Logo
Imprimir esta página

Cresce incidência da hipertensão entre população negra

Recente revisão em importante revista científica americana salienta uma grande preocupação sobre os cuidados da hipertensão na população negra, sobretudo entre os homens. Os autores chamam atenção para o fato de que a hipertensão arterial tem ocorrido com maior incidência em pacientes negros quando comprado aos brancos, atingindo uma prevalência de 59% em homens negros. Os homens negros também apresentam maiores taxas de complicações da hipertensão, incluindo a morte, causada por pressão arterial descontrolada. As taxas de mortalidade associadas à hipertensão em homens negros são mais de 2,5 vezes maiores do que em homens brancos (50,1 por 100.000 vs 19,1 por 100,000) e quase 1,5 vezes maior do que em mulheres negras (50,1 por 100.000 vs 35,6 por 100.000).

O artigo também traz importantes medidas implementadas em alguns estudos que mostraram benefício na melhor detecção e no controle da pressão arterial em negros, sobretudo nos homens, incluindo detecção da doença em barbearias, envolvimento de farmacêuticos capacitados e equipe multiprofissional no auxílio ao tratamento destes pacientes. Estratégias para melhorar esta situação devem envolver a sociedade, as universidades, as entidades médicas e o governo num trabalho conjunto de conscientização da importância de diagnosticar e tratar a hipertensão, sobretudo na população negra. Por isso, a Campanha do dia Mundial da Hipertensão da SBH deste ano traz o tema Meça sua pressão arterial, controle-a e viva mais, com o foco principal na população negra. Visite o site da SBH para maiores informações.

* Sulaica EM, Wollen JT, Kotter J, Macaulay TE. A Review of Hypertension Management in Black Male Patients. Mayo Clin Proc. 2020 Sep;95(9):1955-1963.

Lázaro Ramos, Jairzinho, Luciana Mello e Fofão são padrinhos de campanha de alerta da SBH

Em consonância com a Liga Mundial de Hipertensão (World Hypertension League), a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) destaca o mês mundial de hipertensão (outubro), participando ativamente da campanha Meça sua pressão arterial, controle-a, viva mais.

A SBH evidencia a necessidade de cuidados redobrados entre os cidadãos negros, pois a doença é reconhecidamente mais prevalente nesta parcela população. A carta de divulgação oficial da campanha mundial pode ser acessada por meio do link https://bit.ly/2ERRHF6; e traz alerta sobre a relevância do diagnóstico e controle da hipertensão arterial, os quais podem salvar vidas.

Como a pandemia da Covid-19 ainda impõe medidas de distanciamento social, a Sociedade Brasileira de Hipertensão promoverá ações virtuais para incentivar o zelo com a pressão arterial. Famosos do mundo da teledramaturgia, da música e dos esportes já abraçaram a iniciativa. São padrinhos oficiais da campanha no País o ator Lázaro Ramos, os irmãos e cantores Jairzinho e Luciana Mello e a campeã mundial e olímpica de vôlei Márcia Fofão. Em vídeos e depoimentos disponíveis no site e redes sociais da SBH, eles conclamam fãs, torcida, enfim, a todos, a investir na prevenção.

No portal www.sbh.org.br há ainda conteúdos completos e atualizados para cuidados adequados à pressão arterial.

Incidência maior entre os negros

A HA vem aumentando ano a ano, sendo que já atinge um terço da população acima de 18 anos, segundo o Ministério da Saúde (mais de 70 milhões de pessoas), além de ser responsável por desencadear até 80% dos casos de derrame cerebral e 60% dos casos de ataque cardíaco registrados no País.

Entre os negros, os números são mais alarmantes: dados americanos mostram prevalência de hipertensão em 40% entre afrodescendentes. No Brasil, os estudos epidemiológicos revelam que a população negra tem 1,5 vezes mais prevalência que os brancos. Além disso, a pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, apresenta diagnóstico médico maior entre mulheres negras (27,4%) do que entre homens negros (22,2%). Isso ocorre por fatores genéticos e ambientais, entre eles maior prevalência de obesidade e maior sensibilidade dessa parcela da população ao excesso de consumo de sódio.

Histórico familiar, sedentarismo, abuso do consumo de álcool, rotina estressante, excesso de peso e, principalmente, consumo excessivo de sal, são alguns dos motivos que causam a doença, que se não tratada pode resultar em derrame cerebral, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, infarto e até demência.

“Para evitar a hipertensão, medidas simples do dia a dia podem ajudar: praticar atividade física com regularidade, diminuir a ingestão do sal, evitar o excesso de peso, manter uma dieta balanceada, realizar exames de rotina, abandonar o cigarro,” pondera a enfermeira Grazia Guerra e o dr. Luiz Bortolotto, coordenadores da campanha. “No caso dessa doença, a prevenção é sempre o melhor remédio”, arremata Dra. Frida Plavnik, presidente da SBH.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto