre essa graduação que integra a grande área da saúde. Este curso também está sendo oferecido no maior Concurso de Bolsas da região. Inscreva-se aqui.

Conceito MEC

A Fonoaudiologia da Unoeste tem apresentado excelente desempenho em avaliações do MEC, tendo sido avaliada com Conceito Preliminar de Curso (CPC) 5, o valor máximo no último exame.

Este conceito leva em consideração quatro dimensões: o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes (IDD); o perfil do corpo docente, que avalia o regime do trabalho e titulação dos professores; e a percepção do aluno sobre as Condições do Processo Formativo, obtida através do questionário do estudante do Enade.

Você pode conferir os conceitos dos cursos e das instituições de ensino no portal e-MEC. A dica é ter essa ferramenta como um dos critérios para a sua escolha. E fique atento nas datas da última atualização, principalmente do CPC e CC, lembrando que a avaliação do curso é trienal e que apesar de conter “preliminar” no CPC, este conceito pode ser o definitivo. Entenda cada conceito neste post.

Vale destacar que a Unoeste também está entre as melhores universidades particulares: é a 3ª melhor do Estado de São Paulo e a 12ª do Brasil, conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação, que deu conceito 4 para a universidade, em escala que vai de 1 a 5.

Além disso, em análise do Guia da Faculdade, do Quero Educação e Estadão, a Fonoaudiologia Unoeste obteve quatro estrelas em 2019.

Áreas de Atuação

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) reconhece 12 áreas de atuação na Fonoaudiologia, são elas:

Audiologia - Nesta área, o profissional atua tanto no diagnóstico como na recuperação de diversos distúrbios auditivos, proporcionando desde terapias até à adaptação de aparelhos auditivos para aqueles que perderam parcialmente a audição.

Linguagem - Já nesta especialidade, trabalhará com aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, visando identificar e trabalhar possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento da comunicação na esfera citada desde a infância à vida adulta.

Motricidade - Atua na habilitação e reabilitação de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, visando melhores condições de vida e de comunicação do paciente.

Saúde Coletiva - O profissional fonoaudiólogo faz parte de grupos de estudos e reflexões sobre políticas públicas no sistema de saúde no Brasil. O profissional dessa área também pode atuar na atenção à saúde, sendo na promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Voz - Nesta área, o fonoaudiólogo atuará na avaliação, no diagnóstico e na reabilitação de problemas vocais, bem como com o aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz, o canto, por exemplo. Também poderá atuar com a prevenção de patologias vocais, na perícia vocal (fonoaudiologia forense), na assessoria, consultoria e condicionamento vocal.

Disfagia - Poderá trabalhar na avaliação e no diagnóstico de distúrbios da deglutição, com intuito de intervir (habilitar e/ou reabilitar) para prover melhoria na qualidade de vida do paciente.

Fonoaudiologia Educacional - Atua na promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.

Gerontologia - Nesta área, muitas vezes sendo parte de uma equipe multidisciplinar, o fonoaudiólogo atua na promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à fala, audição, ao equilíbrio, à deglutição, motricidade orofacial e voz nessa população.

Fonoaudiologia Neurofuncional - Nesta especialidade, o fonoaudiólogo realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas com alterações neurofuncionais provenientes de sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.

Fonoaudiologia do Trabalho - Participa de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização dos trabalhadores e elabora estratégias de promoção e proteção em saúde no que se refere a Fonoaudiologia.

Neuropsicologia - Na área de Neuropsicologia, o fonoaudiólogo trabalha com intuito de prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.

Fluência - Por fim, na área da Fluência, o profissional de Fonoaudiologia poderá atuar na identificação de tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção em transtornos da fluência, poderão tratar, por exemplo, pessoas com gagueira.

(Fonte: Conselho Regional de Fonoaudiologia de São Paulo)

Incentivo ao estágio

Os estágios são todos supervisionados e acompanhados por docentes. Em todos os procedimentos e atendimentos ocorrem as discussões e supervisões. Dessa maneira, busca-se a compreensão da prática embasada pela teoria. Os estágios ocorrem tanto na própria universidade, na Clínica Escola, como em hospital, Unidades Básicas de Saúde (UBs) e escolas do município. Na fonoaudiologia pública, os eventos ocorrem em grande parte de maneira integrada com outros profissionais e cursos, em ambiente multidisciplinar com intercâmbio de informações e vistas ao trabalho em equipe (Medicina, Nutrição, Odontologia, Fonoaudiologia, entre outros).

Pesquisas e TCC

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é sempre uma pesquisa científica, cadastrada e autorizada por órgãos competentes como Coordenadoria de Pesquisa da Unoeste e Comitê Nacional de Ética e Pesquisa (Conep), do Ministério da Saúde, quando envolve a presença de humanos como objeto de estudo. Isso permite experiência em pesquisas e no aprendizado com inovações.

O número de pesquisas desenvolvidas pela Fonoaudiologia Unoeste por ano é relevante, assim como a apresentação em congressos, eventos científicos e trabalhos enviados para publicação em revistas da área. Todos os docentes têm formação para orientação de trabalhos nas mais diversas áreas da Fonoaudiologia.

Atendimento à comunidade

Anualmente ocorrem cerca de 8,5 mil procedimentos distribuídos nas diferentes frentes. Na saúde pública, por exemplo, na educação infantil/adolescentes nas escolas da Rede, mediante triagem, orientação e atenção aos professores. Na Clínica Escola acontecem a maior parte dos atendimentos de avaliação, diagnóstico, orientação e terapia nas áreas de linguagem, linguagem escrita, motricidade oral, neurologia (adulto e infantil), audiologia educacional, fluência e voz.

Em parceria com outros cursos da Unoeste, são realizadas ações como Unoeste Transforma nas cidades da região mediante orientações, triagens e encaminhamentos da comunidade. Há também os pacientes do Projeto de Equoterapia, atendidos também em parceria com outros cursos da instituição como a Fisioterapia e Psicologia mediante terapia com auxílio de cavalos para reabilitação dos mais diversos distúrbios da comunicação.

O setor de Audiologia realiza diagnóstico auditivo básico, com exames como audiometria e imitanciometria, mas também possui o diferencial do diagnóstico complementar, no ambulatório denominado Diagnóstico Avançado da Audição e do Equilíbrio, onde existe equipamento de Emissões Otoacústicas, Potencial Evocado de Tronco Encefálico e setor de Otoneurologia, com exame de Vectoeletronistagmografia. Os pacientes são encaminhados pela saúde pública, além de advindos do Hospital Regional de Presidente Prudente e da própria Clinica Escola.

Na área de Aprimoramento da Comunicação, são promovidos treinamentos de voz/fala/leitura em paróquias e igrejas. Há também parceria com o curso de Jornalismo da Unoeste, com aulas curriculares da Fonoaudiologia, além de oficinas. A graduação tem ainda incentivado a participação dos acadêmicos e dos docentes em cursos de startups para implementação do empreendedorismo com projetos inovadores.

Empregabilidade

O acompanhamento com egressos do curso permite o conhecimento das altas taxas de empregabilidade de quase 100%. A maioria é aprovada em concursos públicos ainda durante o último ano da faculdade, permitindo já concluir o curso com colocação no mercado. Muitos se dirigem para clínicas particulares e centros auditivos, além de vários que optam por continuidade dos estudos em programas de residências multiprofissionais, pós-graduação lato e stricto sensu.

Preparo para o mercado

Mediante oferecimento de atividades práticas em diversos cenários, com interação com profissionais fonoaudiólogos e de outras áreas, o estudante tem a possibilidade de se preparar para o trabalho. Os estágios ocorrem no Ambulatório e Clínica, hospital, Unidades Básicas de Saúde, escolas, empresa de aparelhos auditivos, sendo possível a experiência multi e transdisciplinar com fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, agentes comunitários de saúde, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, pedagogos, professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, entre outros.

Ainda, a interação com o curso de Jornalismo permite contato com áreas diferentes das vinculadas aos distúrbios com vistas ao mercado de trabalho da habilitação. Assim, a graduação tem preparado os estudantes para as atividades exigidas pelo mercado de trabalho e de maneira a atender a sociedade.

A disciplina de Gestão e Empreendedorismo tem propiciado uma visão mais criativa às possibilidades mercadológicas, diferentes do passado, onde o acadêmico era preparado para ser empregado em algum lugar, atualmente busca-se ser o empregador e o gerador de mais oportunidades.

Infraestrutura

Clínica Escola

A Clínica Escola da Fonoaudiologia tem à disposição várias salas de atendimento dos diversos estágios, todas equipadas com espelho espião e com sistema de retorno auditivo para que o supervisor possa acompanhar as terapias mediante observação. O Laboratório de Voz é dotado de equipamentos e softwares para análises vocais para fins diagnósticos e de acompanhamento do processo terapêutico, além de pesquisas. Há computadores para uso de softwares como ferramenta para avaliação e terapia.

A brinquedoteca é dotada de material para atendimento clínico e lúdico para auxílio à avaliação e terapia dos distúrbios da comunicação. O Sistema de Arquivos de Prontuários mantém os documentos dos estágios e dos atendimentos realizados.

A área de Audiologia possui salas, com cabinas tratadas acusticamente, audiômetros de dois canais e imitanciômetros para avaliação audiológica, do Processamento Auditivo e Treinamento Auditivo. Há sala de Diagnóstico Avançado com vectoeletronistagmografia digital para avaliação do equilíbrio e da postura, equipamento de Potenciais Evocados de Tronco Encefálico e de pesquisa de Emissões Otoacústicas.

No Hospital Regional são realizadas atividades dos estágios de Fono Hospitalar, Fono Comunitária, Audiologia/Audiologia Educacional e Neurologia. Nas UBSs e ESFs do Município são realizados os estágios de Fono Comunitária, além das escolas e creches do município. No Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), atendimento na Saúde do Trabalhador. No Laboratório de Habilidades e Simulação e na Casa Simulada há práticas precursoras dos atendimentos clínicos, treino de meatoscopia, além de treinos simulados.

Laboratórios didáticos para práticas pedagógicas

A Fonoaudiologia utiliza laboratórios das disciplinas comuns aos cursos da área da saúde da Unoeste como os de Anatomia, Histologia, Embriologia, Patologia, Fisiologia, Acústica e Genética.

Simulação Realística

Entre os destaques da estrutura dos cursos da área da saúde da Unoeste estão os Laboratórios de Habilidades e Simulação (LHabSim), presentes nos três campi e que são referência em ensino. Neles os estudantes são treinados para desenvolver habilidades clínicas e de comunicação. Estas ações são programadas obedecendo aos protocolos e as estações com modelos e simuladores que são separados em salas específicas para o melhor aproveitamento didático pelos professores e estudantes. Os simuladores permitem alta fidelidade e reproduzem atividades semelhantes a humanos.

O diferencial deste laboratório é a metodologia utilizada para o ensino dos futuros profissionais, pois durante a universidade eles têm a oportunidade de simular quase todas as situações clínicas que serão experimentadas na vida real.

O LHabSim possui equipamentos que vão de estetoscópios a computadores de alto desempenho alocados em ambientes com câmeras e equipamentos de som com alta fidelidade. Dentre eles, os que mais chamam a atenção são os simuladores humanos de aparência realista. Com os equipamentos de alta tecnologia e com metodologia de trabalho adequada, esse laboratório pode transformar a educação em saúde oferecida atualmente no país.

Saiba mais sobre o LHabSim de Presidente Prudente, que é referência na América Latina.

Sala Betha

A Sala Betha está localizada no campus 1 e é o espaço que reúne tecnologias de ponta, como: mesas interativas, realidade aumentada, holografia, peças impressas em 3D, celulares, tabletes e projetores de alta definição. Recursos que possibilitam, por exemplo, acompanhar uma cirurgia em tempo real em diferentes perspectivas.

Os cenários, dentro da metodologia proposta, começam com realidade aumentada, e sempre na mesa tem um celular, uma carta e uma peça impressa em 3D. Com o celular, o aluno vê o que tem na carta; com a realidade aumentada começa a comparar com aquilo que está vendo na mesa e com a peça impressa, assim, em 10 minutos ele já tem toda uma perspectiva em vários ângulos. A Sala Betha permite inúmeras possibilidades, integrando sempre a tecnologia e a educação.

Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos. Para os pesquisadores, a universidade também oferece o Portal de Periódicos da Capes, que é uma base mundialmente conhecida, com periódicos relevantes em todas as áreas do conhecimento. São 136 bases disponíveis com artigos na íntegra.

Suporte universitário

Olhar o aluno como um todo, em todas as suas especificidades, também é papel da universidade. É fato que existem vários fatores externos que podem interferir no aprendizado, por isso os acadêmicos da Unoeste têm outros suportes como o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp).

O NAE promove o acolhimento do estudante de forma integral em conjunto com as coordenações e os professores, fornecendo inclusive informações gerais aos pais ou responsáveis. Está presente durante todo o curso, ajudando os acadêmicos na construção de carreiras através da Central de Estágios, que tem o objetivo do ingresso deste aluno no mercado de trabalho através da divulgação de vagas para estágios e efetivas, auxiliando-os também na elaboração de currículos e dicas para entrevistas de emprego. Saiba mais no site.

Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico visa acolher, orientar e aconselhar o acadêmico sobre as possíveis dificuldades no processo de aprendizagem. A universidade conta com psicólogas em todos os campi e o agendamento pode ser feito no site da Unoeste, Área do Aluno, na aba “Serviços”, no ícone SUAPp.

Concurso de Bolsas

Fonoaudiologia é um dos cursos oferecidos no vestibular da Unoeste, o qual traz o maior concurso de bolsas do oeste paulista, com possibilidades de descontos que chegam a 80%. Acesse o site para saber mais sobre o processo seletivo e fazer a sua inscrição.

Saiba Mais – Para quem tem interesse na área, confira neste link o depoimento da fonoaudióloga Talita Verona.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto