Logo
Imprimir esta página

Você entende o que o médico fala?

Que a letra de médico é difícil de entender é verdade, mas e o que eles dizem? Será que a comunicação tem sido eficiente?

Palavras difíceis e nomes totalmente desconhecidos para leigos, a comunicação entre médico e paciente nem sempre é fácil. Às vezes podem ser as notícias que não são muito boas ou as informações que podem ser complexas demais, não importa. Os médicos e especialistas da área da saúde precisam ter o cuidado e preocupação na hora de falar com os pacientes.

A comunicação não é um ponto muito forte quando se trata da área de biológicas. Mas deveria ser assim? Claro que não! Por isso, os futuros médicos devem estar preparados para falar com seus pacientes, e o Jaleko, maior plataforma de streaming com conteúdos voltados aos estudantes de medicina, propõe o aprendizado e a reflexão. E o que os estudantes precisam aprender exatamente?

Após fazer o exercício da escuta, com a anamnese, e o diagnóstico, é a hora de passar ao paciente tudo o que envolve seu estado de saúde. Mas e agora? Será que aquela pessoa leiga vai entender e, mais do que isso, confiar? O doutor Guilherme Pompeo, médico e professor do Jaleko, fala sobre esse importante passo da medicina.

Comunicação é a arte em que o profissional deve dominar a fim de ser capaz de explicar toda a situação da doença, perspectivas e possibilidades terapêuticas para o seu paciente. O diálogo, o contato pessoal e o saber escutar são essenciais para o atendimento.

São inúmeros os benefícios que o diálogo e uma comunicação eficiente traz ao paciente, médico e, claro, ao tratamento, são eles: melhores diagnósticos, redução dos erros médicos, confiança no tratamento proposto, aumento do vínculo entre médico e paciente, redução de queixas, maior adesão ao tratamento, satisfação e melhor compreensão dos anseios, medos, questionamentos do paciente.

Cabe ao profissional médico estar aberto a falar e a ouvir, transmitir confiança e informações de maneira clara. Quando o paciente não se sente seguro para manter uma conversa, há uma dificuldade imensa na formação do vínculo, o que atrapalha a conduta médica. - Doutor Guilherme Pompeo, médico e professor do Jaleko

Diante de tantos benefícios, os professores do Jaleko ainda indicam que para que isso aconteça, os futuros médicos devem ter escuta ativa, empatia, respeito e se livrar de julgamentos, melhorar a comunicação não verbal (expressões faciais, postura e olhar), evitar linguagens científicas e, sempre que possível, conceder materiais escritos com instruções.

Sobre o doutor: Guilherme Pompeo, professor da plataforma de streaming, Jaleko, se formou em medicina pela UFRJ e se especializou em Cardiologia pelo INC, teve a experiência de ser médico da Brigada Pára-quedista do Exército Brasileiro, atua na Clínica Médica pela UNICAMP e na Emergência do Hospital Pró-Cardíaco.

Sobre o Jaleko: Em 2011, antes de pensar em tempos de isolamento social, os médicos Lucas Cottini e Guilherme Weigert já pensavam a frente de seu tempo. Ainda estudantes, sentiam a necessidade do aprendizado moderno e prático. Diante de tantos problemas encontrados pelos então estudantes em relação à logística, desenvolveram o esboço de uma plataforma que entregasse tudo o que o aluno sentia necessidade em sala de aula. Com o passar do tempo, já como Jaleko, o projeto ganhou força, ampliou a atuação e se fortaleceu no mercado, sempre reafirmado o seu propósito de melhorar a saúde através da educação e tecnologia


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto