Logo
Imprimir esta página

Outubro Rosa: nutricionista indica alimentos “amigos da mama”

No Brasil, quase 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos. A obesidade é um risco importante, seguida pelo sedentarismo, alcoolismo e tabagismo.

De acordo com os dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer, ligado ao Ministério da Saúde - , em 2018 o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. Esse número coloca o câncer de mama na liderança isolada de novos casos diagnosticados em mulheres. Os médicos relacionam o fator genético em poucos casos. Em 90% das mulheres diagnosticadas com câncer de mana não há nenhuma alteração genética, os casos hereditários são menos de 10%.

A grande maioria dos casos tem relação com o estilo de vida. A obesidade é um risco importante, seguida pelo sedentarismo, alcoolismo e tabagismo. Por isso, cuidar da alimentação e ter hábitos saudáveis são atitudes muito importantes para preservar o organismo e prevenir a incidência do câncer de mama.

Para ajudar as mulheres a se cuidarem, a nutricionista Angela Federau indica alguns alimentos que podem ser considerados “amigos da mama”:

Frutas vermelhas contém antocianinas que retardam o crescimento de células malignas.

Romã contém ácido elágico, um antioxidante que ajuda a inibir a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas.

Melancia, Morango e Tomate são frutas ricas em licopeno que protege as células do nosso organismo contra os radicais livres, além de ser também responsável por estimular o sistema imunológico.

Uva, rica em flavonoides que podem retardar o crescimento de células malignas no organismo.

Cenoura é rica em carotenóides, que atuam no combate aos radicais livres. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.

Brócolis contém sulforafano, molécula capaz de aumentar o número de enzimas protetoras presentes no tecido mamário.

Soja (não transgênica) é rica em fitoestrógenos que atuam como protetores contra o câncer de mama.

Ervas e especiarias como pimenta preta, curry, salsa, manjericão, orégano e açafrão são ricos em antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória auxiliando na prevenção do câncer de mama.

Chá-verde contém antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir o câncer.

Linhaça é fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama.

Azeite de oliva, abacate e castanhas são gorduras boas com propriedades anticancerígenas.

Evitar a acidose metabólica ajuda a não criar um ambiente propício ao desenvolvimento do câncer de mama

A acidose metabólica é condição caracterizada pela redução do pH sanguíneo. O consumo excessivo de alimentos com resíduo de digestão ácidos, ao invés de alcalinizadores leva ao desequilíbrio ácido-básico, gera inúmeros danos ao organismo. Estudos revelam que essa condição acontece de forma crônica e prolongada, acarretando desequilíbrios metabólicos e o aumento do risco de doenças

Um estudo publicado no International Journal of Cancer analisou os efeitos do potencial acidificante da dieta sobre o risco de câncer de mama. O estudo, incluiu 43.570 mulheres, mostrou que o risco de câncer de mama invasivo foi 21 vezes maior nas participantes consumindo uma dieta com perfil acidificante, em comparação com as participantes que possuíam uma alimentação mais alcalinizante.

No câncer de mama, associado ao receptor de estrógeno negativo, o risco de desenvolver a doença nas mulheres com alimentação acidificante foi ainda maior: 67 vezes. Os autores concluíram que o consumo de dietas acidificantes pode ser um fator de risco para câncer de mama, enquanto dietas com perfil alcalinizante podem atuar na redução do risco da doença.

Angela Federau, criou uma metodologia nutricional que visa a alcalinização em seus tratamentos nutricionais. “O ambiente mais propício para o câncer é ácido. Sendo assim, nosso objetivo com essa metodologia é não criar esse ambiente para o desenvolvimento dessa doença”, explica a nutricionista.

Sobre Angela Federau

Angela Federau é nutricionista clínica (CRN-8: 5047), pós-graduada em fitoterapia aplicada à nutrição, especializada em nutrição funcional, pediátrica e escolar. Atua como professora de nutripediatria na pós-graduação de medicina da Faculdade Inspirar, participa como convidada de pesquisas científicas e genéticas da UFPR como o mapeamento e estudo genético da comunidade Menonita e é revisora de artigos científicos e textos para sites médicos. É palestrante, escritora de livros, artigos e colunas em jornais e revistas. Nutricionista responsável pela APSAM - Associação Paranaense Superando a Mielomeningocele. Além disso, a nutricionista é empresária do segmento alimentício e atua como parceira da Polícia Militar do Paraná e de clínicas de fertilidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto